Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ATIVIDADES DA AELA/MS - JANEIRO/2016:

01-Em 20/JANEIRO/2016, às 9h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), à Av. Mato Grosso nº 4.700, nesta Capital, o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) foi empossado para mais um mandato como Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS - (CDCA/OAB/MS).
Este é o segundo mandato que o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) cumprirá como Presidente da CDCA/OAB/MS, vez que ele já ocupava tal cargo na gestão anterior, cujo presidente da OAB/MS era o Dr. Júlio César Rodrigues. Agora, com a eleição e posse do novo presidente da OAB/MS (Dr. Elias Mansour Karmouche), o Dr. Venâncio foi reeleito para o segundo mandato. O primeiro foi de 2013/2015. Agora será de 2016/2018.
02-Em 25/JANEIRO/2016 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou da Solenidade de Posse da nova Diretoria Executiva e dos Conselheiros Federais, Estaduais e Municipais da OAB/MS, através de seu Presidente (Dr. Venâncio, que também é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS). O local do evento foi o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado no Parque dos Poderes, Campo Grande/MS.
03-Em 30/JANEIRO/2016 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) concedeu (através de seu Presidente) uma entrevista para a “Rádio Tribuna do Pantanal”, onde o assunto abordado foi “A Família e a Diversidade Sexual”. Durante a entrevista (concedida ao vivo) o Dr. Venâncio falou sobre o posicionamento a AELA/MS sobre o assunto, bem como os trabalhos jurídicos que já realizou através da OAB/MS, aonde é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/OAB/MS)..
Esclareceu quanto ao posicionamento da Bíblia Sagrada sobre o tema, bem como interpretou textos da Constituição Federal (CF); do Código Penal (CP); do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); do Código Civil (CC) e de outras legislações que tratam da verdadeira cidadania, não fazendo acepção de pessoas quanto ao gênero ou opção sexual, porém enfatizando que o casamento normal, instituído por DEUS, só pode ocorrer entre pessoas de sexos opostos, ou seja: homem e mulher. Daí, o grande valor da FAMÍLIA como “CÉLULA-MATER” da sociedade.
04-Em 31/JANEIRO/2016 o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Dr. Venâncio) foi convidado para ministrar uma palestra/sermão na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Setor 10 – Ministério Missões, localizada na Avenida Ministro José Linhares, Bairro de Santo Amaro, Campo Grande/MS, aonde ministrou a palestra intitulada: “Família, Projeto de Deus”, que teve como base nos textos de Gênesis 1.27, 28; 2.18, 21-24 da Bíblia Sagrada, além de alguns artigos da Constituição Federal (CF), do Código Civil (CC), do Código de Processo Penal (CPC), e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vejam algumas fotos dos eventos:
Dr. Venâncio (e outros presidentes de Comissões) prestando o Juramento Solene, em 20/01/2016.

Dr. Venâncio assinando o Termo de Posse, na presença do Presidente da OAB/MS e de outros convidados.

Dr. Venâncio (Presidente da CDCA) e Dr. Mansour (Presidente da OAB/MS).

Dr. Venâncio e as funcionárias da Secretaria das Comissões da OAB/MS.

Dr. Venâncio no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Solenidade de Posse, em 25/01/2016.

Dr. Venâncio e um colega advogado em Corumbá/MS, contemporâneo da Faculdade de Direito.

A Mesa Diretiva da Solenidade, com a vice-governadora Rose Modesto fazendo o seu discurso.


Dr. Venâncio no estúdio da Rádio Tribuna do Pantanal, em 30/01/2016.

Dr. Venâncio concedendo uma entrevista (ao vivo) sobre "A Bíblia Sagrada e a Diversidade Sexual".

O jornalista Aristides Cordeiro e o Dr. Venâncio, após a entrevista.

Dr. Venâncio fazendo a introdução do seu sermão/palestra, no dia 31/01/2016.

Dr. Venâncio comentando alguns textos da Bíblia  Sagrada, na Igreja  Assembleia de Deus, do Bairro de Santo Amaro, em Campo Grande/MS. 

A plateia da Igreja atenta às palavras do Dr. Venâncio.


Dr. Venâncio comentando alguns artigos da legislação em vigor, que trata da cidadania.


Plateia do lado esquerdo na nave da Igreja.


Visão panorâmica da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Missões, Setor 10. 
 Abaixo, a poesia que o Dr. Venâncio fez para o mês de Janeiro/2016:

JANEIRO DE 2016:
Janeiro de 2016 foi um mês de atividades
Pois a AELA/MS participou de quatro festividades.
E o Presidente da AELA mais uma vez foi eleito
Para presidir a CDCA, uma Comissão de respeito.
Da OAB a CDCA é uma Comissão Permanente
De Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
E na OAB/MS o Dr. Venâncio tem vez
Pois atua nas Comissões desde os idos de 2013.
Elaborou a Cartilha “Educação, Direito e Cidadania”
Com outros Advogados, numa bela parceria.
E agora ele escreveu: ECA! QUE BICHO É ESSE?
Uma Cartilha Pedagógica que desperta muito interesse.
Parabéns a OAB/MS e ao Dr. Venâncio também
Assim como a CDCA pelo Presidente que tem!


Responsável pela postagem: Dr. Venâncio Josiel dos Santos – Presidente da AELA/MS.

RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2015:


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA AELA/MS NO EXERCÍCICO DE 2016:

01-Em 20/JANEIRO/2016 às 9h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), à Av. Mato Grosso nº 4.700, nesta Capital, o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) foi empossado para mais um mandato como Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS - (CDCA/OAB/MS).
Desta forma, estiveram reunidas num só evento as três maiores Academias de Letras do Estado: a ASL; a AML/MS e a AELA/MS. Durante o evento foram empossados: o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva da ALM/MS, que tem como novo presidente o mestre maçom Temístocles e como vice-presidente o poeta Antônio Guimarães Rocha (também membro da ASL).
2-No dia 22/fevereiro/2015 a AELA/MS comemorou quatro anos de atividades públicas e culturais. Fundada em 26/novembro/2010, com o objetivo de produzir “Literatura e Arte para a Glória de DEUS”, a AELA/MS tem finalidade literária, artística e cultural, na Linha Evangélica (Gospel Line). Nesses quatro anos, a AELA/MS participou de 64 eventos culturais, assim distribuídos: 1-Em 2011: 13 eventos; 2-Em 2012: 17 eventos; 3-Em 2013: 13 eventos. 4-Em 2014: 21 eventos. Em 2014, dois dos seus membros foram contemplados com o prêmio “DESTAQUE CULTURAL/2014”. Foram eles: Venâncio Josiel dos Santos e Maria Helena Sarti. Também teve aprovada pela Câmara Municipal de Campo Grande a sua Declaração de Utilidade Pública (Lei Municipal nº 5.499/15). Tal projeto foi de inciativa da então vereadora Rose Modesto.
A primeira atividade público-cultural da AELA/MS ocorreu em 22/02/2011, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA), a qual também se tornou a primeira parceira dessa bela Academia. Em razão do trabalho realizado deste a sua fundação, divulgando e praticando a Cultura Gospel em nosso Estado, além de atuar em parceria com outras academias, associações e entidades culturais, a AELA/MS tem participado da maioria dos eventos culturais realizados em Mato Grosso do Sul. Já se tornou institucional a sua participação nos Festivais: “América do Sul” (em Corumbá/MS) e de “Inverno de Bonito” (em Bonito/MS). Anualmente, realiza anualmente o famoso “FESTIVAL AELA-GOSPEL”. Para 2015 tem a previsão do “Festival Aela-Primaveril”, de sua iniciativa. E já iniciaram os trabalhos no sentido de obter a sua Declaração de Utilidade Pública, a nível estadual.
3-No 09/março/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) iniciou um excelente trabalho de cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através dum ciclo de palestras com o tema “Motivação & Ética no Trabalho”, e subtema “Relacionamento Interpessoal”. O ciclo de palestras iniciou em 09/03 e foi concluído em 27/03/2015. Tais palestras foram ministradas pelo Advogado, Escritor e Palestrante: Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da AELA/MS e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança Adolescente da OAB/MS (CDCA/OAB/MS).
Tal ciclo de palestras foi ministrado na primeira formação para servidores das Escolas da Rede Municipal, os quais têm como atribuição lidar com alunos menores de 18 anos. Em razão disso têm que tratar também com pais, mestres e colegas de trabalho. Para isso necessitavam obter um conhecimento mais profundo sobre a Lei Municipal nº 190, a Lei Federal nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei nº 2.848/40 (Código Penal), além do Regimento Interno das Escolas Municipais onde estão lotados. E o Dr. Venâncio proporcionou tal conhecimento através de suas palestras. Cada palestra teve a duração de duas horas, com “FEED-BACK” ao final de cada uma. Foram doze palestras, totalizando 24 horas de ministração. Os locais escolhidos foram os seguintes:
3.1-Polo: Região do Prosa. EM Hércules Maymone, com duas palestras no dia 09/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com 94 participantes no turno matutino e 73 no vespertino, totalizando 167 presentes.
3.2-Polo: Região do Anhanduizinho I. EM Heitor Castoldi, com duas palestras no dia 12/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com 79 participantes no turno matutino e 74 no vespertino, totalizando 153 presentes.
3.3-Polo: Região do Segredo. EM Arassuay Gomes de Castro, com duas palestras no dia 13/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com a presença de 107 participantes no turno matutino e 69 no vespertino, totalizando 176 presentes.
3.4-Polo: Região do Anhanduizinho II. EM Leire Pimentel, com duas palestras no dia 23/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com a presença de 154 participantes no turno matutino e 103 no vespertino, totalizando 257 presentes.
3.5-Polo: Região do Imbirussu. EM Irmã Zorzi, com duas palestras no dia 25/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com a presença de 94 participantes no turno matutino e 83 no vespertino, totalizando 177 presentes.
3.6-Polo: Região da Lagoa: EM Rafaela Abrão, com duas palestras no dia 27/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com a presença de 127 participantes no turno matutino e 104 no vespertino, totalizando 231 presentes.
Ao final assistiram e participaram dessas palestras 1.161 servidores das Escolas Municipais atendidas pela SEMED, a qual não tem poupado esforços no sentido de aprimorar e profissionalizar cada vez mais os seus servidores. Os segmentos atendidos pelo Palestrante foram: os Auxiliares de Serviços Diversos (ASD) e os Monitores de Alunos. O Dr. Venâncio não poupou esforços no sentido de ensinar, esclarecer e preparar o público alvo para o exercício de suas funções com segurança e eficiência. O Ciclo de Palestras foi organizado pela Superintendência de Gestão, Normas e Relações Comunitárias (SUGENORC), sob a liderança da Divisão de Gestão da Educação Básica (DIGEB), com a participação das técnicas: Eliana Leite de Souza; Maira Regina Gaiotto Ferreira; Rose Mary Pereira Deiró dos Santos; Esly Cunha Pereira Tonan; Wandréa Elaine Santos Borba Portela; Valéria Geraldelli Moreira de Souza; Ana Maria Godoy; Cláudia Santos da Motta; Lucina Abdonor Pedroso da Silva e Mara Tavares Rodrigues. O trabalho foi proveitoso para todos, estreitando assim a parceria já existente entre a SEMED e OAB/MS, e agora com a AELA/MS.
