Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

RELATÓRIOS ANUAIS DA AELA/MS


I-RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2015:

1-Na noite de 30/janeiro/2015, numa gesta glamourosa, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou a solenidade de posse da nova Diretoria da Academia Maçônica de Letras de MS (AML/MS), enviando para representá-la dois dos seus acadêmicos: o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente) e a profª Eliana Leite de Souza (1ª Secretária). Também esteve presente o representante da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), o seu presidente Reginaldo Alves de Araújo. Entre as outras autoridades convidadas, registou-se a presença da representante da Secretaria Estadual de Cultura.
Desta forma, estiveram reunidas num só evento as três maiores Academias de Letras do Estado: a ASL; a AML/MS e a AELA/MS. Durante o evento foram empossados: o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva da ALM/MS, que tem como novo presidente o mestre maçom Temístocles e como vice-presidente o poeta Antônio Guimarães Rocha (também membro da ASL).
2-No dia 22/fevereiro/2015 a AELA/MS comemorou quatro anos de atividades públicas e culturais. Fundada em 26/novembro/2010, com o objetivo de produzir “Literatura e Arte para a Glória de DEUS”, a AELA/MS tem finalidade literária, artística e cultural, na Linha Evangélica (Gospel Line). Nesses quatro anos, a AELA/MS participou de 64 eventos culturais, assim distribuídos: 1-Em 2011: 13 eventos; 2-Em 2012: 17 eventos; 3-Em 2013: 13 eventos. 4-Em 2014: 21 eventos. Em 2014, dois dos seus membros foram contemplados com o prêmio “DESTAQUE CULTURAL/2014”. Foram eles: Venâncio Josiel dos Santos e Maria Helena Sarti. Também teve aprovada pela Câmara Municipal de Campo Grande a sua Declaração de Utilidade Pública (Lei Municipal nº 5.499/15). Tal projeto foi de inciativa da então vereadora Rose Modesto.
A primeira atividade público-cultural da AELA/MS ocorreu em 22/02/2011, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA), a qual também se tornou a primeira parceira dessa bela Academia. Em razão do trabalho realizado deste a sua fundação, divulgando e praticando a Cultura Gospel em nosso Estado, além de atuar em parceria com outras academias, associações e entidades culturais, a AELA/MS tem participado da maioria dos eventos culturais realizados em Mato Grosso do Sul. Já se tornou institucional a sua participação nos Festivais: “América do Sul” (em Corumbá/MS) e de “Inverno de Bonito” (em Bonito/MS). Anualmente, realiza anualmente o famoso “FESTIVAL AELA-GOSPEL”. Para 2015 tem a previsão do “Festival Aela-Primaveril”, de sua iniciativa. E já iniciaram os trabalhos no sentido de obter a sua Declaração de Utilidade Pública, a nível estadual.
3-No 09/março/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) iniciou um excelente trabalho de cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através dum ciclo de palestras com o tema “Motivação & Ética no Trabalho”, e subtema “Relacionamento Interpessoal”. O ciclo de palestras iniciou em 09/03 e foi concluído em 27/03/2015. Tais palestras foram ministradas pelo Advogado, Escritor e Palestrante: Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da AELA/MS e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança Adolescente da OAB/MS (CDCA/OAB/MS).
Tal ciclo de palestras foi ministrado na primeira formação para servidores das Escolas da Rede Municipal, os quais têm como atribuição lidar com alunos menores de 18 anos. Em razão disso têm que tratar também com pais, mestres e colegas de trabalho. Para isso necessitavam obter um conhecimento mais profundo sobre a Lei Municipal nº 190, a Lei Federal nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei nº 2.848/40 (Código Penal), além do Regimento Interno das Escolas Municipais onde estão lotados. E o Dr. Venâncio proporcionou tal conhecimento através de suas palestras. Cada palestra teve a duração de duas horas, com “FEED-BACK” ao final de cada uma. Foram doze palestras, totalizando 24 horas de ministração. Os locais escolhidos foram os seguintes:
3.1-Polo: Região do Prosa. EM Hércules Maymone, com duas palestras no dia 09/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com 94 participantes no turno matutino e 73 no vespertino, totalizando 167 presentes.
3.2-Polo: Região do Anhanduizinho I. EM Heitor Castoldi, com duas palestras no dia 12/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com 79 participantes no turno matutino e 74 no vespertino, totalizando 153 presentes.
3.3-Polo: Região do Segredo. EM Arassuay Gomes de Castro, com duas palestras no dia 13/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com a presença de 107 participantes no turno matutino e 69 no vespertino, totalizando 176 presentes.
3.4-Polo: Região do Anhanduizinho II. EM Leire Pimentel, com duas palestras no dia 23/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com a presença de 154 participantes no turno matutino e 103 no vespertino, totalizando 257 presentes.
3.5-Polo: Região do Imbirussu. EM Irmã Zorzi, com duas palestras no dia 25/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com a presença de 94 participantes no turno matutino e 83 no vespertino, totalizando 177 presentes.
3.6-Polo: Região da Lagoa: EM Rafaela Abrão, com duas palestras no dia 27/03/2015 (uma pela manhã e outra à tarde). Contou com a presença de 127 participantes no turno matutino e 104 no vespertino, totalizando 231 presentes.
Ao final assistiram e participaram dessas palestras 1.161 servidores das Escolas Municipais atendidas pela SEMED, a qual não tem poupado esforços no sentido de aprimorar e profissionalizar cada vez mais os seus servidores. Os segmentos atendidos pelo Palestrante foram: os Auxiliares de Serviços Diversos (ASD) e os Monitores de Alunos. O Dr. Venâncio não poupou esforços no sentido de ensinar, esclarecer e preparar o público alvo para o exercício de suas funções com segurança e eficiência. O Ciclo de Palestras foi organizado pela Superintendência de Gestão, Normas e Relações Comunitárias (SUGENORC), sob a liderança da Divisão de Gestão da Educação Básica (DIGEB), com a participação das técnicas: Eliana Leite de Souza; Maira Regina Gaiotto Ferreira; Rose Mary Pereira Deiró dos Santos; Esly Cunha Pereira Tonan; Wandréa Elaine Santos Borba Portela; Valéria Geraldelli Moreira de Souza; Ana Maria Godoy; Cláudia Santos da Motta; Lucina Abdonor Pedroso da Silva e Mara Tavares Rodrigues. O trabalho foi proveitoso para todos, estreitando assim a parceria já existente entre a SEMED e OAB/MS, e agora com a AELA/MS.
4-Na noite de 14/março/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o lançamento do livro intitulado “Os japoneses no Brasil, mais outras reflexões Mil”, do escritor Antônio Brandão. O evento aconteceu na Associação Campo-Grandense de Professores (ACP). A obra foi patrocinada pelo Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC/MS), e trata-se de um livro de poesias, que narra de forma poética a ligação diplomática existente entre o Brasil e o Japão há vários séculos, e o intercâmbio dos dois povos. A obra é um primor em termos gráficos e literários. Foi publicado pela Life Editora. Contêm 88 páginas e 46 poemas. Nela o autor demonstra todo o seu pendor poético.
A solenidade foi dirigida pelo escritor Reginaldo Alves de Araújo (Presidente da ASL e ANE/MS). E contou com a presença das seguintes autoridades culturais: Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente das AELA/MS); profª Eliana Leite de Souza (1ª Secretária da AELA/MS); poeta Geraldo Ramão Pereira (representante da ASL); poetisa Madalena Mineira (representante dos poetas do Estado); advogada Eliana Leandro Dias (representante da OAB/MS) e Noêmia Araújo (representante das artesãs de MS). Em seu discurso, o Dr. Venâncio enfatizou a importância do FIC/MS e do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS) no sentido de possibilitar o lançamento de novas obras literárias (entre outras modalidades culturais), facilitando assim o ingresso de novos artistas na seara cultural de Mato Grosso do Sul.
5-Na noite de 19/março/215, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o lançamento dos livros intitulados “Pazeando” e “Poemas de Louvor”, da escritora Delasnieve Miranda Daspet de Souza, realizado no “Fran’s Café”, nesta Capital. O evento foi muito concorrido e contou com a presença de várias personalidades culturais e políticas de nosso Estado. Representando a AELA/MS, estiveram presentes o Dr. Venâncio (Presidente) e a profª Eliana Leite (1ª Secretária). A escritora Delasnieve Daspet é a atual presidente do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS), do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS) e da Associação Internacional de Poetas (AIP). Já publicou mais de dez livros e é uma advogada militante em Mato Grosso do Sul.
Foram registradas as presenças da profª Ângela Facchini; da promotora de justiça Ariadne; do poeta Reginaldo Albuquerque; do escritor maçônico Nelson Vieira; do editor Walter Jerônimo e Motta Júnior; da dançarina Negarij Negarijij e o seu grupo; além de muitos outros artistas renomados. Em seu discurso, o Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) fez a leitura dum pequeno trecho do livro “Poemas de Louvor”, declamou a poesia intitulada “Pazeando & Poemas de Louvor” (de sua lavra) e enalteceu a obra que a autora tem realizado nem prol do crescimento da Cultura Sul-Mato-Grossense.
6-Na noite de 30/março/2015, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o lançamento do livro intitulado “Alinhavando Histórias”, na Igreja Evangélica de Campo Grande (IECG). Representaram a AELA/MS os acadêmicos: Dr. Venâncio, Eliana Leite e Nena Sarti. Esta é membro regular e ativo da IECG e foi a coordenadora do evento. Também foi a organizadora na elaboração do livro, que foi escrito por membros da Melhor Idade Ativa (MIA), composta por anciãos dessa Igreja.
A acadêmica Nena Sarti é muito prestigiada na Igreja da qual é membro, em razão do seu brilhante trabalho como educadora, escritora, poetisa e membro de Academias de grande porte em nosso Estado. Além de membro da AELA/MS, ela é a atual presidente da Academia de Letras do Brasil - Seccional MS (ALB/MS) e Secretária Geral do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS). Já publicou vários livros e tem realizado grandes eventos culturais no Instituto Batista de Educação Erilásio Nogueira (IBEEN), da qual é professora.
A IECG é dirigida pelo apóstolo Edmilson Oliveira, que não tem poupado esforços no sentido de pregar o Evangelho de Cristo e divulgar a Cultura Gospel em nosso Estado. Também é autor de vários livros, e dirigiu com maestria a noite de autógrafos. Além de várias autoridades eclesiásticas, foram registradas as presenças dos presidentes de duas das maiores Academias do Estado: Dr. Venâncio (Presidente AELA/MS) e professor Reginaldo Araújo (Presidente da ASL).
7-Na noite de 11/abril/2015, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA), a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aela/MS) promoveu o “4º Festival Aela-Gospel”. Fez a abertura do evento, com uma oração intercessória, o pastor Clemente Arcanjo (da IPBA). Após, o Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) iniciou o show cultural com uma poesia de sua lavra, intitulada “4º Festival Aela-Gospel”. Em seguida apresentaram-se os seguintes grupos e artistas: 01-Um Perfeito Louvor-(Dança Gospel). 02-Nena Sarti-(Reflexão poética). 03-José Bernardes- (Música). 04-Coral Louvor & Mensagem-(Música). 05-Ângela Dutra & Pedro Henrich-(Música). 06-Nelly Monteiro-(Música). 07-Neli Gomes-(Música). 08-Ciro Gama-(Música). 09-Sebastião Gomes-(Música). 10-Flávia Lopes-(Música e Poesia). 11-Emília Tominaga-(Poesia). 11-Nivaldo Simplício-(Música). Foi responsável pela apresentação e direção do evento: o Dr. Venâncio Josiel dos Santos. Pela coordenação: a profª Eliana Leite de Souza (1ª Secretária da AELA/MS). Pelo serviço de som, o diácono da IPBA: Edson Gonçalves. E pela assessoria de coordenação: Aureliano Morel de Vasconcellos Netto-(membro da IPBA).
Após suas apresentações, receberam uma “Moção de Agradecimento” pela participação no show, os grupos e artistas: 01-Um Perfeito Louvor; 02-Nena Sarti; 03-José Bernardes; 04-Coral Louvor & Mensagem; 05-Eliana Leite de Souza; 06-Ciro Gama; 07-Sebastião Gomes; 08-Flávia Lopes; 09-Emília Tominaga. Receberam um Diploma de “Parceiro da Aela”, por participarem pela primeira vez, dum Festival Aela-Gospel: 01-Pr. Clemente Arcanjo; 02-Ângela Dutra & Pedro Henrich; 03-Nelly Monteiro Morais Moreira; 04-Neli Gomes da Silva; 05-Nivaldo Simplício; 06-Diácono Edson Gonçalves; 07-Aureliano Morel de Vasconcellos Netto; 08-Pr. Adoniram Judson de Paula e o Conselho da IPBA (estes por terem cedido o Templo da IPBA para a realização do evento). Ao final, o Dr. Venâncio agradeceu a presença de todos e informou que no segundo semestre de 2015 a AELA/MS promoverá o “1º Festival Aela-Primaveril”.
