Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

sábado, 15 de agosto de 2015

A AELA/MS E O CORAL CANTO GRANDE


No dia 08/agosto/2015, após quase um ano de ausência dos palcos das Igrejas Evangélicas do Estado, o “Coral Canto Grande”, da Primeira Igreja Batista de Campo Grande/MS (PIB/CG/MS) voltou a reunir-se para preparar um novo repertório de músicas sacras, a fim de apresentá-las nas diversas denominações cristãs para as quais for convidado.
Além de um novo repertório, o Coral Canto Grande dispõe também de um novo elenco de cantores. Da “velha guarda” permaneceram três membros da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS). São eles: Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Cleider de Souza Costa (BAIXOS) e Lieth Eugênia de Souza Franciscato (REGENTE). Além desses três acadêmicos, também permaneceram no Coral as cantoras Luíza, Madalena, Sebastiana, Vânia e Enir Franco.
O elenco anterior do “Canto Grande” era de 40 cantores. Assim, permaneceram apenas oito membros do elenco anterior. Todos os outros são novos membros. O Coral Canto Grande é composto por quatro vozes: contralto, soprano, tenor e baixo. Seu elenco atual é de 20 cantores. Vejam algumas fotos do novo Coral:
O "Coral Canto Grande" reunido novamente em 08/agosto/2015.
Parte das cantoras do grupo atual.
A última apresentação do "Coral Canto Grande", em 2014, no Teatro Aracy Balabanian. 
O Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) entregando aos regentes Calebe e Lieth Franciscato o Diploma de Participação no "Festival Aela-Gospel". Abaixo, a poesia que ele fez para o retorno do Coral:
O RETORNO DO CANTO GRANDE
Dia oito de agosto é uma data de festividades
Pois o Coral Canto Grande retornou às atividades.
Preparando um repertório digno de ser cantado
Em todas as denominações aonde DEUS é louvado.
Fazem parte do elenco três acadêmicos da AELA
Dando suporte ao grupo numa cantata tão bela.
Assim a Primeira Igreja Batista de Campo Grande
Voltará a ser divulgada por esse Coral ande.
Parabéns ao Canto Grande e AELA também
Porque sempre andaram juntas mostrando a força que têm.
 
Responsável pela postagem: Dr. Venâncio Josiel dos Santos – Presidente da AELA/MS.
 
 

A AELA/MS NO 16º FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO

Nos dias 30/julho a 02/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), através do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS), participou do 16º Festival de Inverno de Bonito (FIB/MS). Desta feita a comitiva do FESC/MS foi composta por apenas cinco membros, representando a sociedade civil. Este novo formato deveu-se à contenção de despesas e aos cortes imediatos de gastos na área cultural do Estado. Participaram dessa pequena comitiva os seguintes artistas: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos; 2-Robson de Almeida Simões; 3-Elizete Riella Silveira; 4-Vanesca Duarte; 5-Carlos Luz.
Porém esse novo e reduzido formato não abalou a estrutura da programação do evento. Pelo contrário: as atrações apresentadas foram marcantes e ficaram historicamente registradas. Assim os membros do FESC/MS e do CEC/MS tiverem uma participação efetiva na programação oficial e apresentaram-se da seguinte forma:
1-O Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) teve o seu nome inserido no “Catálogo da Programação Oficial” e ministrou no dia 31/07, no “Galpão Chama de Bonito” uma palestra intitulada “Caminhos Criativos para as Cidades”, para várias autoridades políticas e culturais da localidade e cidades vizinhas.
2-Robson de Almeida Simões (vice-presidente do CEC/MS) teve a possibilidade de realizar todo o trabalho de acompanhamento do Festival, na qualidade de representante da sociedade civil. Não só auxiliou os parceiros em suas apresentações, como ajudou na cobertura fotográfica do evento.
3-Elizete Riella Silveira ("Negarij Negarijij") foi inserida na programação oficial do dia 31/07, e por duas vezes fez a sua apresentação de dança: 1-A primeira das 11 às 12h, na Praça do Peixe, na “Tenda das Artes”. 2-A segunda das 18 às 19h, no Palanque Dois da mesma Praça (local das apresentações oficiais, antes do show principal, no Palanque Um).
4-Vanesca Duarte (Cigana Luna) também foi inserida na programação oficial, revezando as suas apresentações de dança nos palcos com a “Negarij Negarijij”, nos mesmos horários. Ela teve liberdade de deslocamento pela Praça Central, aonde realizou livremente a divulgação da “Cultura Cigana”.
5-Carlos Luz (ativista cultural) teve ao seu dispor uma tenda ao ar livre, a qual permitia o acesso pelos quatro pontos cardeais, e que recebeu o codinome de “Memória Fonográfica de Mato Grosso do Sul”. Como sempre, fez um excelente trabalho de divulgação da música regional.
Assim, mais uma vez a AELA/MS esteve participando de um dos maiores eventos culturais que ocorrem anualmente em Mato Grosso do Sul. Vejam algumas fotos do evento:
O Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS e Membro do Conselho Estadual de Cultura) recebendo do Dr. Athayde Nery de Freitas Júnior (Secretário de Cultura e Turismo) um livro autografado.
 
A entrada para o local do evento. 
 
Fogos na abertura do Festival.
 
Dr. Venâncio ministrando a palestra "Caminhos Criativos para as Cidades", no Galpão "Chama de Bonito".
 
A cigana "Luna" apresentando-se no Palco Oficial.
 
"Negarij Negarijij" apresentando-se na "Tenda das Artes". 
 
Os cinco membros da comitiva do FESC/MS, pousando em frente a respectiva tenda. Abaixo, o poema que o Dr. Venâncio fez para o evento:

AELA & 16º FIB/MS
Mais uma vez em Bonito, numa bela ocasião
Ocorreu o Festival de Inverno, em sua 16ª edição.
Como sempre acontece, a AELA esteve presente
Participando do evento com um trabalho excelente
Desta vez com uma palestra para todas as raças e idades
Com um título interessante: “Caminhos Criativos para as Cidades”.
E assim o CEC e o FESC foram bem representados
Por cinco membros aguerridos e sempre capacitados.
Também a sociedade civil fez-se presente na Cultura
Representando as Artes da Música à Literatura.

Responsável pela postagem: Dr. Venâncio Josiel dos Santos – Presidente da AELA/MS.