4-Na noite de 14/março/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o lançamento do livro intitulado “Os japoneses no Brasil, mais outras reflexões Mil”, do escritor Antônio Brandão. O evento aconteceu na Associação Campo-Grandense de Professores (ACP). A obra foi patrocinada pelo Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC/MS), e trata-se de um livro de poesias, que narra de forma poética a ligação diplomática existente entre o Brasil e o Japão há vários séculos, e o intercâmbio dos dois povos. A obra é um primor em termos gráficos e literários. Foi publicado pela Life Editora. Contêm 88 páginas e 46 poemas. Nela o autor demonstra todo o seu pendor poético.
A solenidade foi dirigida pelo escritor Reginaldo Alves de Araújo (Presidente da ASL e ANE/MS). E contou com a presença das seguintes autoridades culturais: Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente das AELA/MS); profª Eliana Leite de Souza (1ª Secretária da AELA/MS); poeta Geraldo Ramão Pereira (representante da ASL); poetisa Madalena Mineira (representante dos poetas do Estado); advogada Eliana Leandro Dias (representante da OAB/MS) e Noêmia Araújo (representante das artesãs de MS). Em seu discurso, o Dr. Venâncio enfatizou a importância do FIC/MS e do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS) no sentido de possibilitar o lançamento de novas obras literárias (entre outras modalidades culturais), facilitando assim o ingresso de novos artistas na seara cultural de Mato Grosso do Sul.
5-Na noite de 19/março/215, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o lançamento dos livros intitulados “Pazeando” e “Poemas de Louvor”, da escritora Delasnieve Miranda Daspet de Souza, realizado no “Fran’s Café”, nesta Capital. O evento foi muito concorrido e contou com a presença de várias personalidades culturais e políticas de nosso Estado. Representando a AELA/MS, estiveram presentes o Dr. Venâncio (Presidente) e a profª Eliana Leite (1ª Secretária). A escritora Delasnieve Daspet é a atual presidente do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS), do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS) e da Associação Internacional de Poetas (AIP). Já publicou mais de dez livros e é uma advogada militante em Mato Grosso do Sul.
Foram registradas as presenças da profª Ângela Facchini; da promotora de justiça Ariadne; do poeta Reginaldo Albuquerque; do escritor maçônico Nelson Vieira; do editor Walter Jerônimo e Motta Júnior; da dançarina Negarij Negarijij e o seu grupo; além de muitos outros artistas renomados. Em seu discurso, o Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) fez a leitura dum pequeno trecho do livro “Poemas de Louvor”, declamou a poesia intitulada “Pazeando & Poemas de Louvor” (de sua lavra) e enalteceu a obra que a autora tem realizado nem prol do crescimento da Cultura Sul-Mato-Grossense.
6-Na noite de 30/março/2015, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o lançamento do livro intitulado “Alinhavando Histórias”, na Igreja Evangélica de Campo Grande (IECG). Representaram a AELA/MS os acadêmicos: Dr. Venâncio, Eliana Leite e Nena Sarti. Esta é membro regular e ativo da IECG e foi a coordenadora do evento. Também foi a organizadora na elaboração do livro, que foi escrito por membros da Melhor Idade Ativa (MIA), composta por anciãos dessa Igreja.
A acadêmica Nena Sarti é muito prestigiada na Igreja da qual é membro, em razão do seu brilhante trabalho como educadora, escritora, poetisa e membro de Academias de grande porte em nosso Estado. Além de membro da AELA/MS, ela é a atual presidente da Academia de Letras do Brasil - Seccional MS (ALB/MS) e Secretária Geral do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS). Já publicou vários livros e tem realizado grandes eventos culturais no Instituto Batista de Educação Erilásio Nogueira (IBEEN), da qual é professora.
A IECG é dirigida pelo apóstolo Edmilson Oliveira, que não tem poupado esforços no sentido de pregar o Evangelho de Cristo e divulgar a Cultura Gospel em nosso Estado. Também é autor de vários livros, e dirigiu com maestria a noite de autógrafos. Além de várias autoridades eclesiásticas, foram registradas as presenças dos presidentes de duas das maiores Academias do Estado: Dr. Venâncio (Presidente AELA/MS) e professor Reginaldo Araújo (Presidente da ASL).
7-Na noite de 11/abril/2015, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA), a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aela/MS) promoveu o “4º Festival Aela-Gospel”. Fez a abertura do evento, com uma oração intercessória, o pastor Clemente Arcanjo (da IPBA). Após, o Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) iniciou o show cultural com uma poesia de sua lavra, intitulada “4º Festival Aela-Gospel”. Em seguida apresentaram-se os seguintes grupos e artistas: 01-Um Perfeito Louvor-(Dança Gospel). 02-Nena Sarti-(Reflexão poética). 03-José Bernardes- (Música). 04-Coral Louvor & Mensagem-(Música). 05-Ângela Dutra & Pedro Henrich-(Música). 06-Nelly Monteiro-(Música). 07-Neli Gomes-(Música). 08-Ciro Gama-(Música). 09-Sebastião Gomes-(Música). 10-Flávia Lopes-(Música e Poesia). 11-Emília Tominaga-(Poesia). 11-Nivaldo Simplício-(Música). Foi responsável pela apresentação e direção do evento: o Dr. Venâncio Josiel dos Santos. Pela coordenação: a profª Eliana Leite de Souza (1ª Secretária da AELA/MS). Pelo serviço de som, o diácono da IPBA: Edson Gonçalves. E pela assessoria de coordenação: Aureliano Morel de Vasconcellos Netto-(membro da IPBA).
Após suas apresentações, receberam uma “Moção de Agradecimento” pela participação no show, os grupos e artistas: 01-Um Perfeito Louvor; 02-Nena Sarti; 03-José Bernardes; 04-Coral Louvor & Mensagem; 05-Eliana Leite de Souza; 06-Ciro Gama; 07-Sebastião Gomes; 08-Flávia Lopes; 09-Emília Tominaga. Receberam um Diploma de “Parceiro da Aela”, por participarem pela primeira vez, dum Festival Aela-Gospel: 01-Pr. Clemente Arcanjo; 02-Ângela Dutra & Pedro Henrich; 03-Nelly Monteiro Morais Moreira; 04-Neli Gomes da Silva; 05-Nivaldo Simplício; 06-Diácono Edson Gonçalves; 07-Aureliano Morel de Vasconcellos Netto; 08-Pr. Adoniram Judson de Paula e o Conselho da IPBA (estes por terem cedido o Templo da IPBA para a realização do evento). Ao final, o Dr. Venâncio agradeceu a presença de todos e informou que no segundo semestre de 2015 a AELA/MS promoverá o “1º Festival Aela-Primaveril”.
8-No dia 18/maio/2015, o Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA) foi homenageado pela Secretaria Municipal de Educação (através da SUGENORC) com uma placa de “Honra ao Mérito”, pelos relevantes serviços prestados à SEMED. E, em especial, pelas doze palestras ministradas durante o Curso de Capacitação para funcionários da Rede Municipal de Ensino (REME), no mês de março/2015.