8-No dia 18/maio/2015, o Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA) foi homenageado pela Secretaria Municipal de Educação (através da SUGENORC) com uma placa de “Honra ao Mérito”, pelos relevantes serviços prestados à SEMED. E, em especial, pelas doze palestras ministradas durante o Curso de Capacitação para funcionários da Rede Municipal de Ensino (REME), no mês de março/2015.
O prêmio foi-lhe entregue pela superintendente Fabiana. Coincidentemente, o homenageado completou nessa mesma data 62 anos de idade, e a ocasião foi aproveitada para a comemoração de seu natalício, juntamente com três funcionários da SUGENORC, que aniversariaram no mesmo dia. Foi servido um bolo aos aniversariantes, e todos participaram de um lauto coquetel comemorativo.
Dentre os vários trabalhos que o Dr. Venâncio realizou para a SEMED está a elaboração da cartilha pedagógica intitulada: “ECA! QUE BICHO É ESSE?”. Ele já vem atuando em prol da SEMED (ministrando palestras de cunho social, pedagógico e jurídico) desde o ano de 2007, quando foi celebrada uma parceria entre a OAB/MS e a SEMED. Na ocasião foi fundada a Comissão “OAB/MS VAI A ESCOLA” (COVESC), composta por advogados-palestrantes, especialistas em várias áreas do Direito. Nesse período, ele participou da elaboração da cartilha pedagógica intitulada: “Educação, Direito e Cidadania”.
Em razão de ter-se destacado como palestrante, ele ocupou os cargos de Secretário Geral e de Vice-Presidente da COVESC. Em 2013 foi eleito Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/OAB/MS), cargo que ainda ocupa e que, em função dele, elaborou a Cartilha mencionada (com a assessoria de um grupo de gestoras da SEMED) e continua ministrando palestras que envolvem legislações como: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Código Penal (CP), a Constituição Federal (CF) e a Lei Municipal nº 190 (Regime Jurídico dos Servidores do Município de Campo Grande/MS).
9-Na noite de 27/maio/2015, no auditório da Escola Superior da Advocacia, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (ESA/OAB/MS) foi ministrada a palestra intitulada “Jornalismo, Direito e Cidadania”, pelo Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA).
O tema enfocou as prerrogativas dos repórteres e dos jornalistas frente aos direitos dos cidadãos menores de 18 anos, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Federal nº 8.069/90), do Código Penal e da Constituição Federal. O “workshop” durou dois dias (26 e 27/05/2015), com 110 jornalistas e acadêmicos de Jornalismo participando do evento, que teve vários palestrantes (entre eles o Dr. Venâncio), com diversos temas sociais e jurídicos, todos de interesse do público alvo.
10-Na tarde de 09/junho/2015 a OAB/MS foi muito bem representada por dois advogados: Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA) e Dr. Joatan Loureiro da Silva, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS (CDH), na Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, para tratar do apoio (ou não) à aprovação da PEC nº 171, que trata da “maioridade penal a partir dos 16 anos de idade”.
A audiência foi presidida pelo deputado estadual Pedro Kemps e secretariada pela vereadora Luíza Ribeiro. Fizeram parte da Mesa Diretiva várias autoridades civis, entre elas: o deputado Pedro Kemps; os vereadores Mário César, Paulo Pedra, Luíza Ribeiro e Thaís Helena. Os advogados Venâncio Josiel dos Santos e Joatan Loureiro da Silva, além de outras.
Após as locuções dos alguns membros da Mesa Diretiva e de manifestações de vários líderes (que se encontravam na plateia) de entidades representativas dos menores de 18 anos, deliberou-se que seriam tomadas (imediatamente) as seguintes providências: 1-A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Campo Grande/MS enviariam ofícios aos oito deputados federais e aos três senadores que representam o Estado de Mato Grosso do Sul, em Brasília/DF, informando sobre a decisão de não apoiarem a aprovação da PEC 171. 2-Serão convidados deputados e vereadores de vários partidos existentes no Estado, para aderirem ao movimento contrário à aprovação da maioridade penal a partir dos 16 anos.
Dessa forma, a AELA/MS e a CDCA/OAB/MS estiveram irmanadas e a bem representadas pelo seu Presidente, fazendo eco aos apelos da sociedade civil, frente a mais uma reinvindicação de utilidade pública e social.
11-No dia 19/junho/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) esteve participando ativamente do evento intitulado: “Encontro Estadual – Trabalho Infantil: Enfrentar para Erradicar”, realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho de Mato Grosso do Sul (SEDHAST/MS), no auditório do Grande Park Hotel, das 10.30 às 12h, com uma palestra intitulada “O TRABALHO INFANTIL NO BRASIL”, ministrada pelo Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da AELA/MS e da CDCA (Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).
 O público-alvo foram os Secretários Municipais e Assessores de Direitos Humanos, Assistência Social e do Trabalho, dos municípios de Mato Grosso do Sul. O teor da palestra foi sobre o “Trabalho Infantil”: 1-Doméstico; 2-Informal; 3-Urbano; 4-Na Agricultura; 5-Familiar; 6-Ilícito. O objetivo foi informar sobre os malefícios desse tipo de exploração trabalhista, além de demonstrar as estratégias que possibilitem a erradicação dessa ilicitude praticada contra as crianças e dos adolescentes no solo brasileiro, e em especial, do Estado de Mato Grosso do Sul.
12-No dia 13/julho/2015 a AELA/MS, a CDCA e a OAB/MS comemoraram conjuntamente os 25 anos de vigência e de aplicação ininterrupta do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): a lei federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Como legislação, o E.CA é o Estatuto mais completo em termos de aplicabilidade, pois veio estabelecer os direitos e os deveres da criança e do adolescente de forma clara e objetiva, além de trazer a punibilidade aos adolescentes em conflito com a lei.
Seus 267 artigos compõem um verdadeiro manual de comportamento para pais, filhos, alunos, professores e cidadãos que se preocupam com a boa formação dos cidadãos-crianças (ou crianças-cidadãos) e cidadãos-adolescentes (ou adolescentes-cidadãos). Assim, foram parabenizados os parlamentares responsáveis pela elaboração dessa belíssima legislação, que veio nortear a relação social, fraternal e jurídica entre os cidadãos maiores e menores de idades. A OAB/MS pelo zelo que tem demonstrado na fiscalização e aplicação desse Estatuto. E, o E.C.A. por mais este natalício!
13-Na tarde de 29/julho/2015, das 15.30 às 17h, o advogado/palestrante Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS e da CDCA/OAB/MS) ministrou a palestra intitulada “Noções Gerais sobre o E.C.A.”, para a primeira turma do Curso de Capacitação da Guarda Municipal de Campo Grande.  O local foi o 1º Auditório da FACOM, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O público alvo foram 217 membros da Guarda Municipal.
Durante a palestra, o Preletor fez uma exposição geral sobre os 267 artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.089, de 13/julho/1990), esclarecendo sobre: 1-O trato com crianças e adolescentes; 2-Como realizar revistas pessoas e vistoria em pertences de menores de idade; 3-Alguns julgados sobre demandas judiciais envolvendo adolescentes e adultos, além de crianças.  4-Relação de servidores públicos com pais, filhos e alunos de escolas públicas e particulares.
Ao final da exposição, houve um período de “FEED-BACK” (perguntas do público e respostas do Preletor), onde a plateia fez oito perguntas, sendo todas respondidas pelo Palestrante. Concluído o trabalho, o Dr. Venâncio foi convidado para retornar ao mesmo local e no mesmo horário, no dia 05/08/2015, para ministrar a mesma palestra para outro grupo de servidores da Guarda Municipal.
14-Na tarde de 05/agosto/2015, o Presidente da AELA e CDCA retornou ao 1º Auditório da FACOM, onde ministrou (das 15.30 às 17h) mais uma vez a palestra intitulada “Noções Gerais sobre o E.C.A.”, desta feita para a segunda turma do Curso de Capacitação da Guarda Municipal de Campo Grande. Desta vez o público alvo foi de 215 pessoas. Ao final da exposição, houve um período de “FEED-BACK” (perguntas do público e respostas do Preletor), onde a plateia fez seis perguntas, sendo todas respondidas pelo Palestrante. Concluído o trabalho, o Dr. Venâncio recebeu dois Certificados de Preletor, concedido pelo Comando Geral da PM/MS.
15-Nos dias 30/julho a 02/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), através do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS), participou do 16º Festival de Inverno de Bonito (FIB/MS). Desta feita a comitiva do FESC/MS foi composta por apenas cinco membros, representando a sociedade civil. Este novo formato deveu-se à contenção de despesas e aos cortes imediatos de gastos na área cultural do Estado. Participaram dessa pequena comitiva os seguintes artistas: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos; 2-Robson de Almeida Simões; 3-Elizete Riella Silveira; 4-Vanesca Duarte; 5-Carlos Luz.
Porém esse novo e reduzido formato não abalou a estrutura da programação do evento. Pelo contrário: as atrações apresentadas foram marcantes e ficaram historicamente registradas. Assim os membros do FESC/MS e do CEC/MS tiverem uma participação efetiva na programação oficial. O Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) teve o seu nome inserido no “Catálogo da Programação Oficial” e ministrou no dia 31/07, no “Galpão Chama de Bonito” uma palestra intitulada “Caminhos Criativos para as Cidades”, para várias autoridades políticas e culturais da localidade e cidades vizinhas. Assim, mais uma vez a AELA/MS esteve participando de um dos maiores eventos culturais que ocorrem anualmente em Mato Grosso do Sul.
16-No dia 08/agosto/2015, após quase um ano de ausência dos palcos das Igrejas EvangélicAs do Estado, o “Coral Canto Grande”, da Primeira Igreja Batista de Campo Grande/MS (PIB/CG/MS) voltou a reunir-se para preparar um novo repertório de músicas sacras, a fim de apresentá-las nas diversas denominações cristãs para as quais for convidado. Além de um novo repertório, o Coral Canto Grande dispõe também de um novo elenco de cantores. Da “velha guarda” permaneceram três membros da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS).
São eles: Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Cleider de Souza Costa (BAIXOS) e Lieth Eugênia de Souza Franciscato (REGENTE). Além desses três acadêmicos, também permaneceram no Coral as cantoras Luíza, Madalena, Sebastiana, Vânia e Enir Franco. O elenco anterior do “Canto Grande” era de 40 cantores. Assim, permaneceram apenas oito membros do elenco anterior. Todos os outros são novos membros. O Coral Canto Grande é composto por quatro vozes: contralto, soprano, tenor e baixo. Seu elenco atual é de 20 cantores.
17-Na noite de 12/agosto/2015, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou da cerimônia de posse de novos acadêmicos na Academia de Letras do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (ALB/MS), realizada no Plenário Edrom Reverdito, da Câmara Municipal da Câmara Municipal de Campo Grande/MS.
Entre os empossados estava a vereadora Juliana Zorzo da Silva, filha de Joaquim da Silva (Presidente do Partido Social Cristão-PSC), através do qual a nova acadêmica foi eleita no último pleito eleitoral. A noite foi abrilhantada pela apresentação dum belíssimo Coral Gospel, liderado pela regente Nelly Morais Moreira, candidata aprovada à posse na AELA/MS, nos próximos dias.
A Mesa Diretiva do evento foi composta pelas seguintes autoridades: Rafael Cigano (Representante da Comunidade Cigana); Joaquim Francisco (Presidente do PSC); Maria Helena Sarti (Presidente de Honra e Fundadora da ALB/MS); Gregório Antunes (Presidente da ALB/MS) e o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS); Presidente-Fundador da Academia de Letras do Brasil – Seccional Campo Grande (ALB/CG) e Presidente do Conselho Fiscal da ALB/MS).
18-Na noite de 15/agosto/2015, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou da cerimônia de posse de novos membros na Academia Cigana de Letras do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (ACLB/MS), realizada no Restaurante La Gytana, na Rua Aníbal Toledo nº 641, nesta Capital.
Na ocasião também foi empossado o novo presidente daquela Academia: Rafael Cigano, em substituição à Walesca Duarte (a cigana Luna), cujo mandato foi concluído este mês. A ACLM/MS é uma entidade-membro regular e ativa do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS), a exemplo da própria AELA/MS, que também faz parte desse Fórum Cultural.

