Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PERFIL DA SECRETÁRIA

PERFIL DA SECRETÁRIA

Eliana Leite de Souza é a 1ª Secretária da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), eleita para o triênio 2010/2013. É cantora gospel e professora. Ocupa a cadeira 49 (Ana, a mãe abnegada). É membro regular e ativo da Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA). É presidente do Coral “Louvor & Mensagem”, onde canta com voz de 1º soprano.




HISTÓRICO ESCOLAR E FUNCIONAL:

Ela nasceu em Campo Grande/MS, no dia 07 de setembro de 1959. Passou sua infãncia na cidade de Guia Lopes da Laguna, onde cursou as séries iniciais na então Escola Evangélica Manoel de Mello. E, as séries finais na EE. Professora Salomé de Mello Rocha. Em 1977, concluiu o Magistério na EE. Cel. Pedro José Rufino, em Jardim/MS.
Iniciou a carreira de professora em Escolas Públicas em Guia Lopes da Laguna. Também lecionou na Escola Maria Montessori, na Educação infantil, em Jardim/MS, onde permaneceu até 1979.
Em 1980 se mudou com a familia para Campo Grande, e  iniciou sua carreira de Professora Alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino, na EM Nelson de Souza Pinheiro. Em 1981 foi transferida para a EM Padre José de Anchieta, onde ministrou aulas de Geografia nas séries finais.
Em 1996, concluiu o curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Católica Dom Bosco. Em 1997 foi nomeada Diretora-Adjunta da EM Padre de Anchieta. Em 2002 foi aprovada na 1º certificação ocupacional para dirigentes escolares do municipio de Campo Grande, realizada pela Fundação Antonio Carlos Magalhães, da Bahia. Em 2003 foi nomeada Diretora da EM  Professor Aldo de Queiróz.
Em Outubro de 2003 retornou para a EM Padre José de Anchieta, nomeada na função de Diretora, onde permanceu até março de 2007. A partir daí, foi lotada na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), onde ocupou os seguintes cargos: Supervisora do Programa Escola Aberta/Escola Viva, até abril de 2008. Após, chefiou do núcleo de ações sócio-educativas, onde foi responsável pelo programa “OAB vai a Escola” e “Saúde vai a Escola”, até junho de 2009, quando assume como técnica de Gestão escolar, na Superentendência de Gestão e normas da SEMED, atuando na Divisão de Gestão da Educação Básica (DIGEB).
Em 2008 conclui a Especialização em “Politicas Públicas e Gestão Educacional” num contexto intercultural pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
 

HISTÓRICO ECLESIÁSTICO:

Atualmente, é Presidente do coral “Louvor & Mensagem" da Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA) nesta Capital, onde já ocupou os seguintes cargos: Presidente da União de Mocidade Presbiteriana (UMP). Secretária Executiva da Federação de Mocidades do Presbitério do Pantanal (por quatro anos). Secretária Presbiterial do Trabalho com os Adolescentes (UPA), por dois anos. Superintendente da Escola Bíblica Dominical. Secretária da EBD (por 8 anos). Membro do Coral “Louvor e Mensagem” desde 1982, cantando na voz de 1º soprano.




Cadeira 49 = Ana, a mãe abnegada

Ana era a mãe do profeta Samuel. Seu nome em hebraico significa “Favor”. E, em aramaico “Graciosidade”. Ela vivia com Elcana, seu marido levita, juntamente com a outra esposa dele, Penina, na cidade de Ramataim-Zofim, na região montanhosa de Efraim.
Apesar de sua longa esterilidade, que contrastava com Penina, que era bastante fértil e deu a luz a vários filhos de Elcana, Ana era a esposa predileta. Penina zombava dela por causa de sua esterilidade. Principalmente, quando Elcana levava seus filhos e suas esposas para a visita anual que fazia ao Tabernáculo, em Siló (1º Samuel 1.1-8).
Numa das visitas a Siló, Ana fez um voto a Deus de que, caso ela tivesse um filho, ela o entregaria para o serviço do Senhor, no Tabernáculo. Observando os lábios dela se moverem, enquanto ela orava baixinho, o sumo sacerdote Eli suspeitou de que ela tivesse tomado vinho, a ponto de estar embriagada. Mas, ao interpelá-la e ficar sabendo do fervoroso desejo dela, Eli juntou-se a ela na oração, solicitando que Deus concedesse aquele desejo. Não demorou muito, e ela ficou grávida.
Após dar à luz um menino, a quem chamou de Samuel, Ana só foi novamente a Siló três anos depois, quando ele foi desmamado. Daí, ela o apresentou a Deus, conforme prometera, levando uma oferta que consistia em três bezerros, uma efa de farinha e um odre de vinho (1º Samuel 1.9-28).
Depois disso, todos os anos, Ana ia a Siló e levava uma túnica para seu filho. Numa dessas visitas, Ana e Elcana foram abençoados por Deus, através do profeta Eli. Assim, ela engravidou novamente, de modo que ela teve mais três filhos e duas filhas (1º Samuel 2.18-21).
Ana era uma mulher de oração, e temente a Deus. Era humilde e tudo o que desejava era agradar ao seu marido. Todos os anos, ela o acompanhava para oferecer holocaustos no Tabernáculo. Ela mesma fez um grande sacrifício, ao abrir mão de seu filho Samuel, para cumprir o voto que fizera ao Senhor. Assim, demonstrava a sua fidelidade e a sua gratidão a Deus. Ela demonstrava a sua afeição materna, ao visitar o filho todos os anos, e ao levar-lhe sempre uma túnica nova. Enfim, Ana, a mãe do profeta Samuel, era uma mulher virtuosa.
Além dessa Ana, a mãe do profeta Samuel e esposa de Elcana, a Bíblia Sagrada faz ainda referência à outra Ana. Essa outra Ana era uma profetisa, filha de Fanuel e descendente da tribo de Aser. Ela é mencionada no Novo Testamento, e na língua grega o seu nome era “Hannah”.
“Hannah”, a profetisa, tornou-se viúva logo após completar sete anos de casamento. Na ocasião em que o menino Jesus Cristo foi apresentando no Templo, ela estava com 84 anos de idade.
Ela prestava serviços no Templo em tempo integral. Por isso, teve o privilégio de conhecer o menino Jesus e de dar testemunho sobre Ele. “Hannah” era uma mulher muito dedicada ao serviço eclesiástico. Ela orava e jejuava constantemente. E, por muitas vezes, ela prestou o seu depoimento pessoal sobre a grande libertação que seria operada pelo Messias, Jesus Cristo (Lucas 2.26-28).