O prêmio foi-lhe entregue pela superintendente Fabiana. Coincidentemente, o homenageado completou nessa mesma data 62 anos de idade, e a ocasião foi aproveitada para a comemoração de seu natalício, juntamente com três funcionários da SUGENORC, que aniversariaram no mesmo dia. Foi servido um bolo aos aniversariantes, e todos participaram de um lauto coquetel comemorativo.

Dentre os vários trabalhos que o Dr. Venâncio realizou para a SEMED está a elaboração da cartilha pedagógica intitulada: “ECA! QUE BICHO É ESSE?”. Ele já vem atuando em prol da SEMED (ministrando palestras de cunho social, pedagógico e jurídico) desde o ano de 2007, quando foi celebrada uma parceria entre a OAB/MS e a SEMED. Na ocasião foi fundada a Comissão “OAB/MS VAI A ESCOLA” (COVESC), composta por advogados-palestrantes, especialistas em várias áreas do Direito. Nesse período, ele participou da elaboração da cartilha pedagógica intitulada: “Educação, Direito e Cidadania”.

Em razão de ter-se destacado como palestrante, ele ocupou os cargos de Secretário Geral e de Vice-Presidente da COVESC. Em 2013 foi eleito Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/OAB/MS), cargo que ainda ocupa e que, em função dele, elaborou a Cartilha mencionada (com a assessoria de um grupo de gestoras da SEMED) e continua ministrando palestras que envolvem legislações como: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Código Penal (CP), a Constituição Federal (CF) e a Lei Municipal nº 190 (Regime Jurídico dos Servidores do Município de Campo Grande/MS).

9-Na noite de 27/maio/2015, no auditório da Escola Superior da Advocacia, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (ESA/OAB/MS) foi ministrada a palestra intitulada “Jornalismo, Direito e Cidadania”, pelo Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA).

O tema enfocou as prerrogativas dos repórteres e dos jornalistas frente aos direitos dos cidadãos menores de 18 anos, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Federal nº 8.069/90), do Código Penal e da Constituição Federal. O “workshop” durou dois dias (26 e 27/05/2015), com 110 jornalistas e acadêmicos de Jornalismo participando do evento, que teve vários palestrantes (entre eles o Dr. Venâncio), com diversos temas sociais e jurídicos, todos de interesse do público alvo.
10-Na tarde de 09/junho/2015 a OAB/MS foi muito bem representada por dois advogados: Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA) e Dr. Joatan Loureiro da Silva, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS (CDH), na Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, para tratar do apoio (ou não) à aprovação da PEC nº 171, que trata da “maioridade penal a partir dos 16 anos de idade”.
A audiência foi presidida pelo deputado estadual Pedro Kemps e secretariada pela vereadora Luíza Ribeiro. Fizeram parte da Mesa Diretiva várias autoridades civis, entre elas: o deputado Pedro Kemps; os vereadores Mário César, Paulo Pedra, Luíza Ribeiro e Thaís Helena. Os advogados Venâncio Josiel dos Santos e Joatan Loureiro da Silva, além de outras.

Após as locuções dos alguns membros da Mesa Diretiva e de manifestações de vários líderes (que se encontravam na plateia) de entidades representativas dos menores de 18 anos, deliberou-se que seriam tomadas (imediatamente) as seguintes providências: 1-A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Campo Grande/MS enviariam ofícios aos oito deputados federais e aos três senadores que representam o Estado de Mato Grosso do Sul, em Brasília/DF, informando sobre a decisão de não apoiarem a aprovação da PEC 171. 2-Serão convidados deputados e vereadores de vários partidos existentes no Estado, para aderirem ao movimento contrário à aprovação da maioridade penal a partir dos 16 anos.

Dessa forma, a AELA/MS e a CDCA/OAB/MS estiveram irmanadas e a bem representadas pelo seu Presidente, fazendo eco aos apelos da sociedade civil, frente a mais uma reinvindicação de utilidade pública e social.