A Mesa Diretiva do evento foi composta pelas seguintes autoridades: Drª Delasnieve Daspet (Presidente do FESC/MS); Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS); Nena Sarti (Presidente de Honra e Fundadora da ALB/MS); Gregório Antunes (Presidente da ALB/MS); Cigana Luna (Presidente da ACLB/MS) e Nelson Vieira Rafael (Representante da Academia Maçônica de Letras do Estado-AML/MS).
19-Na noite de 18/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA/OAB/MS) estiveram participando (através de seu Presidente) da “3ª Audiência Pública sobre Educação Infantil”, na Câmara Municipal de Campo Grande/MS. A Mesa Diretiva foi presidida pela vereadora Luíza Ribeiro e secretariada pelo vereador Paulo Pedra. Também fizeram parte da Mesa de Honra: deputado estadual João Grandão; vereador Alex do PT; Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS e da CDCA/OAB/MS); Drª Ângela Maria Costa (Coordenadora da UFMS); Dr. Fábio Rogério Rombi da Silva (Coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas); profª Daniela Kanits (SEMED); prof. Geraldo Gonçalves (Presidente da ASCP); profª Elenir de Arruda Azevedo Leite (vice-presidente do SENALBA); profª Vera Lúcia Guerra (presidente do Fórum Permanente de Educação Infantil); profª Zaíra Fátima Lopes Chaves (presidente do Conselho Municipal de Educação); e o representante do Dr. Sérgio Harfouche (da 27ª Promotoria da Justiça da Infância e Juventude).

20-Na noite de 19/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA/OAB/MS) participaram (através de seu Presidente) da abertura oficial da “9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente” - (9º CONCRIANÇA), realizada na Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Mariluce Bittar, localizada na Rua André Pace nº 630, no Bairro Guanandi, nesta Capital.

A Mesa Diretiva foi formada pela vice-governadora Rose Modesto; deputado estadual Lídio Lopes (representante da Assembleia Legislativa); Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS e da CDCA/OAB/MS); além de outras autoridades. Em sua locução o Dr. Venâncio fez um breve relato sobre o trabalho que as Entidades que dirige têm realizado em prol das Crianças e dos Adolescentes do Estado, incluindo palestras informativas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a cartilha pedagógica intitulada: “ECA! QUE BICHO É ESSE?”, a qual está em fase de divulgação.

21-Nos dias 20 a 23/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), através do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS), participou do 12º Festival América do Sul (12º FAS/MS). Desta feita a comitiva do FESC/MS foi composta por apenas seis membros, representando a sociedade civil. Este novo formato deveu-se à contenção de despesas e aos cortes imediatos de gastos na área cultural do Estado, e já tinha sido praticado (com sucesso) no 16º Festival de Inverno de Bonito.

Participaram dessa pequena comitiva os seguintes artistas: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos; 2-Robson de Almeida Simões; 3-Elizete Riella Silveira; 4-Vanesca Duarte; 5-Carlos 6-Juarez Moraes Correa. Esse novo formato não abalou a estrutura da programação do evento. Assim, mais uma vez a AELA/MS esteve participando de mais um dos maiores eventos culturais que ocorrem anualmente em Mato Grosso do Sul. Na noite de 03/outubro/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o “Sarau Literário” promovido pela Academia de Letras do Brasil – Seccional MS (ALB/CMS) em parceria com a Academia Maçônica Letras  de MS - (AML/MS). O local do evento foi o auditório da Grande Loja Maçônica situado na Rua São Félix nº 789, Jardim São Borja, nesta Capital. A responsável pela programação foi a profª Maria Helena Sarti, membro da AELA/MS e presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional MS (ALB/MS).

22-Na tarde de 29/agosto/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou (através do seu Presidente) o “Movimento União Cultural” realizado na Praça Central do Recanto Pássaros, no Jardim Imá, nesta Capital. A iniciativa foi da acadêmica Rosalina Heraí, membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Campo Grande (ALB/CG).

A 1ª edição do “Movimento União Cultural” ocorreu em 1º/outubro/1989, na Praça do Jardim Califórnia, na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo. Deste então o mesmo tem sido realizado em várias cidades do Brasil, tendo chegado agora a Campo Grande/MS.

23-Nos dias 04 e 05/setembro/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA) estiveram participando (através do seu Presidente, Dr. Venâncio Josiel dos Santos) dos eventos jurídico-culturais intitulados: “I Congresso Sul-Mato-Grossense de Medicina Intensiva” e “II Conferência Internacional de Direito Ambiental”, realizados no Centro Cultural Rubens Gil de Camilo, em campo Grande/MS.

Foram dois dias de intensas atividades, quando foram repassadas ao público presente informações de grande valia para a preservação do planeta, da natureza e da vida do próprio ser humano. Entre os preletores estavam personalidades de grande expoente, como: Marcus Vinícius Furtado Coelho (Presidente Nacional da OAB); Júlio César Souza Rodrigues (Presidente da OAB/MS); Carlos Sanseverino (Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental-CNMA); Fábio Feldmann (Advogado/Ambientalista); Mercedes Michaela Hunt (USA); Cristiane Derani (UF/SC); Eduardo Vera-Cruz (Portugal); Mário Werneck (Membro da CNMA); Augusto Cury (Escritor/Professor); Otávio Okano (Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo-CETESB), e outros.

24-Na noite de 03/outubro/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AElA/MS) prestigiou o “Sarau Literário” promovido pela Academia de Letras do Brasil – Seccional MS (ALB/CMS) em parceria com a Academia Maçônica Letras  de MS - (AML/MS). O local do evento foi o auditório da Grande Loja Maçônica situado na Rua São Félix nº 789, Jardim São Borja, nesta Capital. A responsável pela programação foi a profª Maria Helena Sarti, membro da AELA/MS e presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional MS (ALB/MS).

Várias outras entidades culturais estiveram presentes. Durante o evento apresentaram-se alguns artistas renomados, como: os poetas Guimarães Rocha, Dr. Venâncio, Nena Sarti e Sagramour Farias; o cantor gospel José Bernardes; as dançarinas/performistas Negarij Negarijij e Luna Duarte; grupos musicais e de dança, além de muitas outras atrações de altíssimo nível. Na ocasião, o escritor Odilon Garcez Alves fez o lançamento de seu E-book intitulado: “Alma de Borboleta”, uma belíssima obra que recebeu elogios dos membros da AELA/MS, a qual se fez representar por três dos seus membros: Dr. Venâncio, Dr. José Bernardes e a profª Maria Helena Sarti.

25-Na noite de 24/outubro/2015 (sábado), às 19h, na Igreja Batista Koinonia (IBK), localizada na Av. Júlio de Castilho nº 5.273, Vila Sílvia Regina, nesta Capital, foi realizado o “1º Festival Aela-Primaveril”, sob a direção do Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS).

Na abertura o Dr. Venâncio fez uma breve exposição da história da AELA/MS e declamou a poesia intitulada “1º Festival Aela-Primaveril” (de sua lavra). Após, convidou o revendo Edson Lima (pastor-presidente da IBK) para elevar a DEUS uma oração inicial. Em seguida apresentaram-se: Ângela Dutra & Pedro Henrich-(Dupla). Emília Tominaga-(Cantora/declamadora). Flávia Lopes-(Instrumentista). Nivaldo Simplício - (Cantor).  Grupo de Dança Gospel da IBK-(Grupo Musical). Grupo de Louvor da IBK-(Grupo Musical).

No encerramento o Dr. Venâncio declamou a poesia intitulada “Eu Apoio aos Professores” (de sua autoria) e o Pr. Edson Lima ministrou a “Bênção Apostólica”. Como de praxe, a AELA/MS outorgou Diplomas de “Parceiros da AELA/MS” e entregou “Moções de Agradecimento” a todos os participantes do evento. O primeiro título foi destinado aos que participaram pela primeira vez de um evento da Aela/MS. Assim, receberam o Diploma de “Parceiros da AELA/MS”: Pr. Edson Souza Lima (por ter cedido às instalações da IBK para a realização do Festival); Edson Arruda e Julian Dias (por terem atuado como Técnicos de Som do evento); o Grupo de Dança Gospel e o Grupo de Louvor da IBK (por terem se apresentado pela primeira num evento da AELA/MS). Os demais receberam “Moções de Agradecimento” vez que já haviam participado oficialmente de outros eventos da AELA/MS, incluindo o acadêmico Paulo Pereira Duarte, que auxiliou brilhantemente na coordenação do Festival. Assim como o “Festival Aela-Gospel” (já institucionalizado), o “Festival Aela-Primaveril” será reeditado em 2016.

26-Na noite de 19/novembro/2015 o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) ministrou para os membros do Conselho de Moradores da Região do Imbirussu uma palestra sobre “O Trabalho Infantil”. Foram duas horas de esclarecimentos sociais, jurídicos, funcionais e de utilidade pública sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Constituição Federal (CF), o Código Penal (CP), o Código de Processo Penal (CPP), a Lei das Contravenções Penais (LCP) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Assim foram esclarecidas várias dúvidas sobre: 1-Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho; 2-O Fim da Menoridade Penal; 3-Crimes contra o Trabalhador Adolescente;  4-A exploração do Trabalho Infantil; 5-A violência Doméstica e Intrafamiliar; 6-O Trabalho Infantil. 7-A Agricultura Familiar.

Ao final foi realizado um FEED-BACK, quando o Dr. Venâncio respondeu às diversas perguntas da plateia. O evento foi muito proveitoso e em breve serão realizadas novas palestras sobre outros temas, a fim de que os todos os Conselheiro Regionais tenham a possibilidade de conhecer as legislações que tratam do assunto.

27-Na noite de 25/novembro/2015 o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) ministrou para pais, alunos e funcionários a Escola Municipal Irmã Zorzi a palestra intitulada “ECA, Direitos e Deveres”, quando foram esclarecidos vários pontos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Constituição Federal (CF), do Código Penal (CP), do Código de Processo Penal (CPP), da Lei das Contravenções Penais (LCP) e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que têm relação direta e indireta com os direitos e os deveres dos menores de 18 anos.

Ao final foi realizado um FEED-BACK, quando o Dr. Venâncio respondeu às diversas perguntas da plateia. O evento foi muito proveitoso e em breve serão realizadas novas palestras sobre outros temas, a fim de que os todos os pais, alunos e funcionários da Escola Irmã Zorzi tenham a possibilidade de conhecer as legislações que tratam do assunto.

28-Em 26/novembro/2015 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) completou cinco anos de existência. Fundada em 26/novembro/2010, a AELA/MS comemorou o seu 1º quinquênio de atividades culturais. Foi uma caminhada gloriosa, com muitas vitórias conquistadas. A AELA/MS tem sede própria e já participou de oitenta e nove (89) eventos culturais assim, distribuídos: 1-Treze (13) em 2011; 2-Dezesste (17) em 2012; 3-Treze (13) em 2013; 4-Vinte e um (21) em 2014. 5-E vinte e cinco (25) em 2015. Também institucionalizou dois Festivais: “AELA-GOSPEL” (do qual já foram apresentadas quatro edições) e “AELA-PRIMAVERIL” (que teve início em 2015).

No início de 2015 recebeu sua Declaração de Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 5.499, de 20/janeiro/2015, publicada no DIOGRANDE nº 4.196, de 26/janeiro/2015. E sua Declaração de Utilidade Pública Estadual através da Lei nº 4.663, de 29/abril/2015, publicada no DIOSUL nº 8.910, de 30/abril/2015. Atualmente está pleiteando a sua Declaração de Utilidade Pública em nível federal, através do gabinete do deputado federal Elizeu Dionízio.

Pelas participações, idealizações e promoções de eventos, nesses cinco anos de existência a AELA/MS posicionou-se entre as três maiores Academias de Letras do Estado. Em 14/dezembro/2014, o seu Presidente (Dr. Venâncio Josiel dos Santos) recebeu o TROFÉU DE DESTAQUE CULTURAL pela Literatura do Estado, através do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS), numa belíssima solenidade realizada no auditório do Hotel Concord, nesta Capital. E um dos seus membros (a profª Maria Helena Sarti) recebeu o mesmo prêmio pela Poesia Estadual. Desta forma, nesse período, a AELA/MS nada ficou a dever às Academias e Associações Culturais de grande porte no Estado, e continua crescendo gradativamente.

