Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

AELA/MS NO 13º FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO

A Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso dos Sul (AELA/MS) participou do 13º Festival de Inverno de Bonito/MS, no período de 25 a 29 de julho de 2012, apresentando ao público bonitense os seus cantores, músicos, escritores, poetas, artesãos, artistas plásticos, declamadores e distribuindo livros e literaturas diversas. A AELA/MS é afiliada ao Fórum Estadual de Cultura do Estado (FESC/MS), que participa dos eventos culturais no interior deste Estado, sob o patrocínio da Fundação Estadual de Cultura.

Uma inovação introduzida neste ano de 2012, pelo Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) foi uma gincana realizada durante as manifestações culturais que ocorriam diariamente, das 18 à 21h, em frente ao “stand” do FESC/MS. Tal gincana consistia em perguntas lançadas ao público, pelo Dr. Venâncio, sobre um personagem ou assunto da Bíblia. A pessoa que respondia acertadamente a uma dessas perguntas era premiada com um livro escrito pelo próprio Dr. Venâncio (ou por outro acadêmico da AELA/MS ou de outra Academia) ou uma revista cultural. Essa gincana foi realizada durante os cinco dias do Festival. Em razão dela foram distribuídos 30 livros, 60 revistas e 240 literaturas da Cultura Gospel (GOSPEL LINE). Essas 240 literaturas compunham-se de quatro textos, magistralmente elaborados pelo acadêmico-pastor Adoniram Judson de Paula (vice-presidente da AELA/MS). A ideia foi aprovada por todos. E foi também posta em prática pela ativista cultural Romilda Pizzani (que distribuiu o “Estatuto da Igualdade Racial”) e pela presidenta Nena Sarti (que distribuiu CDs e literatura infantil) usando esse mesmo sistema de premiação. Doravante, essa técnica de envolver a participação do público externo através de sabatina será uma “nova marca” do FESC/MS.

Os outros membros da comitiva do FESC/MS também tiveram participação ativa nessas atividades. Neste ano, dos 14 membros do FESC/MS presentes no Festival, seis eram evangélicos e representavam a Cultura Gospel. Eram eles: Dr. Venâncio (Escritor, Poeta, Presidente da AELA/MS), Eliana Leite de Souza (Cantora, presidenta do Coral Louvor & Mensagem), Izair Romeiro Ribeiro (artesã, artista plástica, representante da ALB/CG/MS), Sebastião Gomes (Cantor Gospel e candidato à AELA/MS), Santo Sarti (coordenador de eventos e assessor direto da Presidente do FESC/MS) e Maria Helena Sarti (Escritora, Ativista Cultural e Presidente da ALB/MS e do FESC/MS). Os outros oito membros (representantes de Cultura secular) eram: Ana Cabral (Cantora); Carlos Luz (Música); Cigana Duarte e Bruno Marrhin (Cultura Cigana); Romilda Pizzani e Daysi Pinheiro (Cultura-Afro); Rosália e Benedita (Artes Visuais).

Como sempre acontece desde que foi fundada em 2010, a AELA/MS sempre busca realizar o seu trabalho em prol da divulgação da Cultura Gospel ou Evangélica, e sempre conta com aliados do nível do FESC/MS e do patrocínio do Governo do Estado de MS, através da Fundação Estadual de Cultura. Vejam as fotos do evento:
A entrada do Pavilhão do 13º Festival de Inverno de Bonito/MS.
O professor Américo Calheiros (Presidente da FC/MS, que visitou o "stand" do FESC/MS), o doutor Venâncio (Presidente da AELA/MS) e a acadêmica Izair Ribeiro (da AELA/MS).
O professor Américo ao lado de Nena Sarti (presidenta do FESC/MS), tendo ao fundo a Cigana Duarte e o "stand" do FESC/MS.
Parte da literatura que foi distribuída durante os cinco dias do Festival.
A acadêmica Eliana Leite (1ª Secretária da AELA/MS e Presidenta do Coral Louvor & Mensagem) preparando  a programação diária do FESC/MS, entre o "BANNER" e a Bandeira da AELA/MS.
Membros do FESC/MS, tendo ao fundo a Bandeira da AELA/MS.
Membros da Comitva do FESC/MS no interior do respectivo "stand".
Cigana Duarte e Bruno Marrhin, tendo ao fundo Daisy Pinheiro (em pé).
O cantor Sebastião Gomes, tendo ao lado o "BANNER" e a Bandeira da AELA/MS, sob a qual está assentada a artista Daisy Pinheiro.
Izair Ribeiro, Eliana Leite e Cigana Duarte assistindo ao show de outros artistas.
A cantora Ana Cabral apresentando o seu show musical.
O vocalista
do grupo musical "Conexão Fronteira" apresentando o seu show de "HAP".
O Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) lançando a gincana, com perguntas ao público, cuja resposta certa valeria (como brinde) um livro ou um revista literária sul-mato-grossense.
Uma cantora mirim apresentando uma bela música, acompanhada ao violão por um parceiro musical.
O Dr. Venâncio entregando o "Estatuto da Igualdade Racial" para
uma ganhadora, que respondeu corretamente à pergunta feita pela ativista Romilda Pizzani, representante da Cultura-Afro.
O seresteiro Ricardo Maciel cantando para o público presente.
O público participando das manifestações culturais do FESC/MS.
O público que se postava em frente ao "stand" do FESC/MS, sempre que iniciavam as apresentações musicais e dança folclórica.
Nena Sarti (Presidenta do FESC/MS) e o Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS). Ela dirigindo perguntas ao público jovem, para premiar com CDs e literatura infantil os ganhadores.
Um momento romântico: Nena Sarti dançando com o seu marido Santo Sarti, ao som dum bolero cantado por Ricardo Maciel.
No final do evento, após declamar a poesia intitulada "13º Festival de Bonito" (de sua lavra), o Dr. Venâncio premiou mais uma das pessoas presentes com uma revista cultural. Abaixo, a letra da poesia:

"13º FESTIVAL DE BONITO"
-I-
O Festival de Inverno

De Bonito deste ano

É um espetáculo à parte

Que está em primeiro plano.
-II-
A Cultura é demonstrada
De uma forma muito pura
Premiando todas as artes
Da Música à Literatura.
-III-
Nesse mundo cultural
O FESC faz sua parte
Pois cada artista divulga
Sua obra e sua arte.
-IV-
E a Academia Evangélica
De Letras e Artes do Estado
Divulga a Cultura Gospel
Conforme tem demonstrado.
-V-
Parabéns ao nosso FESC
E à AELA também
Porque quando atuam juntas
Fazem um trabalho do bem!
Dr. Venâncio Josiel dos Santos - Presidente da AELA/MS.