11-No dia 19/junho/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) esteve participando ativamente do evento intitulado: “Encontro Estadual – Trabalho Infantil: Enfrentar para Erradicar”, realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho de Mato Grosso do Sul (SEDHAST/MS), no auditório do Grande Park Hotel, das 10.30 às 12h, com uma palestra intitulada “O TRABALHO INFANTIL NO BRASIL”, ministrada pelo Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da AELA/MS e da CDCA (Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).
 O público-alvo foram os Secretários Municipais e Assessores de Direitos Humanos, Assistência Social e do Trabalho, dos municípios de Mato Grosso do Sul. O teor da palestra foi sobre o “Trabalho Infantil”: 1-Doméstico; 2-Informal; 3-Urbano; 4-Na Agricultura; 5-Familiar; 6-Ilícito. O objetivo foi informar sobre os malefícios desse tipo de exploração trabalhista, além de demonstrar as estratégias que possibilitem a erradicação dessa ilicitude praticada contra as crianças e dos adolescentes no solo brasileiro, e em especial, do Estado de Mato Grosso do Sul.
12-No dia 13/julho/2015 a AELA/MS, a CDCA e a OAB/MS comemoraram conjuntamente os 25 anos de vigência e de aplicação ininterrupta do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): a lei federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Como legislação, o E.CA é o Estatuto mais completo em termos de aplicabilidade, pois veio estabelecer os direitos e os deveres da criança e do adolescente de forma clara e objetiva, além de trazer a punibilidade aos adolescentes em conflito com a lei.
Seus 267 artigos compõem um verdadeiro manual de comportamento para pais, filhos, alunos, professores e cidadãos que se preocupam com a boa formação dos cidadãos-crianças (ou crianças-cidadãos) e cidadãos-adolescentes (ou adolescentes-cidadãos). Assim, foram parabenizados os parlamentares responsáveis pela elaboração dessa belíssima legislação, que veio nortear a relação social, fraternal e jurídica entre os cidadãos maiores e menores de idades. A OAB/MS pelo zelo que tem demonstrado na fiscalização e aplicação desse Estatuto. E, o E.C.A. por mais este natalício!
13-Na tarde de 29/julho/2015, das 15.30 às 17h, o advogado/palestrante Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS e da CDCA/OAB/MS) ministrou a palestra intitulada “Noções Gerais sobre o E.C.A.”, para a primeira turma do Curso de Capacitação da Guarda Municipal de Campo Grande.  O local foi o 1º Auditório da FACOM, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O público alvo foram 217 membros da Guarda Municipal.
Durante a palestra, o Preletor fez uma exposição geral sobre os 267 artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.089, de 13/julho/1990), esclarecendo sobre: 1-O trato com crianças e adolescentes; 2-Como realizar revistas pessoas e vistoria em pertences de menores de idade; 3-Alguns julgados sobre demandas judiciais envolvendo adolescentes e adultos, além de crianças.  4-Relação de servidores públicos com pais, filhos e alunos de escolas públicas e particulares.
Ao final da exposição, houve um período de “FEED-BACK” (perguntas do público e respostas do Preletor), onde a plateia fez oito perguntas, sendo todas respondidas pelo Palestrante. Concluído o trabalho, o Dr. Venâncio foi convidado para retornar ao mesmo local e no mesmo horário, no dia 05/08/2015, para ministrar a mesma palestra para outro grupo de servidores da Guarda Municipal.
14-Na tarde de 05/agosto/2015, o Presidente da AELA e CDCA retornou ao 1º Auditório da FACOM, onde ministrou (das 15.30 às 17h) mais uma vez a palestra intitulada “Noções Gerais sobre o E.C.A.”, desta feita para a segunda turma do Curso de Capacitação da Guarda Municipal de Campo Grande. Desta vez o público alvo foi de 215 pessoas. Ao final da exposição, houve um período de “FEED-BACK” (perguntas do público e respostas do Preletor), onde a plateia fez seis perguntas, sendo todas respondidas pelo Palestrante. Concluído o trabalho, o Dr. Venâncio recebeu dois Certificados de Preletor, concedido pelo Comando Geral da PM/MS.
15-Nos dias 30/julho a 02/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), através do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS), participou do 16º Festival de Inverno de Bonito (FIB/MS). Desta feita a comitiva do FESC/MS foi composta por apenas cinco membros, representando a sociedade civil. Este novo formato deveu-se à contenção de despesas e aos cortes imediatos de gastos na área cultural do Estado. Participaram dessa pequena comitiva os seguintes artistas: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos; 2-Robson de Almeida Simões; 3-Elizete Riella Silveira; 4-Vanesca Duarte; 5-Carlos Luz.
Porém esse novo e reduzido formato não abalou a estrutura da programação do evento. Pelo contrário: as atrações apresentadas foram marcantes e ficaram historicamente registradas. Assim os membros do FESC/MS e do CEC/MS tiverem uma participação efetiva na programação oficial. O Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) teve o seu nome inserido no “Catálogo da Programação Oficial” e ministrou no dia 31/07, no “Galpão Chama de Bonito” uma palestra intitulada “Caminhos Criativos para as Cidades”, para várias autoridades políticas e culturais da localidade e cidades vizinhas. Assim, mais uma vez a AELA/MS esteve participando de um dos maiores eventos culturais que ocorrem anualmente em Mato Grosso do Sul.
16-No dia 08/agosto/2015, após quase um ano de ausência dos palcos das Igrejas EvangélicAs do Estado, o “Coral Canto Grande”, da Primeira Igreja Batista de Campo Grande/MS (PIB/CG/MS) voltou a reunir-se para preparar um novo repertório de músicas sacras, a fim de apresentá-las nas diversas denominações cristãs para as quais for convidado. Além de um novo repertório, o Coral Canto Grande dispõe também de um novo elenco de cantores. Da “velha guarda” permaneceram três membros da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS).
São eles: Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Cleider de Souza Costa (BAIXOS) e Lieth Eugênia de Souza Franciscato (REGENTE). Além desses três acadêmicos, também permaneceram no Coral as cantoras Luíza, Madalena, Sebastiana, Vânia e Enir Franco. O elenco anterior do “Canto Grande” era de 40 cantores. Assim, permaneceram apenas oito membros do elenco anterior. Todos os outros são novos membros. O Coral Canto Grande é composto por quatro vozes: contralto, soprano, tenor e baixo. Seu elenco atual é de 20 cantores.