29-Na noite de 01/dezembro/2015 o Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) ministrou para pais, alunos e funcionários a Escola Municipal Irmã Zorzi a palestra intitulada “O BULLYING E SUAS IMPLICAÇÕES”, quando foram esclarecidos vários pontos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Constituição Federal (CF), do Código Penal (CP), do Código de Processo Penal (CPP), da Lei das Contravenções Penais (LCP) e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que têm relação direta e indireta com os direitos e os deveres dos menores de 18 anos.

Ao final foi realizado um FEED-BACK, quando o Dr. Venâncio respondeu às diversas perguntas da plateia. O evento foi muito proveitoso e em breve serão realizadas novas palestras sobre outros temas, a fim de que os todos os pais, alunos e funcionários da Escola Irmã Zorzi tenham a possibilidade de conhecer as legislações que tratam do assunto.

30-Na noite de 10/dezembro/2015, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) prestigiou o lançamento do livro intitulado “ALTRUÍSMO”, do escritor Ádemir Barbosa dos Santos. O local do evento foi o auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O escritor é professor da Rede Municipal de Ensino (REME) e autor de seis livros. A obra “Altruísmo” foi prefaciada pelo Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS), que esteve presente ao evento. Foi uma belíssima festa cultural, prestigiada por várias personalidades da Educação e da Cultura do Estado.

Atuaram como cerimonialistas os professores Álex Santos e Olavo (da SEMED). A programação do evento foi bem elaborada e transcorreu da seguinte forma: I-Abertura com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro; II-Após, fizeram uso da palavra: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS), com a declamação do poema intitulado “Altruísmo”; 2-Prof. Ádemir Barbosa dos Santos (autor da obra); 3-Profª Kátia Silene Carminati (diretora adjunta da Escola Municipal Irene Szukala). 4-Durante as locuções houve um fundo musical, apresentado por Samuel Nogueira. 5-Após as locuções, foi realizada a entrega de prêmios aos alunos que participaram da coletânea de poesias que compõem a obra literária.

Na parte musical, apresentaram-se: 1-Coral da EM Irene Szukala (regido pela professora Juliana); 2-Paulo Barbosa (música: O Último Julgamento); 3-Camila Santana (música: Sonda-me); 4-Maíra (música: O Maior dos Dons); 5-Rubens Viana (música: Foi seu Amor); 6-Álex Santos & Pedro Henrique (música: Transbordando em Amor); 7-Alline Thatielly (música: Alcançando). Declamaram poesias: 1-Matheus Max; 2-Heidy Nogueira; 3-Lorenna Carolliny; 4-Valdeci Bohre. Após foi servido um coquetel, para confraternização dos presentes.

CONCLUSÃO: Em 2015 a AELA/MS participou de 30 (trinta) eventos culturais.
II-DOCUMENTOS ELABORADOS EM 2015:
Administrativamente, em 2015 a AELA/MS expediu 38 (trinta e oito) Ofícios. Emitiu: 14 (quatorze) Editais. Uma (01) Nota de Débito e Crédito. Oito (08) Comunicações Internas. Elaborou dois (02) Convites Oficiais. Lavrou 13 (treze) Atas. Realizou 11 (onze) Assembleias Gerais Ordinárias e dois (02) Festivais (Aela-Gospel e Aela-Primaveril). Concedeu dois (02) Diplomas de Benemérito da AELA/MS (vice-governadora Rose Modesto e deputado estadual Rinaldo Modesto, pela Declaração de Utilidade Pública municipal e estadual); 11 (onze) Diplomas de Parceiros da AELA/MS e 14 (quatorze) Moções de Agradecimento, aos participantes dos Festivais. Participou de 30 trinta) eventos de grande monta. Iniciou o ano com 22 (vinte e dois) acadêmicos e o encerrou com 21 (vinte e um).
III-DOCUMENTOS RECEBIDOS:
1-Ofício da vice-governadora Rose Modesto; 2-Uma poesia do poeta Nivaldo Simplício. 3-O Prospecto do projeto Movimento União Cultural. 4-A programação do 16º Festival de Inverno de Bonito/MS; 5-Um Certificado de participação no Seminário Internacional de Economia Criativa e Inovação, realizado no Festival América do sul-Pantanal, em Corumbá/MS; 6-O pedido de desligamento (desfiliação) da acadêmica Izair Romeiro Ribeiro.
IV-DECLARAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA EM 2015:
1-Declaração de Utilidade Pública Municipal: Lei nº 5.499, de 20/janeiro/2015. Publicada no DIOGRANDE nº 4.196, de 26/JANEIRO/2015. 2-Declaração de Utilidade Pública Estadual: Lei nº 4.663, de 29/abril/2015. Publicada no DIOSUL nº 8.910, de 30/ABRIL/2015.
V-MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA EM 2015:
Financeiramente, a AELA/MS iniciou o exercício de 2015 com o saldo bancário de R$ 1.470,72. Arrecadou com anuidades e pequenas doações o total de R$ 4.170,00. Pagou despesas no valor total de R$ 4.407,71. Encerrou o exercício financeiro com o saldo bancário positivo de R$ 1.233,01.
VI-TODOS OS EVENTOS CULTURAIS DOS QUAIS A AELA/MS PARTICIPOU, DESDE A SUA FUNDAÇÃO EM 2010 ATÉ 31/DEZEMBRO/2015:
01-Em 2010/2011-Promoveu e/o participou de 13 (treze) eventos culturais.
02-Em 2012-Promoveu e/ou participou de 17 (dezessete) eventos culturais.
03-Em 2013- Promoveu e/o participou de 13 (treze) eventos culturais.
04-Em 2014-Promoveu e/ou participou de 21 (vinte e um) eventos culturais.
05-Em 2015-Promoveu e/ou participou de 30 (trinta) eventos culturais.
OBSERVAÇÃO: No total, de sua fundação (em 2010) até 31/dezembro/2015, a AELA/MS participou de 94 (noventa e quatro) eventos culturais.
Campo Grande/MS, 31 de dezembro de 2015.
É o Relatório.
Campo Grande/Mato Grosso do Sul (MS), 31 de dezembro de 2015.
Dr. Venâncio Josiel dos Santos                -           Eliana Leite de Souza
Presidente da AELA/MS                            -          1ª Secretária/AELA/MS. 
 


 RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2014:

I-EVENTOS E SOLENIDADES DA AELA/MS EM 2014:
1-No dia 02/fevereiro/2014, o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) assumiu definitivamente a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA/OAB/MS), da qual era o vice-presidente e o palestrante oficial. Na ocasião, ele elaborou a cartilha intitulada: “ECA! QUE BICHO É ESSE?”. Para a realização dessa obra ele contou com a parceria de professores e outros profissionais da Educação, que trabalham na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Esses parceiros foram: Eliana Leite de Souza (supervisão editorial). Ana Maria Godoy (capa). Brigete Madalena Gubert Nascimento (diagramação). Maristela Cássia de Sá Firmino (editoração). Andrea Inah de Carvalho (revisão ortográfica).
 A obra possui 181 páginas e trata-se dum trabalho didático-pedagógico que discorre numa linguagem simples e objetiva sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, quanto à relação destes com seus pais e professores. Contêm 12 capítulos assim distribuídos: 1-ECA! Que bicho é esse? 2-O E.C.A. em perguntas e respostas. 3-Tipos de infrações comuns nas Escolas. 4-A revista pessoal e a vistoria em pertences. 5-Vícios e desvios de comportamento. 6-O álcool e a sociedade. 7-Relacionamento Interpessoal e familiar. 8-Como criar um delinquente? 9-Diferenças entre Roubos e Furtos. 10-O Adolescente em conflito com a Lei. 11-O “BULLYNG” e suas consequências. 12-A laicidade do Estado.
2-No dia 22/fevereiro/2014 ocorreu a Sessão Solene de Eleição e Posse da nova Diretoria para o triênio 2014/2015/2016, na Sede da AELA/MS. Na ocasião foram eleitos: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente). 2-Pr. Adoniram Judson de Paula (vice-presidente). 3-Eliana Leite de Souza (1ª Secretária). 4-Lieth Eugênia de Souza Franciscato (2ª Secretária). Wanderley Leite de Souza (1º Tesoureiro); 6-Paulo Pereira Duarte (2º Tesoureiro). E Carlos Osmar Trapp; Simone Nogueira de Morais Trapp e Ciro Soares da Gama para o Conselho Fiscal.
Desta forma, a AELA/MS renovou as suas forças para dar continuidade aos seus trabalhos em prol da produção de “Literatura e Arte para a Glória de DEUS”, assim como para ampliar os seus passos na obtenção de novas conquistas para essa gloriosa Academia.
3-Na noite de 14 de março de 2014, a AELA/MS participou do “Sarau Cristão”, um evento evangélico patrocinado pela Fundação Municipal de Cultura - (FUNDAC), e realizado na Pensão Pimentel. Para isso a AELA/MS convidou a instrumentista Flávia Lopes, o acadêmico-cantor José Bernardes e o Quarteto Geração, da 1ª Igreja Batista de Campo Grande. Foram duas horas de show, envolvendo os maiores cantores e grupos evangélicos da atualidade.
Na ocasião apresentaram-se: Járiston Lima & Banda; Maciel; Grupo de Dança KIDUSHI; Flávia Lopes; Quarteto Geração; José Bernardes, Cirandinha de Jesus e outros. O Sarau Cristão tem duas horas de duração e sua finalidade é mostrar ao público os valores artísticos existentes em nosso Estado principalmente em Campo Grande. E o seu objetivo é louvar a DEUS através do trabalho desses artistas.
4-Na noite de 25/abril/2014 a AELA/MS participou da solenidade de posse do acadêmico Guimarães Rocha na Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul (AML/MS), no dia 25/abril/2014, no “Buffet Romeu e Julieta”, tendo inclusive o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) composto a Mesa Diretiva juntamente com outras autoridades culturais. Foi uma belíssima festa onde o candidato foi empossado na cadeira 13 daquele Sodalício, cujo patrono é o grande Rui Barbosa. A AELA/MS participou do evento através de três dos seus acadêmicos: Eliana Leite de Souza; Maria Helena Sarti e o Dr. Venâncio Josiel dos Santos.
Em seu discurso, o empossando enalteceu as virtudes e elogiou o trabalho literário de seu antecessor (e ocupante daquela cadeira), o acadêmico Rubênio Marcelo. Este renunciara (voluntariamente) à sua vaga na AML/MS e quis o Grande Arquiteto do Universo que a escolha de substituição recaísse sobre o escritor/poeta Guimarães Rocha. Duas coisas chamaram a atenção naquele evento: 1-O substituído não se achava presente; 2-Ele foi grandemente enaltecido pelo seu substituto, tanto quanto o legítimo patrono da cadeira 13: Rui Barbosa.