Assim como Ana (a mãe do profeta Samuel) era uma mulher abnegada, Eliana Leite de Souza é uma secretária muitíssimo dedicada. Ela não mede esforços para fazer o seu trabalho com denodo e manter a Secretaria da AELA/MS com toda a sua documentação em dia. Esse é o perfil da 1ª Secretária da AELA/MS.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Detalhes da 1ª solenidade de posse da AELMS - 12/02/2011

O acadêmico-pastor Adoniram Judson (vice-presidente da AELA/MS) falando sobre a importância dessa Academia na pregação do Evangelho de Cristo.



Trio da Equipe de Louvor da IPBA se apresentando na abertura do evento.



Dupla de artistas da IPBA apresentando seu número musical.




O acadêmico Reginaldo Alves de Araújo (presidente da ASL e da ANE/MS) discorrendo sobre a criação da Academia Evangélica de Letras e Artes de MS - (AELA/MS).


O acadêmico-presidente (Dr. Venâncio) discursando sobre a criação e os objetivos da AELA/MS, após ter declamado  a poesia de sua autoria: “A AELA NASCEU GRANDE!”.


O acadêmico Ciro Gama cantando a música “Passaporte para o Céu”, de sua autoria.



 Poetisa Nena Sarti declamando uma poesia de seu belo repertório.



 A escritora Delasnieve Daspet discursando sobre a AELA/MS, elogiando a dinâmica do evento e a beleza da música “Passaporte para o Céu!”.


Da esquerda, participando do coquetel: José Rocha e seu convidado, Wanderley, Paulo Duarte, Delasnieve, Carlos Trapp, Aparecida e Isaías de Almeida.



Nena Sarti, Samuel Medeiros, Mister Sarti e Reginaldo Araújo.


Nelson Vieira, Vanda Ferreira e José Rocha.


Os acadêmicos: Wanderley Leite, Paulo Duarte e Dr. Venâncio.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Apresentações musicais e artísticas no Culto de Ação de Graças e Posse Solene na AELA/MS, em 1°/julho/2011, na IPBA

Apresentações musicais e artísticas no Culto de Ação de Graças e Posse Solene na AELA/MS, em 1°/julho/2011, na IPBA:



O grupo musical “Levando a Luz” fazendo a sua apresentação no evento.

O “Coral Louvor & Mensagem” apresentou vários hinos de louvor a Deus.


 
Leopoldo Machado (sentado, à frente do Coral) tocando a música do Hino Oficial da AELA/MS, cuja composição é de sua autoria.


O “Coral Louvor & Mensagem” cantando o Hino Oficial da AELA/MS.



O acadêmico-pastor Adoniram Judson de Paula elevando a Deus uma oração de agradecimento pelo sucesso do evento.

O acadêmico Reginaldo Araújo (Presidente da ASL e da ANE/MS) convidando as autoridades para a formação da Mesa Diretiva.

O Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) fazendo referências ao Hino Oficial da AELA/MS (A AELA NASCEU GRANDE), cuja letra é de sua lavra.


 A acadêmica Vicentina Xavier apresentando seu discurso de posse.

O acadêmico José Rocha também apresentando seu discurso de posse.

A poetisa Aparecida Marques declamando uma poesia de seu repertório.

A poetisa Nena Sarti também apresentando uma poesia de sua lavra.

O cantor José Bernardes apresentando uma das canções do seu último CD.

O Dr. Venâncio discursando para a platéia, após declamar a poesia “Dia 1º de Julho”, que se refere à data do evento.
Já empossados, os novos acadêmicos atentos às palavras do Orador.




O acadêmico Reginaldo Alves de Araújo (Presidente da ASL e da ANE/MS) dirigindo suas palavras finais aos novos acadêmicos.