17-Na noite de 12/agosto/2015, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou da cerimônia de posse de novos acadêmicos na Academia de Letras do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (ALB/MS), realizada no Plenário Edrom Reverdito, da Câmara Municipal da Câmara Municipal de Campo Grande/MS.
Entre os empossados estava a vereadora Juliana Zorzo da Silva, filha de Joaquim da Silva (Presidente do Partido Social Cristão-PSC), através do qual a nova acadêmica foi eleita no último pleito eleitoral. A noite foi abrilhantada pela apresentação dum belíssimo Coral Gospel, liderado pela regente Nelly Morais Moreira, candidata aprovada à posse na AELA/MS, nos próximos dias.
A Mesa Diretiva do evento foi composta pelas seguintes autoridades: Rafael Cigano (Representante da Comunidade Cigana); Joaquim Francisco (Presidente do PSC); Maria Helena Sarti (Presidente de Honra e Fundadora da ALB/MS); Gregório Antunes (Presidente da ALB/MS) e o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS); Presidente-Fundador da Academia de Letras do Brasil – Seccional Campo Grande (ALB/CG) e Presidente do Conselho Fiscal da ALB/MS).
18-Na noite de 15/agosto/2015, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou da cerimônia de posse de novos membros na Academia Cigana de Letras do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (ACLB/MS), realizada no Restaurante La Gytana, na Rua Aníbal Toledo nº 641, nesta Capital.
Na ocasião também foi empossado o novo presidente daquela Academia: Rafael Cigano, em substituição à Walesca Duarte (a cigana Luna), cujo mandato foi concluído este mês. A ACLM/MS é uma entidade-membro regular e ativa do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS), a exemplo da própria AELA/MS, que também faz parte desse Fórum Cultural.
A Mesa Diretiva do evento foi composta pelas seguintes autoridades: Drª Delasnieve Daspet (Presidente do FESC/MS); Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS); Nena Sarti (Presidente de Honra e Fundadora da ALB/MS); Gregório Antunes (Presidente da ALB/MS); Cigana Luna (Presidente da ACLB/MS) e Nelson Vieira Rafael (Representante da Academia Maçônica de Letras do Estado-AML/MS).
19-Na noite de 18/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA/OAB/MS) estiveram participando (através de seu Presidente) da “3ª Audiência Pública sobre Educação Infantil”, na Câmara Municipal de Campo Grande/MS. A Mesa Diretiva foi presidida pela vereadora Luíza Ribeiro e secretariada pelo vereador Paulo Pedra. Também fizeram parte da Mesa de Honra: deputado estadual João Grandão; vereador Alex do PT; Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS e da CDCA/OAB/MS); Drª Ângela Maria Costa (Coordenadora da UFMS); Dr. Fábio Rogério Rombi da Silva (Coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas); profª Daniela Kanits (SEMED); prof. Geraldo Gonçalves (Presidente da ASCP); profª Elenir de Arruda Azevedo Leite (vice-presidente do SENALBA); profª Vera Lúcia Guerra (presidente do Fórum Permanente de Educação Infantil); profª Zaíra Fátima Lopes Chaves (presidente do Conselho Municipal de Educação); e o representante do Dr. Sérgio Harfouche (da 27ª Promotoria da Justiça da Infância e Juventude).
20-Na noite de 19/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA/OAB/MS) participaram (através de seu Presidente) da abertura oficial da “9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente” - (9º CONCRIANÇA), realizada na Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Mariluce Bittar, localizada na Rua André Pace nº 630, no Bairro Guanandi, nesta Capital.
A Mesa Diretiva foi formada pela vice-governadora Rose Modesto; deputado estadual Lídio Lopes (representante da Assembleia Legislativa); Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS e da CDCA/OAB/MS); além de outras autoridades. Em sua locução o Dr. Venâncio fez um breve relato sobre o trabalho que as Entidades que dirige têm realizado em prol das Crianças e dos Adolescentes do Estado, incluindo palestras informativas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a cartilha pedagógica intitulada: “ECA! QUE BICHO É ESSE?”, a qual está em fase de divulgação.
21-Nos dias 20 a 23/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), através do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS), participou do 12º Festival América do Sul (12º FAS/MS). Desta feita a comitiva do FESC/MS foi composta por apenas seis membros, representando a sociedade civil. Este novo formato deveu-se à contenção de despesas e aos cortes imediatos de gastos na área cultural do Estado, e já tinha sido praticado (com sucesso) no 16º Festival de Inverno de Bonito.
Participaram dessa pequena comitiva os seguintes artistas: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos; 2-Robson de Almeida Simões; 3-Elizete Riella Silveira; 4-Vanesca Duarte; 5-Carlos 6-Juarez Moraes Correa. Esse novo formato não abalou a estrutura da programação do evento. Assim, mais uma vez a AELA/MS esteve participando de mais um dos maiores eventos culturais que ocorrem anualmente em Mato Grosso do Sul. Na noite de 03/outubro/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o “Sarau Literário” promovido pela Academia de Letras do Brasil – Seccional MS (ALB/CMS) em parceria com a Academia Maçônica Letras  de MS - (AML/MS). O local do evento foi o auditório da Grande Loja Maçônica situado na Rua São Félix nº 789, Jardim São Borja, nesta Capital. A responsável pela programação foi a profª Maria Helena Sarti, membro da AELA/MS e presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional MS (ALB/MS).
22-Na tarde de 29/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou (através do seu Presidente) o “Movimento União Cultural” realizado na Praça Central do Recanto Pássaros, no Jardim Imá, nesta Capital. A iniciativa foi da acadêmica Rosalina Heraí, membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Campo Grande (ALB/CG).
A 1ª edição do “Movimento União Cultural” ocorreu em 1º/outubro/1989, na Praça do Jardim Califórnia, na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo. Deste então o mesmo tem sido realizado em várias cidades do Brasil, tendo chegado agora a Campo Grande/MS.
23-Nos dias 04 e 05/setembro/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA) estiveram participando (através do seu Presidente, Dr. Venâncio Josiel dos Santos) dos eventos jurídico-culturais intitulados: “I Congresso Sul-Mato-Grossense de Medicina Intensiva” e “II Conferência Internacional de Direito Ambiental”, realizados no Centro Cultural Rubens Gil de Camilo, em campo Grande/MS.