5-Na noite de 26/abril/2014 a AELA/MS participou do “Sarau Literário& Musical da Associação Internacional de Poetas”, no Teatro Prosa, o qual foi dirigido pela escritora/advogada Delasnieve Miranda Daspet de Souza (presidente da CEC e do FESC/MS), que contou com a parceria de várias entidades culturais e seus artistas. O mesmo teve a iniciativa da Associação Internacional de Poetas e recebeu o apoio do SESC do Horto Florestal. Durante o evento foi homenageada a professora Maria da Glória Sá Rosa, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras-(ASL).
Foram quase três horas de show onde se apresentaram os seguintes artistas: 1-Grupo Arte-Educação Eduardo Romero; 2-Nayara Alves de Deus; 3-Sylvia Cesco; 4-Robson Simões & Casa de Dança Tom Brasil; 5-Marisa Cajado; 6-Zélia Ferreira; 7-José Bernardes; 8-Cigana Luna Duarte; 9-Di & Leize Freitas e o Grupo Escoteiro Mário Dilson; 10-Negarij& Dança Árabe; 11-Vanda Ferreira; 12-Terezinha Manczak; 13-Odila Lage; 14-Centro de Pesquisas Folclóricas Mar de Xaraés & Xaraexinhos; 15-Ademir Bacca; 16-Ilda Maris Brasil & Equipe; 17-Dr. Venâncio Josiel dos Santos; 18-Ezequiel & Teresinha Lima Ferreira. 19-Laérson Quaresma; 20-Marcelo Godoy & Nena Sarti; 21-Ismael Machado; 22-Beth Terras; 23-Alexandre Soares& Quarteto Geração; 24-Bateria da Escola de Samba da Vila Carvalho.
6-Nos dias 30/abril a 04/maio/2014, a AELA/MS participou da 11ª edição do Festival América do Sul, em Corumbá/MS. E, como nos anos anteriores, houve shows musicais; lançamentos de livros, revistas, CDs e DVDs; exposição de artesanatos e artes plásticas, apresentações de danças e muitas outras emanações culturais. Esse grandioso evento é patrocinado pelo Governo do Estado de MS em parceria com a Prefeitura de Corumbá. Para a realização dos shows são convidados artistas consagrados, incluindo os membros de entidades ligadas ao Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS), que tem sido um dos maiores parceiros na realização desse evento, desde o seu nascedouro.
O Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) é uma associação de entidades culturais sem fins lucrativos. Seus membros apresentam-se graciosamente no Festival. Todas as noites são presentadas poesias, músicas, danças folclóricas, “performances” teatrais e outras manifestações culturais, que são assistidas por cerca de 300 pessoas, em frente ao “stand” do FESC/MS. Este ano, fizeram parte da Comitiva do FESC/MS em Corumbá os seguintes artistas: Delasnieve Daspet Miranda de Souza; Venâncio Josiel dos Santos; Maria Helena Sarti; Guimarães Rocha; Eliana leite de Souza; Vanda Ferreira; Vanesca Duarte; Daisy Pinheiro; Carlos Eduardo; Carlos Luz; Triscy Turatti; Teddy Turatti; Ramona Rodrigues; Villiebaldo Rodrigues e Ismael Pinheiro (15).
7-No dia 25/junho/2014 a AELA/MS participou dum belíssimo evento cultural denominado “RODA DE LEITURA”, realizado no Instituto Batista de Educação Erilásio Nogueira (IBEEN). A iniciativa foi da professora (do IBEEN) Maria Helena Sarti (NENA SARTI), acadêmica da AELA/MS, e presidente da Academia de Letras do Brasil - Seccional MS (ALB/MS). Os poetas convidados foram: Vanda Ferreira, Gregório e Dr. Venâncio. O apoio foi da Direção do próprio IBEEN.
Na abertura das atividades, o Dr. Venâncio (Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul - AELA/MS) fez uma breve explanação sobre “Cultura Poética”. Após declamou um poesia que fez para o evento, intitulada: “Leitura Poética”, na qual homenageou o IBEEN, Nena Sarti e Vanda Ferreira, pela excelência do trabalho apresentado. Após a locução do Dr. Venâncio, as atividades culturais tiveram prosseguimento com “performances” de: Nena Sarti, Gregório e Vanda Ferreira (esta a preletora principal do evento). Ela é uma artista polivalente, que é ao mesmo tempo: escritora, poetisa, artesã, artista plástica, declamadora e ativista cultural. Já publicou doze livros e participou de trinta coletâneas antológicas. Nesse evento, ela dividiu o seu vasto cabedal de conhecimentos literários com os alunos do IBEEN, juntamente com os seus confrades: Nena Sarti; Gregório e Dr. Venâncio.
8-Nos dias 30/julho a 03/agosto/2014 a AELA/MS participou da 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. A comitiva do FESC/MS para esse Festival foi composta por 16 membros: Drª Delasnieve Miranda Daspet de Souza (Presidente do FESC/MS); Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS); Eliana Leite de Souza; Teddy Tarciso Turatti, Triscy Turatti; Jair Buchara Justiniano, Antônia Buchara; Nuno Baes Zaraganno,  Luna Duarte; Negarij Negarijij; Carlos Luz; Villibaldo Rodrigues; Vanda Ferreira; Daisi Pinheiro; Thiago Assis e Aline Mário.
Como sempre, o espaço, a alimentação, o transporte e a estadia foram patrocinados pela  Fundação de Cultura do Estado. Os membros do FESC/MS participaram duma programação paralela à programação oficial do Festival, quando apresentaram suas habilidades artísticas e culturais diretamente ao povo. Nesta edição foi armado um belo palco no centro do “Pavilhão das Artes”, o qual foi disponibilizado para essas apresentações realizadas gratuitamente para as pessoas que as quisessem assistir. Foram realizados vários shows de dança, música, cantorias e declamações poéticas. Assim, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou ativamente de mais essa edição do Festival, na condição de membro e parceira do FESC/MS.
9-No dia 25/junho/2014 o Instituto Batista de Educação Erilásio Nogueira (IBEEN) promoveu um belíssimo evento cultural denominado “RODA DE LEITURA”. A iniciativa foi da professora (do IBEEN) Maria Helena Sarti (NENA SARTI), acadêmica da AELA/MS, e presidente da Academia de Letras do Brasil - Seccional MS (ALB/MS). Os poetas convidados foram: Vanda Ferreira, Gregório e Dr. Venâncio. O apoio foi da Direção do próprio IBEEN.
Na abertura das atividades, o Dr. Venâncio (Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul - AELA/MS) fez uma breve explanação sobre “Cultura Poética”. Após declamou um poesia que fez para o evento, intitulada: “Leitura Poética”, na qual homenageou o IBEEN, Nena Sarti e Vanda Ferreira, pela excelência do trabalho apresentado.