Foram dois dias de intensas atividades, quando foram repassadas ao público presente informações de grande valia para a preservação do planeta, da natureza e da vida do próprio ser humano. Entre os preletores estavam personalidades de grande expoente, como: Marcus Vinícius Furtado Coelho (Presidente Nacional da OAB); Júlio César Souza Rodrigues (Presidente da OAB/MS); Carlos Sanseverino (Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental-CNMA); Fábio Feldmann (Advogado/Ambientalista); Mercedes Michaela Hunt (USA); Cristiane Derani (UF/SC); Eduardo Vera-Cruz (Portugal); Mário Werneck (Membro da CNMA); Augusto Cury (Escritor/Professor); Otávio Okano (Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo-CETESB), e outros.
24-Na noite de 03/outubro/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AElA/MS) prestigiou o “Sarau Literário” promovido pela Academia de Letras do Brasil – Seccional MS (ALB/CMS) em parceria com a Academia Maçônica Letras  de MS - (AML/MS). O local do evento foi o auditório da Grande Loja Maçônica situado na Rua São Félix nº 789, Jardim São Borja, nesta Capital. A responsável pela programação foi a profª Maria Helena Sarti, membro da AELA/MS e presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional MS (ALB/MS).
Várias outras entidades culturais estiveram presentes. Durante o evento apresentaram-se alguns artistas renomados, como: os poetas Guimarães Rocha, Dr. Venâncio, Nena Sarti e Sagramour Farias; o cantor gospel José Bernardes; as dançarinas/performistas Negarij Negarijij e Luna Duarte; grupos musicais e de dança, além de muitas outras atrações de altíssimo nível. Na ocasião, o escritor Odilon Garcez Alves fez o lançamento de seu E-book intitulado: “Alma de Borboleta”, uma belíssima obra que recebeu elogios dos membros da AELA/MS, a qual se fez representar por três dos seus membros: Dr. Venâncio, Dr. José Bernardes e a profª Maria Helena Sarti.
25-Na noite de 24/outubro/2015 (sábado), às 19h, na Igreja Batista Koinonia (IBK), localizada na Av. Júlio de Castilho nº 5.273, Vila Sílvia Regina, nesta Capital, foi realizado o “1º Festival Aela-Primaveril”, sob a direção do Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS).
Na abertura o Dr. Venâncio fez uma breve exposição da história da AELA/MS e declamou a poesia intitulada “1º Festival Aela-Primaveril” (de sua lavra). Após, convidou o revendo Edson Lima (pastor-presidente da IBK) para elevar a DEUS uma oração inicial. Em seguida apresentaram-se: Ângela Dutra & Pedro Henrich-(Dupla). Emília Tominaga-(Cantora/declamadora). Flávia Lopes-(Instrumentista). Nivaldo Simplício - (Cantor).  Grupo de Dança Gospel da IBK-(Grupo Musical). Grupo de Louvor da IBK-(Grupo Musical).
No encerramento o Dr. Venâncio declamou a poesia intitulada “Eu Apoio aos Professores” (de sua autoria) e o Pr. Edson Lima ministrou a “Bênção Apostólica”. Como de praxe, a AELA/MS outorgou Diplomas de “Parceiros da AELA/MS” e entregou “Moções de Agradecimento” a todos os participantes do evento. O primeiro título foi destinado aos que participaram pela primeira vez de um evento da Aela/MS. Assim, receberam o Diploma de “Parceiros da AELA/MS”: Pr. Edson Souza Lima (por ter cedido às instalações da IBK para a realização do Festival); Edson Arruda e Julian Dias (por terem atuado como Técnicos de Som do evento); o Grupo de Dança Gospel e o Grupo de Louvor da IBK (por terem se apresentado pela primeira num evento da AELA/MS). Os demais receberam “Moções de Agradecimento” vez que já haviam participado oficialmente de outros eventos da AELA/MS, incluindo o acadêmico Paulo Pereira Duarte, que auxiliou brilhantemente na coordenação do Festival. Assim como o “Festival Aela-Gospel” (já institucionalizado), o “Festival Aela-Primaveril” será reeditado em 2016.
26-Na noite de 19/novembro/2015 o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) ministrou para os membros do Conselho de Moradores da Região do Imbirussu uma palestra sobre “O Trabalho Infantil”. Foram duas horas de esclarecimentos sociais, jurídicos, funcionais e de utilidade pública sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Constituição Federal (CF), o Código Penal (CP), o Código de Processo Penal (CPP), a Lei das Contravenções Penais (LCP) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Assim foram esclarecidas várias dúvidas sobre: 1-Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho; 2-O Fim da Menoridade Penal; 3-Crimes contra o Trabalhador Adolescente;  4-A exploração do Trabalho Infantil; 5-A violência Doméstica e Intrafamiliar; 6-O Trabalho Infantil. 7-A Agricultura Familiar.
Ao final foi realizado um FEED-BACK, quando o Dr. Venâncio respondeu às diversas perguntas da plateia. O evento foi muito proveitoso e em breve serão realizadas novas palestras sobre outros temas, a fim de que os todos os Conselheiro Regionais tenham a possibilidade de conhecer as legislações que tratam do assunto.
27-Na noite de 25/novembro/2015 o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) ministrou para pais, alunos e funcionários a Escola Municipal Irmã Zorzi a palestra intitulada “ECA, Direitos e Deveres”, quando foram esclarecidos vários pontos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Constituição Federal (CF), do Código Penal (CP), do Código de Processo Penal (CPP), da Lei das Contravenções Penais (LCP) e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que têm relação direta e indireta com os direitos e os deveres dos menores de 18 anos.
Ao final foi realizado um FEED-BACK, quando o Dr. Venâncio respondeu às diversas perguntas da plateia. O evento foi muito proveitoso e em breve serão realizadas novas palestras sobre outros temas, a fim de que os todos os pais, alunos e funcionários da Escola Irmã Zorzi tenham a possibilidade de conhecer as legislações que tratam do assunto.
28-Em 26/novembro/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) completou cinco anos de existência. Fundada em 26/novembro/2010, a AELA/MS comemorou o seu 1º quinquênio de atividades culturais. Foi uma caminhada gloriosa, com muitas vitórias conquistadas. A AELA/MS tem sede própria e já participou de oitenta e nove (89) eventos culturais assim, distribuídos: 1-Treze (13) em 2011; 2-Dezesste (17) em 2012; 3-Treze (13) em 2013; 4-Vinte e um (21) em 2014. 5-E vinte e cinco (25) em 2015. Também institucionalizou dois Festivais: “AELA-GOSPEL” (do qual já foram apresentadas quatro edições) e “AELA-PRIMAVERIL” (que teve início em 2015).