Após a locução do Dr. Venâncio, as atividades culturais tiveram prosseguimento com “performances” de: Nena Sarti, Gregório e Vanda Ferreira (esta a preletora principal do evento). Ela é uma artista polivalente, que é ao mesmo tempo: escritora, poetisa, artesã, artista plástica, declamadora e ativista cultural. Já publicou doze livros e participou de trinta coletâneas antológicas. Nesse evento, ela dividiu o seu vasto cabedal de conhecimentos literários com os alunos do IBEEN, juntamente com os seus confrades: Nena Sarti; Gregório e Dr. Venâncio.
10-Em 21/agosto/2014 a AELA/MS participou com sucesso de mais um evento cultural. Desta feita foi na cidade de Três Lagoas/MS, por ocasião do lançamento dos livros intitulados: “Pã-Che-Tetã” (de Delasnieve Miranda Daspet de Souza) e “Mitay do Pantanal” (de Nelson Vieira de Souza). Foi uma festa magnífica, onde foi realizado um “Sarau Lítero Cultural”, com apresentações de músicas, danças folclóricas, poesias, leituras poéticas e outras manifestações culturais.
As apresentações culturais ficaram ao cargo dos seguintes artistas e ativistas culturais, membros do FESC/MS: Dayane; Triscy; Geni; Teddy Turatti (Grupo de Dança Mar de Xaraés); Dr. Venâncio Josiel dos Santos e Dr. José Bernardes (Academia Evangélica de Letras e Artes de MS-AELA/MS e Academia de Letras do Brasil-Seccional Campo Grande-ALB/CG/MS); Vanesca Luna Duarte (Associação dos Ciganos de MS); Negarij Negarijij (bailarina de Dança Árabe e Indiana); cantor e violonista Nuno Baes (cantor e violinista); Válter Jeronymo e Mota Junior (Editora Life); e Nena Sarti (AELA/MS e Academia de Letras do Brasil-Seccional de MS).
O evento foi prestigiado com a presença da senhora prefeita de Três Lagoas (Márcia Moura), da diretora do Departamento Municipal de Cultura (Vicky Vituri); das ativistas culturais: Branca; Ana e Cidinha Mariano; do comandante militar de Três Lagoas, de vários vereadores, além dos escritores: Sueli Damasceno; Irma Ferraz; Sueli, Antonieta e Bruno Henrique, e outros. Também estiveram presentes vários professores; estudantes e membros influentes da sociedade local. Assim, mais uma vez a Cultura Sul-Mato-Grossense marcou presença em três Lagoas/MS, onde teve uma manifestação inigualável.
11-Nos dias nos dias 05, 06 e 07/setembro/2014 a AELA/MS teve uma participação efetiva no “8º Congresso de Homens Batistas Sul-Mato-Grossenses” - (8º CHBMS), realizado nos dias 05, 06 e 07/setembro/2014, na 2ª Igreja Batista de Campo Grande/MS. Para isso, oito (08) acadêmicos da AELA/MS estiveram envolvidos diretamente no Congresso, atuando da seguinte forma: o Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) como Secretário Geral, elaborando e lendo as atas e avisos pertinentes ao Congresso. Paulo Pereira Duarte como Secretário Geral Adjunto e Introdutor, auxiliando o Dr. Venâncio e orientando aos presentes sobre as vicissitudes do evento. José Eulálio da Rocha como Coordenador Geral do Congresso, responsabilizando-se diretamente pela condução do mesmo. Cleider de Souza Costa como Relações Públicas, informando sobre a chegada de autoridades e visitantes, e distribuindo o material a ser utilizado no Congresso. Isaías de Almeida atuou como presidente da Comissão de Transportes, providenciando o traslado dos congressistas para os locais especificados. E os acadêmicos José Bernardes e Alexandre Luiz apresentaram a parte musical, juntamente com o conjunto “Vozes de Liberdade”, do qual são integrantes. E Adoniram Judson de Paula (vice-presidente da AELA/MS e pastor-titular da Igreja Presbiteriana do Bairro Amambai-IPBA) cedendo às instalações da Igreja que dirige para hospedar os congressistas que vieram de outras cidades.
Foram três dias de estudos bíblicos, administrativos e preparatórios para a ampliação da pregação do Evangelho de Cristo no mundo contemporâneo. Além dos oito acadêmicos mencionados, muitos outros cristãos-evangélicos estiveram envolvidos na realização desse brilhante Congresso. O pastor Jonas Xavier de Pina (titular da 2ª Igreja Batista), além de ceder as instalações da Igreja (que dirige) para a realização do evento, presidiu três Comissões Administrativas: 1-De Apoio ao Preletor; 2-De Orçamento; 3-De Som e Imagem. O pastor Francisco presidiu a Comissão de Intercessão, tendo-se responsabilizado pela oração contínua em favor do Congresso e do Preletor. E, o pastor Nivaldino Cipriano Bastos (titular da Igreja Batista do Irajá/Rio de Janeiro) foi o prinipal preletor do Congresso.
Mário Benites presidiu a Comissão de Hospedagem, disponibilizando aos congressistas a pousada econômica e informando sobre a rede hoteleira mais próxima ao local do evento. Laurênio Vieira Ramos atuou com presidente da Comissão de Programação, responsabilizando-se pela pauta inspirativa e deliberativa do Congresso. Jair Costa atuou na Tesouraria do Congresso, realizando as inscrições e distribuindo o material utilizado no evento.  José Soares presidiu a Comissão de Recepção, recebendo os congressistas vindos de outros Estados e introduzindo-os nas diversas sessões do Congresso.
Foram os esforços dos líderes e dos membros das respectivas Comissões que fizeram com que o “8º Congresso de Homens Batistas Sul-Mato-Grossenses” fosse realizado com proficiência, resultando num grande sucesso em todos os sentidos. Ao final, cinco (05) dos seus participantes receberam “Moções de Agradecimento” pelo excelente desempenho e pelo auxílio prestado durante o evento. Foram eles: 1-José Eulálio da Rocha; 2-Paulo Pereira Duarte; 3-Jonas Xavier de Pina; 4-Nivaldino Cipriano Bastos. 5-Adoniram Judson de Paula.
12-Na noite de 06/setembro/2014 a AELA/MS participou da “Feira das Regiões”, realizada no Instituto Batista de Educação Erilásio Nogueira (IBEEN), a qual foi uma festa cultural de grande envergadura. Participaram do evento os alunos, professores e funcionários do IBEEN, além de várias entidades culturais. Entre elas a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), que participou das atividades culturais apresentando alguns números culturais, através de: Dr. Venâncio (poeta, presidente da AELA/MS); Nena Sarti (professora, escritora e acadêmica da AELA/MS); Lieth Franciscato (regente, instrumentista e acadêmica da AELA/MS) e Romualdo Costa (músico/instrumentista, parceiro da AELA/MS).
Fez a abertura do evento a acadêmica Nena Sarti, que é professora do IBEEN; além de acadêmica da AELA/MS e presidente da Academia de Letras do Brasil-Seccional MS (ALB/MS). Em seguida fez uso da palavra o Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS e da Academia do Brasil de Letras-Seccional Campo Grande-ALB/CG), que declamou uma poesia de sua lavra, intitulada “Feira das Regiões”, que homenageou o evento, o IBEEN, seus dirigentes, professores, funcionários e alunos. Concluíram a parte musical-gospel: a regente Lieth Franciscato e o cantor-instrumentista Romualdo Costa, que apresentou um belíssimo show musical.
Durante a programação destacou-se o número de dança da bailarina Negarij Negarijij, que dançou ao som da declamação de um poema da Drª Delasnieve Daspet (lido pela autora). Na sequência, houve muitas outras apresentações musicais e de dança, que embelezaram a festa, além de realizada uma variada exposição de livros, revistas, CDs, DVDs, artesanatos, artes plásticas, e outras obras culturais.
13-Na noite de 16/setembro/2014 a AELA/MS participou do “Culto Inaugural” de preparação ao “Ministério da Palavra” do acadêmico Paulo Pereira Duarte, que é membro regular e ativo da Igreja Batista do Planalto; membro e 2º tesoureiro da AELA/MS; formado em Direito e em Teologia; escritor e poeta.  A celebração ocorreu na sede provisória da AELA/MS, localizada na Rua Terlita Garcia nº 15-C, Bairro de Santa Carmélia, Campo Grande/MS, sendo registrada a presença de mais de 20 pessoas.
A “Ordem do Culto” teve a seguinte sequência: foram entoados os hinos 07 (Maravilha Divina) e 476 (Brilho Celeste) do “Cantor Cristão” (CC). Em seguida, o acadêmico Paulo Duarte leu o texto de Ezequiel 33.1-6, e elevou a DEUS uma oração intercessória. A seguir, foi entoado o hino 114 (A Vinda do Senhor) do CC. Após, o Dr. Venâncio (presidente da AELA/MS) deu um testemunho pessoal sobre o crescimento da Academia e a sua grande aceitação no mundo cultural do Estado, reconhecendo isso como “Bênção de DEUS”. Em seguida, ele anunciou o “Culto Musical” a ser realizado em 21/setembro/204 (domingo) na Igreja Batista do Planalto (IB-Planalto); e a realização do “3º Festival Aela-Gospel”, em 18/outubro/2014 (sábado) no Teatro Aracy Balabanian.
Foi o preletor da noite o pastor Akram Kalil Gbara (titular da IB-Planalto), que fez uma belíssima reflexão à luz do texto de Atos 11.19-26, após a qual foram apresentados vários pedidos de oração, que foram atendidos de imediato, pelo pastor Akram. Em seguida, o acadêmico Paulo Duarte regeu o cântico dos hinos 556 (Oração para a Noite) e 06 (Glória ao Senhor) do CC, realizou a leitura responsiva do texto de Números 6.24, 25 e elevou a DEUS uma oração de agradecimento pelo sucesso do culto e de sua missão pastoral. Após, solicitou ao irmão João (da IB-Planalto) que elevasse a DEUS uma oração de encerramento do Culto.
Após, foi ministrada a “Bênção Araônica” pelo pastor Akram, com a qual foi encerrado o “Culto Inaugural”, ficando estabelecido que todas às quintas-feiras (a partir de 25/setembro/2014) haverá um “Culto Evangelístico ou de Estudos Bíblicos” no mesmo horário e local. Assim, foi declarado iniciado o “Ministério Pastoral” do acadêmico Paulo Pereira Duarte. Ao final, foi servido um delicioso coquetel, patrocinado por uma das irmãs presentes ao Culto.
14-Na noite de 21/setembro/2014 a AELA/MS participou do “Culto Musical”, na Igreja Batista do Bairro Planalto (IB-Planalto), nesta Capital. A iniciativa foi do reverendo Akram Kalil Gbara (pastor titular da IB-Planalto), que convidou a AELA/MS para participar do Culto, apresentando a parte musical. Assim, participaram do evento os seguintes acadêmicos: Dr. Venâncio (presidente da Aela/MS); Paulo Pereira Duarte; Lieth Franciscato; além dos parceiros da Aela/MS: Lívia & Romualdo Costa; Luíza Lopes e o grupo musical “Fonte de Adoração”. Também contou com a presença do acadêmico: José Eulálio da Rocha (presidente da SMHB/MS).
Foi essa a Ordem do Culto: 1-Fez a abertura o acadêmico Paulo Duarte, com uma oração inicial e a leitura do “Salmo 124”. 2-Em seguida, a acadêmica Lieth Francisca regeu o auditório em dois hinos de louvor a DEUS. 3-Após, O Dr. Venâncio fez uma breve locução sobre a Aela/MS e sobre a iniciativa do “Culto Musical”; declamou as poesias intituladas “Culto Inaugural” e “Culto Musical”; sorteou e entregou quatro livros ao auditório (três de seu acervo e um de autoria do acadêmico Paulo Duarte); e fez a chamou os artistas que se apresentariam no evento. 4-A seguir, o músico/instrumentista Romualdo Costa apresentou dois números musicais. 5-Após, o grupo musical “Fonte de Adoração” cantou mais dois números. 6m seguida, o acadêmico Sebastião Gomes Ferreira cantou duas músicas do seu CD: “Garça Branca”. 7-Após, a cantora Luíza Lopes apresentou quatro números musicais. 8-Em seguida, a dupla Lívia & Romualdo Costa apresentou dois números musicais.
Após foram regidos pela acadêmica Lieth Franciscato mais dois hinos de louvor, enquanto os presentes participavam do momento de entrega de “dízimos e contribuições”. Em seguida, o pastor Akram proferiu a mensagem. Após a “Bênção Apostólica” (ministrada pelo pastor Akram), o culto foi encerrado ao som instrumental do músico Romualdo Costa. O “Culto Musical” foi um marco histórico na parceria existente entre a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aela/MS) e a Igreja Batista do Bairro Planalto (IB-Planalto), que já foi palco (recentemente) de outros eventos acadêmicos.
15-Na noite de 18/outubro/2014 a AELA/MS promoveu o “3º FESTVAL AELA-GOSPEL”, no Teatro Aracy Balabanian, nesta Capital, sob a coordenação do Dr. Venâncio Josiel dos Santos, que fez a abertura com a declamação duma poesia de sua lavra, enaltecendo o evento. A seguir, passaram a se apresentar os corais, grupos musicais, conjuntos e artistas (solo e duplas) convidados.
As apresentações ocorreram na seguinte ordem: 1-Coral Louvor & Mensagem (abertura musical-IPBA); 2-Coral “CRIANÇAS! CANTAI!” (IPBA). 3-Maria Helena Sarti (acadêmica da AELA/MS-poesia); 4-Poetisa Erenildes Xavier (solo, IB-Cel. Antonino). 5-Conjunto “Vozes de Liberdade” (PIB/CG/MS); 6-Quarteto Geração (PIB/CG/MS). 7-José Bernardes (cantor solo, acadêmico da AELA/MS). 8-Ciro Soares da Gama (cantor solo-acadêmico da AELA/MS). 9-Sebastião Gomes Ferreira (acadêmico da AELA/MS). 10-Emília Tominaga & Banda (acadêmica da AELA/MS). 11-Um Perfeito Louvor (3ª Igreja Batista). 12-Laís - vocalista das Jovens Cristãs em Ação - JCA (IB-Cel. Antonino). 13-Simone Nogueira de Morais Trapp (acadêmica da AELA/MS). 14-Coreógrafa Ingrid Maria dos Santos-Rocha (solo, IB-Cel. Antonino). 15-KIDUSHI (Santificação)-Grupo de Coreografia (IB-Cel. Antonino). 16-Flávia Lopes (Solo, IP-Central). 17-Grupo Musical “Fonte de Adoração” (IB-Itamaracá).
Todos os corais, grupos, conjuntos e artistas (solo e duplas) que se apresentaram no evento receberam uma Moção de Agradecimento da AELA/MS, sendo que o grupo musical “Fonte de Adoração” recebeu o Diploma de “Parceiro da AELA/MS”, por ser esta a primeira vez que se apresenta no “FESTIVAL AELA-GOSPEL”. Durante o evento foram registradas as presenças dos acadêmicos da AELA/MS: 1-Venâncio Josiel dos Santos; 2-Alexandre Luiz dos Santos Soares; 3-José Bernardes dos Prazeres Júnior; 4-Ciro Soares da Gama; 5-Sebastião Gomes Ferreira; 6-Eliana Leite de Souza; 7-Emília Gomes de Oliveira Tominaga; 9-Carlos Osmar Trapp; 10-Simone Nogueira de Morais Trapp (10).