No início de 2015 recebeu sua Declaração de Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 5.499, de 20/janeiro/2015, publicada no DIOGRANDE nº 4.196, de 26/janeiro/2015. E sua Declaração de Utilidade Pública Estadual através da Lei nº 4.663, de 29/abril/2015, publicada no DIOSUL nº 8.910, de 30/abril/2015. Atualmente está pleiteando a sua Declaração de Utilidade Pública em nível federal, através do gabinete do deputado federal Elizeu Dionízio.
Pelas participações, idealizações e promoções de eventos, nesses cinco anos de existência a AELA/MS posicionou-se entre as três maiores Academias de Letras do Estado. Em 14/dezembro/2014, o seu Presidente (Dr. Venâncio Josiel dos Santos) recebeu o TROFÉU DE DESTAQUE CULTURAL pela Literatura do Estado, através do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS), numa belíssima solenidade realizada no auditório do Hotel Concord, nesta Capital. E um dos seus membros (a profª Maria Helena Sarti) recebeu o mesmo prêmio pela Poesia Estadual. Desta forma, nesse período, a AELA/MS nada ficou a dever às Academias e Associações Culturais de grande porte no Estado, e continua crescendo gradativamente.
29-Na noite de 01/dezembro/2015 o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) ministrou para pais, alunos e funcionários a Escola Municipal Irmã Zorzi a palestra intitulada “O BULLYING E SUAS IMPLICAÇÕES”, quando foram esclarecidos vários pontos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Constituição Federal (CF), do Código Penal (CP), do Código de Processo Penal (CPP), da Lei das Contravenções Penais (LCP) e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que têm relação direta e indireta com os direitos e os deveres dos menores de 18 anos.
Ao final foi realizado um FEED-BACK, quando o Dr. Venâncio respondeu às diversas perguntas da plateia. O evento foi muito proveitoso e em breve serão realizadas novas palestras sobre outros temas, a fim de que os todos os pais, alunos e funcionários da Escola Irmã Zorzi tenham a possibilidade de conhecer as legislações que tratam do assunto.
30-Na noite de 10/dezembro/2015, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o lançamento do livro intitulado “ALTRUÍSMO”, do escritor Ádemir Barbosa dos Santos. O local do evento foi o auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O escritor é professor da Rede Municipal de Ensino (REME) e autor de seis livros. A obra “Altruísmo” foi prefaciada pelo Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS), que esteve presente ao evento. Foi uma belíssima festa cultural, prestigiada por várias personalidades da Educação e da Cultura do Estado.
Atuaram como cerimonialistas os professores Álex Santos e Olavo (da SEMED). A programação do evento foi bem elaborada e transcorreu da seguinte forma: I-Abertura com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro; II-Após, fizeram uso da palavra: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS), com a declamação do poema intitulado “Altruísmo”; 2-Prof. Ádemir Barbosa dos Santos (autor da obra); 3-Profª Kátia Silene Carminati (diretora adjunta da Escola Municipal Irene Szukala). 4-Durante as locuções houve um fundo musical, apresentado por Samuel Nogueira. 5-Após as locuções, foi realizada a entrega de prêmios aos alunos que participaram da coletânea de poesias que compõem a obra literária.
Na parte musical, apresentaram-se: 1-Coral da EM Irene Szukala (regido pela professora Juliana); 2-Paulo Barbosa (música: O Último Julgamento); 3-Camila Santana (música: Sonda-me); 4-Maíra (música: O Maior dos Dons); 5-Rubens Viana (música: Foi seu Amor); 6-Álex Santos & Pedro Henrique (música: Transbordando em Amor); 7-Alline Thatielly (música: Alcançando). Declamaram poesias: 1-Matheus Max; 2-Heidy Nogueira; 3-Lorenna Carolliny; 4-Valdeci Bohre. Após foi servido um coquetel, para confraternização dos presentes.
CONCLUSÃO: Em 2015 a AELA/MS participou de 30 (trinta) eventos culturais.
II-DOCUMENTOS ELABORADOS EM 2015:
Administrativamente, em 2015 a AELA/MS expediu 38 (trinta e oito) Ofícios. Emitiu: 14 (quatorze) Editais. Uma (01) Nota de Débito e Crédito. Oito (08) Comunicações Internas. Elaborou dois (02) Convites Oficiais. Lavrou 13 (treze) Atas. Realizou 11 (onze) Assembleias Gerais Ordinárias e dois (02) Festivais (Aela-Gospel e Aela-Primaveril). Concedeu dois (02) Diplomas de Benemérito da AELA/MS (vice-governadora Rose Modesto e deputado estadual Rinaldo Modesto, pela Declaração de Utilidade Pública municipal e estadual); 11 (onze) Diplomas de Parceiros da AELA/MS e 14 (quatorze) Moções de Agradecimento, aos participantes dos Festivais. Participou de 30 trinta) eventos de grande monta. Iniciou o ano com 22 (vinte e dois) acadêmicos e o encerrou com 21 (vinte e um).
III-DOCUMENTOS RECEBIDOS:
1-Ofício da vice-governadora Rose Modesto; 2-Uma poesia do poeta Nivaldo Simplício. 3-O Prospecto do projeto Movimento União Cultural. 4-A programação do 16º Festival de Inverno de Bonito/MS; 5-Um Certificado de participação no Seminário Internacional de Economia Criativa e Inovação, realizado no Festival América do sul-Pantanal, em Corumbá/MS; 6-O pedido de desligamento (desfiliação) da acadêmica Izair Romeiro Ribeiro.
IV-DECLARAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA EM 2015:
1-Declaração de Utilidade Pública Municipal: Lei nº 5.499, de 20/janeiro/2015. Publicada no DIOGRANDE nº 4.196, de 26/JANEIRO/2015. 2-Declaração de Utilidade Pública Estadual: Lei nº 4.663, de 29/abril/2015. Publicada no DIOSUL nº 8.910, de 30/ABRIL/2015.
V-MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA EM 2015:
Financeiramente, a AELA/MS iniciou o exercício de 2015 com o saldo bancário de R$ 1.470,72. Arrecadou com anuidades e pequenas doações o total de R$ 4.170,00. Pagou despesas no valor total de R$ 4.407,71. Encerrou o exercício financeiro com o saldo bancário positivo de R$ 1.233,01.
VI-TODOS OS EVENTOS CULTURAIS DOS QUAIS A AELA/MS PARTICIPOU, DESDE A SUA FUNDAÇÃO EM 2010 ATÉ 31/DEZEMBRO/2015:
01-Em 2010/2011-Promoveu e/o participou de 13 (treze) eventos culturais.
02-Em 2012-Promoveu e/ou participou de 17 (dezessete) eventos culturais.
03-Em 2013- Promoveu e/o participou de 13 (treze) eventos culturais.
04-Em 2014-Promoveu e/ou participou de 21 (vinte e um) eventos culturais.
05-Em 2015-Promoveu e/ou participou de 30 (trinta) eventos culturais.
OBSERVAÇÃO: No total, de sua fundação (em 2010) até 31/dezembro/2015, a AELA/MS participou de 94 (noventa e quatro) eventos culturais.
Campo Grande/MS, 31 de dezembro de 2015.
É o Relatório.
Campo Grande/Mato Grosso do Sul (MS), 31 de dezembro de 2015.

 Dr. Venâncio Josiel dos Santos                -           Eliana Leite de Souza
Presidente da AELA/MS                            -          1ª Secretária/AELA/MS.