 Prestigiaram o evento cerca de 250 pessoas. Ao final, o acadêmico-presidente agradeceu a presença de todos; e anunciou que a partir do ano vindouro (2015) o “FESTIVAL AELA-GOSPEL” será apresentado nas Igrejas Evangélicas parceiras da AELA/MS, conforme convites que a Direção da AELA/MS tem recebido dos pastores titulares dessas Igrejas.
16-No dia 29/novembro/2014 a AELA/MS participou duma festividade inigualável, quando foi inaugurada a Biblioteca da Praça Central de Jaraguari e lançado o livro intitulado: “Histórias Poéticas”. O evento foi resultado da aprovação do projeto cultural intitulado “Conhecendo meu Jaraguari”, cujo proponente-executor foi Ciro Soares da Gama, o atual Secretário de Educação, Cultura e Lazer do município de Jaraguari/MS. A Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) foi representada por dois dos seus acadêmicos: Dr. Venâncio Josiel dos Santos e Ciro Soares da Gama.
Estavam presentes no evento: o prefeito de Jaraguari, a 1ª dama do município, o representante do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e do Fundo de Investimento à Cultura (FIC/MS), o Dr. Venâncio (Presidente da Academia Evangélica de Letras de Mato Grosso do Sul-AELA/MS e da Academia de Letras do Brasil-Seccional campo Grande/MS-ALB/CG/MS); o representante da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras-ASL (o poeta-escritor Guimarães Rocha); a representante da OAB/MS (a advogada Eliana Leandro Dias); o representante da União Brasileira de Escritores-Seção MS (UBE/MS); a artesã Cleonice Machado; o Secretário de Educação, Cultura e Lazer de Jaraguari/MS (Ciro Gama), além de outros secretários municipais e seus assessores.
Durante a solenidade foi realizado um “Concurso de Poesias”, que foi julgado por uma Comissão de Artistas oriundos de Campo Grande/MS. Formaram essa Comissão: Dr. Venâncio (Presidente); Cleonice Machado (Secretária); Guimarães Rocha; Eliana Leandro Dias e Edno Machado. Os vencedores do concurso foram: Luiz Felipe (1º), Luiz Santana (2º) e Natália (3º).
17-Na noite de 08/novembro/2014 a AELA/MS participou duma belíssima solenidade realizada no auditório do Sindicato dos Policiais Federais: a SOLENIDADE DE POSSE CONJUNTA de novos acadêmicos na Academia de Letras do Brasil - Seccional MS (ALB/MS) e Seccional Campo Grande (ALB/CG). A Mesa Diretiva foi formada por três autoridades culturais, que dirigiram conjuntamente a solenidade: Drª Delasnieve Miranda Daspet de Souza (Presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS); do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS); da Associação Internacional de Poetas e Embaixadora da Paz); Profª Maria Helena Sarti (Nena Sarti, Presidente da ALB/MS) e o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da ALB/CG e da AELA/MS).
Como sempre o faz, a AELA/MS esteve presente no evento, contribuindo para o seu sucesso. Participaram ativamente da realização do mesmo, exercendo as mais diversas funções durante a festividade, os seguintes acadêmicos da AELA/MS: 1-Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente). 2-Profª Maria Helena Sarti. 3-Dr. Paulo Pereira Duarte. 4-Ciro Soares da Gama. 5- José Bernardes dos Prazeres Júnior. 6-Adoniram Judson de Paula. 7-Sebastião Gomes Ferreira. 8-Emília Gomes de Oliveira Tominaga. 9-Lieth Eugênia de Souza Franciscato. 10-Alexandre Luiz dos Santos Soares. 11-José Eulálio da Rocha. 12-Cleider de Souza Costa.
Foi tocado solenemente o Hino Nacional Brasileiro, cantado pelo acadêmico José Bernardes, e acompanhado por todos os presentes. Após uma breve locução introdutória pela Drª Delasnieve Daspet, fez a abertura solene do evento a Profª Nena Sarti. Em seguida fez uso da palavra o Dr. Venâncio (Presidente da ALB/CG), que fez uma breve explanação sobre o funcionamento da CONALB, da ALB/BR e suas Seccionais pelo Brasil. A seguir, após assinarem os termos de posse respectivos, foram chamados a prestar o juramento solene os candidatos presentes.
Pela ALB/CG foram empossados: 1-Sebastião Gomes Ferreira. 2-Emília Gomes de Oliveira Tominaga. 3-Lieth Eugênia de Souza Franciscato. 4-Alexandre Luiz dos Santos Soares. 5-Romualdo Ananias Oliveira da Costa. 6-Heleninha de Oliveira. 7-Rosalina Gonçalves Ramos Heraí. 8-Souvenir Estigarribia Quintanilha. 9-José Eulálio da Rocha. 10-Eliana Leandro Dias. 11-José Bernardes dos Prazeres Júnior. 12-Nelson Vieira de Souza. 13-Robson Simões de Almeida. 14-Nivaldino José Simplício. 15-Cleider de Souza Costa. 16-Vanda Ferreira. 17-Eliane Pinheiro de Paula. 18-Adoniram Judson de Paula.
Pela ALB/MS foram empossados: 1-Odilon Garcez Ayres. 2-Elisete Riella Silveira (Negarij Negarijij). 3-Simone da Conceição Possa. 4-Elisabeth Cristina Chiesi Terras. 5-Janaína Braga Macedo. 6-Guilherme Madeira. 7-Jacqueline do Carmo Nunes Roque. 8-Ivone Macieski. 9-Diego Silva. 10-Rogério Fernandes Lemes. 11- Aurineide Alencar de Freitas. 12-Aldo Teixeira dos Santos Medeiros (Nuno Baes). 13-Benedito Cantelli. 14-Igor Vitorino dos Santos. 15-Sueli Batista Damasceno. 16-Edna Nogueira Gomes. 17-Ruth Hellmann Claudino. 18-Teddy Tarciso Turatti.
Após a respectiva diplomação, todos foram declarados empossados nas respectivas Academias. Fez uso da palavra representando os empossados da ALB/MS a acadêmica Ivone Macieski. Também fez uso da palavra representando os empossados da ALB/CG o acadêmico Nelson Vieira de Souza (também presidente da Academia Maçônica de Letras de MS). Após, foram entregues Moções de Agradecimento aos seguintes agraciados: 1-Drª Delasnieve Miranda Daspet de Souza; 2-Jorge Luiz Ribeiro Caldas da Silva; 3-Ericfrank Pedrosa Nogueira; 4-Ciro Soares da Gama; 6-Paulo Pereira Duarte; 7-Emília Gomes de Oliveira Tominaga; 8-Eliana Leandro Dias; 9-José Bernardes dos Prazeres Júnior. Após, fez uso da palavra o Dr. Venâncio (presidente da ALB/CG) encerrando a parte solene do Sodalício.  Ele mesmo fez a abertura da parte cultural do evento, ao apresentar a poesia de sua lavra, intitulada: “Posse Conjunta”.
Após se apresentaram as seguintes atrações: 1-José Bernardes, cantando as músicas: “Meu tributo”; “A Deus damos Glória” e “Jesus Bendito”; 2- Cigana Luna Duarte e Grupo Esmeralda, com danças do ventre e performances ciganas; 2-Odila Lange, declamando um poema de sua autoria; 4-Conjunto “Vozes de Liberdade”, apresentando várias músicas sacras e “à capela”. 5-Dupla de mulheres repentistas, apresentado várias poesias de cordel. No auditório foi registrada a presença do professor Reginaldo Alves de Araújo (Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras-ASL) e da escritora/artesã Noêmia Araújo (representante das artistas plásticas de Campo Grande/MS). Ao final foi servido um lauto coquetel, apreciado por todos.
18-No dia 15/novembro/2014 a AELA/MS esteve presente no aniversário de 66 anos de fundação do distrito de Anhanduí. Foi uma festa cultural e histórica de grande monta, que contou com várias apresentações e comemorações em vários lugares daquele distrito. O local mais movimentado foi a Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, cuja diretora é Neide Souza Coelho.
A AELA/MS foi representada por dois dos seus acadêmicos: O Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente) e a profª Eliana Leite de Souza (1ª Secretária). O Dr. Venâncio também representou a OAB/MS, na condição de Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/OAB/MS). A profª Eliana Leite esteve representando o setor de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.
19-No dia 29/novembro/2014 ocorreu a instalação oficial da Biblioteca da Praça Central de Jaraguari; e lançado o livro intitulado: “Histórias Poéticas”. O evento foi resultado da aprovação do projeto cultural intitulado “Conhecendo meu Jaraguari”, cujo proponente-executor foi Ciro Soares da Gama, o atual Secretário de Educação, Cultura e Lazer do município de Jaraguari/MS. A AELA/MS foi representada por dois dos seus acadêmicos: Dr. Venâncio Josiel dos Santos e Ciro Soares da Gama.
Estavam presentes no evento: o prefeito de Jaraguari, a 1ª dama do município, o representante do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e do Fundo de Investimento à Cultura (FIC/MS), o Dr. Venâncio (Presidente da Academia Evangélica de Letras de Mato Grosso do Sul-AELA/MS e da Academia de Letras do Brasil-Seccional campo Grande/MS-ALB/CG/MS); o representante da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras-ASL (o poeta-escritor Guimarães Rocha); a representante da OAB/MS (a advogada Eliana Leandro Dias); o representante da União Brasileira de Escritores-Seção MS (UBE/MS); a artesã Cleonice Machado; o Secretário de Educação, Cultura e Lazer de Jaraguari/MS (Ciro Gama), além de outros secretários municipais e seus assessores.
Durante a solenidade foi realizado um “Concurso de Poesias”, que foi julgado por uma Comissão de Artistas oriundos de Campo Grande/MS. Formaram essa Comissão: Dr. Venâncio (Presidente); Cleonice Machado (Secretária); Guimarães Rocha, Eliana Leandro Dias e Edno Machado (membros). Os vencedores do concurso foram: Luiz Felipe (1º), Luiz Santana (2º) e Natália (3º).
20-Nos dias 9, 10 e 11/dezembro/2014 a AELA/MS participou do Seminário “Integrando Cultura”, realizado no Salão Maior de Eventos do Hotel Concord, nesta Capital. O evento foi patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura (FIC/MS) e foi uma iniciativa do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS). Estiveram presentes representantes do setor cultural de 42 municípios do Estado, os quais discutiram políticas públicas e apresentaram novas perspectivas para a Cultura do Estado e de suas cidades, nos próximos três anos.
Durante o evento, tiveram participação ativa como preletores (dentro de suas áreas de atuação): Drª Delasnieve Miranda Daspet de Souza; Maria Helena Sarti; Dr. Venâncio Josiel dos Santos; Vereador Ataíde Nery de Freitas; Ana Maria Bernardelli; Maestro Jardel; Adriana Cação; Reginaldo Peralta; Giovana Ramos; Maria Irene Reginatto; Edilson Aspet Azambuja; além de outros.
Nesses três dias ocorreram palestras, oficinas e apresentações artísticas. Foi realizada a eleição e posse da nova “Diretoria do Fórum de Gestores de Cultura de MS”, com mandato de três anos. Foram entregues os troféus aos artistas eleitos “DESTAQUE CULTURAL/2014”. Esteve presente cerca de 120 pessoas. O evento foi tão bem sucedido, que será reeditado em 2015, e nos anos subsequentes. E, a AELA/MS teve uma participação efetiva como entidade-membro do FESC/MS. Estiveram presentes no evento cinco dos seus acadêmicos: Dr. Venâncio Josiel dos Santos; profª Maria Helena Sarti; Emília Gomes de Oliveira Tominaga; Paulo Pereira Duarte e Eliane Leite de Souza. Os dois primeiros foram homenageados com o prêmio “DESTAQUE CULTURAL /2014”.
21-Na noite de 10/dezembro/2014 houve a entrega do “PRÊMIO DESTAQUE CULTURAL/2014”, que foi o ponto culminante do Seminário “Integrando Cultura”. Receberam o prêmio DESTAQUE CULTURAL/2014: 1-Jorge Barros; 2-Teatro Imaginário Maracangalha; 3-Anor Mendes; 4-Dança Urbana; 5-Grupo Folclórico Mar de Xaraés; 6-Vanda Ferreira; 7-Marcelo Fernandes; 8-Aída Machado Domingos; 9-Venâncio Josiel dos Santos; 10-Robson Simões; 11-Maria Helena Sarti; 12-Reinaldo Arguello; 13-Carlos Luz. Além dos premiados, receberam menções honrosas: Delasnieve Miranda Daspet de Souza e Edilson Aspet Azambuja.
Apresentaram suas “performances” artísticas: Maestro Jardel; Marcelo Fernandes; Ismael Pinheiro; Nuno Baes; cigana Luna Duarte e Negarij Negarijij. Ao final, o evento foi considerado uma bela iniciativa, que obteve um excelente resultado. Todos se comprometeram a trabalhar coletivamente em prol da Cultura do Estado e de seus municípios. Houve uma proposta, aprovada por unanimidade, que para o próximo Seminário sejam envidados esforços no sentido de que todos os municípios do Estado estejam presentes.
II-DOCUMENTOS ELABORADOS EM 2014:
Administrativamente, em 2014 a AELA/MS expediu 45 (quarenta e cinco) ofícios. Emitiu 12 (doze) editais; três (03) Notas de Débitos e três (03) Comunicações Internas. Elaborou dez (10) Convites Oficiais. Lavrou 13 Atas. Realizou 11 (onze) Assembleias Gerais Ordinárias; uma (01) Sessão Solene de Eleição e Posse da Diretoria, para o triênio 2014/2015/2016; dois (02) Cultos de Ação de Graças; e um (01) Festival (3º FESTIVAL AELA-GOSPEL). Participou de 21 (vinte e um) eventos de grande monta. Iniciou o ano com 23 (vinte e três) acadêmicos e o encerrou com 22 (vinte e dois).
III-DOCUMENTOS RECEBIDOS EM 2014:
1-Ofícios da ASL encaminhando 60 (sessenta) Revistas nº 25 e 26, daquele Sodalício. 2-Cópia da letra do Hino Oficial de Campo Grande/MS. 3-Cópia da matéria “Aniversário da Academia - MS”, publicada na Revista Consciência. 4-Cópia da matéria “Literatura, a Mãe de todas as Artes”, publicada no jornal “ESTADO”. 5-Cópia da matéria “Qual dos dois e o Cara?”, publicada no jornal Arauto. 6-Convite oficial para participar do Seminário “Integrando Cultura”. 7-Convite oficial para participar do “Prêmio Destaque Cultural/2014”. 8-Uma Carta-Comunicação das Águas Guarirobas S/A, informando sobre a correção do endereço da AELA/MS. 9-Um pedido de desligamento (acadêmico-pastor Sebastião Pereira Cruz).Financeiramente, a AELA/MS iniciou o exercício de 2014 com o saldo bancário de R$ R$ 2.859,10. Arrecadou com anuidades e pequenas doações o total de R$ 3.583,00. Pagou despesas no valor total de R$ 4.971,38. Encerrou o exercício financeiro com o saldo bancário positivo de R$ 1.470,72
IV-MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA EM 2014:

Financeiramente, a AELA/MS iniciou o exercício de 2014 com o saldo bancário de R$ R$ 2.859,10. Arrecadou com anuidades e pequenas doações o total de R$ 3.583,00. Pagou despesas no valor total de R$ 4.971,38. Encerrou o exercício financeiro com o saldo bancário positivo de R$ 1.470,72.
V-EVENTOS DOS QUAIS A AELA/MS  NOS QUATRO ANOS ANTERIORES:
1-Em 2010/2011-Promoveu e/o participou de 13 (treze) eventos culturais. 2-Em 2012-Promoveu e/ou participou de 17 (dezessete) eventos culturais. 3-Em 2013- Promoveu e/o participou de 13 (treze) eventos culturais. 4-Em 2014-Promoveu e/ou participou de 21 (vinte e um) eventos culturais. NO TOTALaté 31/dezembro/2014 a AELA/MS participou de 64 (sessenta e quatro) eventos culturais.
É o Relatório.
Campo Grande/Mato Grosso do Sul (MS), 31 de dezembro de 2014. 

Dr. Venâncio Josiel dos Santos - (Presidente)  -  Eliana Leite de Souza - (1ª Secretária).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELATÓRIO GERAL DE ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2013:

I-ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2013:

1-No dia 20/fevereiro/2013, o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) foi eleito vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e da Criança e do Adolescente (CDCA/OAB/MS), ingressando no seu quarto mandato como membro atuante da OAB/MS. Ele atua em Comissões da OAB/MS desde 2005, quando foi eleito vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDCH). Em 2007 elegeu-se vice-presidente da Comissão OAB VAI À ESCOLA (COVESC), onde cumpriu dois mandatos: 2007/2009 e 2010/2012. Neste ano de 2013 foi eleito vice-presidente da CDCA, para o triênio 2013/2015.
2-Em 02/março/2013 foi feito um levantamento sobre a atuação da AELA/MS e a participação de seus acadêmicos na Cultura Secular, e constatou-se o seguinte:
2.1-O seu Presidente-Fundador (escritor Venâncio Josiel dos Santos) é o atual Presidente da Academia de Letras do Brasil-Seccional Campo Grande (ALB/CG/MS). É o vice-presidente do Grupo Evangélico da Ação Política-(GEAP). É membro-titular do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS). É o Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/MS (CDCA). É membro-parecerista da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS (CDH) e membro-palestrante da Comissão “OAB VAI À ESCOLA” – (COVESC).
2.2-A 1ª Secretária da AELA/MS (cantora Eliana Leite de Souza) é representante do Coral Louvor & Mensagem (da IPBA) no Fórum Estadual de Cultura-FESC/MS. É a 2ª Secretária do GEAP. Foi eleita recentemente membro-suplente do Conselho Estadual de Cultura. Também é a 1ª Secretária da Academia de Letras do Brasil-Seccional Campo Grande (ALB/CG/MS).
2.3-O 2º Tesoureiro da AELA/MS (escritor Paulo Pereira Duarte) é o atual presidente da ACIBAMS-UNICENTRO. É o segundo pastor na Igreja Batista Planalto. É o 2º tesoureiro na Academia de Letras do Brasil-Seccional Campo Grande (ALB/CG/MS). Foi eleito recentemente conselheiro-suplente do Conselho Estadual de Cultura (CEC/MS).
2.4-Izair Romeiro Ribeiro (artesã e artista plástica, membro da AELA/MS) é a 2ª Secretária da Academia de Letras do Brasil-Seccional Campo Grande-(ALB/CG/MS) e a sua representante direta no FESC/MS.

2.5-Ciro Soares da Gama (cantor, compositor, escritor e membro da AELA/MS); Carlos Osmar Trapp (escritor, editor do jornal “O Cidadão Evangélico” e presidente do GEAP) e Simone Nogueira de Morais Trapp (cantora, escritora, membro da AELA/MS e 1ª Secretária do GEAP) também são membros da Academia de Letras do Brasil-Seccional Campo Grande-(ALB/CG/MS).

2.6-Maria Helena Sarti (NENA SARTI), escritora, poetisa, é membro da AELA/MS e ex-presidente da Academia de Letras do Brasil/MS e do Fórum Estadual de Cultura-(FESC/MS). Assim, gradativamente, os membros das AELA/MS vão marcando posições bem definidas na Cultura Secular, onde divulgam a Palavra de Deus através das artes que receberam do Senhor.
3-Nos dias 01 a 05/maio/2013 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou do 10º Festival América do Sul, em Corumbá/MS. Representaram a AELA/MS nesses cinco dias: o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) e Eliana Leite de Souza (1ª Secretária). Shekinan (Maria Lúcia Lopes Rojas).
3.1-Várias autoridades civis, militares e eclesiásticas prestigiam o evento e visitaram o “stand” do FESC/MS. Entre eles: o prefeito de Corumbá/MS (Dr. Paulo Duarte), o Deputado Marum, o professor Américo Calheiros (Presidente da Fundação Estadual de Cultura) e o Governador do Estado (Dr. André Puccinelli). Assim, a AELA/MS esteve divulgando duma forma magistral a Cultura Gospel, elevando-a brilhantemente no cenário do nosso Estado e do nosso País.
4-No dia 08/maio/2013, numa belíssima solenidade cívica, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ASL/MS) outorgou comendas aos Líderes Comunitários que mais se destacaram no biênio 2012/2103. Um dos homenageados foi o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS); Vice-Presidente do Grupo Evangélico de Ação Política (GEAP) e Membro do Conselho de Moradores da Região Urbana do Imbirussu). Nessa função de Líder Comunitário, através do Conselho de Moradores da Região Urbana do Imbirussu, o Dr. Venâncio está sem seu quarto mandato, onde tem demonstrado a sua capacidade de Liderança, seu denodo como Operador do Direito e sua disciplina no exercício da Cidadania, tornando-se admirado e querido pelos seus pares. Nessa função de Líder Comunitário, através do Conselho de Moradores da Região Urbana do Imbirussu, o Dr. Venâncio está sem seu quarto mandato, onde tem demonstrado a sua capacidade de Liderança, seu denodo como Operador do Direito e sua disciplina no exercício da Cidadania, tornando-se admirado e querido pelos seus pares.
5-No dia 17/maio/2013, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA), a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), em parceria com o PROYECTO CULTURAL SUL, com sede em Montreal/Canadá (representado em Mato Grosso do Sul pela Drª Delasnieve Daspet) promoveu o evento denominado “Paz na Fé”, que teve a direção do Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS).
6-Nos dias 31/julho a 04/agosto/2013 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou da 14ª edição do Festival de Inverno de Bonito/MS, que foi aberto pelo governador André Puccinelli (de Mato Grosso do Sul) e o prefeito Leleco (de Bonito). A AELA/MS mais uma vez esteve divulgando a Cultura Gospel com muito denoto, através de seus acadêmicos.
7-No dia 05/agosto/2013, poucos dias de seu falecimento, o escritor Anísio Moreira da Silva visitou a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), durante a realização duma assembleia geral ordinária deste Sodalício. Ele pediu a palavra e parabenizou aos presentes pelo trabalho que a AELA/MS têm realizado em prol da Cultura Gospel (Evangélica) em nosso Estado. Informou que ficou encantado com o que viu e com o que acompanhou através da INTERNET e pelos jornais da Cultura. Fez questão de pousar para fotografias com os membros da AELA/MS e pediu uma oração intercessória pela sua saúde, no que foi atendido pela acadêmica Emília Tominaga. Despediu-se desejando muito sucesso aos acadêmicos da AELA/MS e deixou a todos um tríplice e fraternal abraço. Dias depois da visita partiu para a eternidade, em paz com DEUS, consigo mesmo e com os seus amigos.

8-Em 17/agosto/2013, numa belíssima festa na Igreja Batista do Bairro Planalto ocorreu o Culto de Ação de Graças e a Sessão Solene de Posse do acadêmico Alexandre Luiz Soares na Cadeira 42 (Apóstolo Paulo), sob a direção do Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS). Na ocasião forma lançados dois livros, de lavra do empossando, intitulados: “Jolu, Alma de Diamante” e “Náirim: perólas nas sombras”.

9-No dia 13/setembro/2013, numa belíssima festa cultural, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA) ocorreu o Culto de Ação de Graças pelo lançamento do livro “Escritores Bíblicos”, do escritor Venâncio Josiel dos Santos, Presidente da AELA/MS. Este foi o seu quinto livro publicado. Foi uma belíssima solenidade com várias apresentações musicais e poéticas, além de discursos pelas diversas autoridades presentes.

10-No dia 21/setembro/2013, no Teatro Aracy Balabanian, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e a Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA) apresentaram o musical-infantil “FESTA NA FLORESTA”, uma peça teatral que conta uma bela fábula desenvolvida numa floresta, envolvendo animais e seres humanos. O evento recebeu  o apoio o Governo de Mato Grosso do Sul (MS), da Fundação Estadual de Cultura e do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

11-No dia 07/outubro/2013, por ocasião de sua assembleia Geral Ordinária, os membros da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, num reverente Culto de Ação de Graças, fizeram a consagração a DEUS do imóvel onde será instalada a sede definitiva da AELA/MS.

11.1-Encabeçaram a consagração os acadêmicos: Venâncio Josiel dos Santos. Adoniram Judson de Paula. Paulo Pereira Duarte. Eliana Leite de Souza. Lieth Eugênia de Souza Franciscato. E, Emília Gomes de Oliveira Tominaga. Dirigiu a cerimônia o acadêmico-pastor Adoniram Judson de Paula (vice-presidente da AELA/MS).

11.2-A propriedade foi adquirida pelo acadêmico Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS), que a dedicou à Obra do Senhor, e deu o seu testemunho pessoal sobre a bênção recebida através dessa aquisição.

12-No dia 23/novembro/2012, o Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) aprovou alguns itens importantes para a sua administração, incluindo a eleição e posse da nova Diretoria para o mandato 2014/2016. Na ocasião foram eleitos para a Presidência e a Secretaria do Conselho Fiscal e Administrativo do FESC/MS (respectivamente) os seguintes acadêmicos da AELA/MS: o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidência) e Eliana Leite de Souza (Secretaria). Assim, os acadêmicos da AELA/MS continuam a conquistar espaços em prol da Cultura Gospel em todos os segmentos culturais do Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

13-Em 27/novembro/2013, no Teatro Aracy Balabanian, numa noite muito festiva, ocorreu o “2º FESTIVAL AELA-GOSPEL”. O evento está em sua 2ª edição. É uma iniciativa da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e teve a participação de vários artistas (solo), duplas, corais, conjuntos, grupos musicais e de dança gospel. Também recebeu o apoio o Governo de Mato Grosso do Sul (MS), da Fundação Estadual de Cultura e do Centro Cultural José Octávio Guizzo.
II-DOCUMENTOS ELABORADOS EM 2013:
Administrativamente, em 2013 a AELA/MS expediu 43 (quarenta e três) Ofícios. Emitiu 11 (onze) Editais. Elaborou 06 (seis) Convites Oficiais. Lavrou 16 (dezesseis) Atas. Realizou 11 (onze) Assembleias Gerais Ordinárias, 04 (quatro) Cultos de Ação de Graças com Solenidades e 01 (uma) Peça Teatral. Recebeu 01 (uma) Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Campo Grande; e uma (01) solicitação (escrita) do Centro Comunitário do Bairro Taquarussu. Elaborou 01 (um) Termo de Posse. Iniciou o ano com 22 (vinte e dois) acadêmicos e o encerrou com 23 (vinte e três).
III-MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA EM 2013:
Financeiramente, a AELA/MS iniciou o exercício de 2013 com o Saldo Bancário de R$ 3.539,40. Arrecadou com Anuidades, Taxa de Ingresso e Pequenas Doações o total de R$ 3.600,00. Pagou despesas no valor total de R$ 4.280,30. Encerrou o exercício financeiro com o Saldo Bancário de R$ 2.859,10.
É O RELATÓRIO.

Campo Grande/Mato Grosso do Sul (MS), 31 de dezembro de 2013. 


Dr. Venâncio Josiel dos Santos - (Presidente)      -       Eliana Leite de Souza - (1ª Secretária).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2012:

I-ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2012:
01-No dia 28/janeiro/2012 a AELA/MS participou da eleição e posse da Secretária Executiva (Presidente) do Fórum Estadual e Cultura – (FESC/MS), para o mandato 2012/2013, a acadêmica-escritora Maria Helena Sarti, no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, às 09h, em Campo Grande/MS.
02-No dia 03/fevereiro/2012 a AELA/MS participou do lançamento do livro “Método Paulo Freire de Alfabetização com Inserção da Cosmologia Lingüística”, do professor e acadêmico Orlando Antunes Batista, na cidade de Anastácio/MS, às 20h, no Templo da Igreja Missionária de Anastácio (IMA). 03-No dia 04/fevereiro/2012 a AELA/MS participou do lançamento do livro “Teoria Construtiva no Ato Lingüistico”, do professor-acadêmico Orlando Antunes Batista, na cidade de Anastácio/MS, às 09h, no Templo da Igreja Missionária de Anastácio (IMA).
04-No dia 06/fevereiro/2012 a AELA/MS realizou uma Assembléia Geral Ordinária sua Sede, para deliberar sobre a Programação de Atividades para 2012, a qual depende, para a sua execução, de sua declaração de UTILIDADE PÚBLICA e da Aprovação do Projeto Cultural apresentado ao Poder Público respectivo.
05-No dia 25/fevereiro/2012 a AELA/MS participou do pleito eleitoral para eleição de três Conselheiros Estaduais de Cultura, sendo dois titulares e um suplente, para representar a sociedade civil e a Cultura do Estado. Como titulares foram eleitos: o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) e a doutora Delasnieve Miranda Daspet de Souza (Embaixadora da Paz pela UNESCO). E como suplente foi eleito o escritor maçônico Nelson Vieira de Souza. O local do evento foi o Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, nesta Capital.
06-No dia 17/março/2012 a AELA/MS promoveu um Culto de Ação de Graças com Posse Solene de quatro novas acadêmicas. Desta feita, foram empossadas as acadêmicas: Rosilene Ferreira Silva Gisoato (na cadeira 08-O profeta Neemias); Joene de Mattos Carvalho (na cadeira 46-Abel, o primeiro mártir da terra); Lieth Eugênia de Souza Franciscato (na cadeira 51-Eliezer, o mordomo fiel) e Izair Romeiro Ribeiro (na cadeira 65-Noé, o primeiro repovoador da terra).
07-No dia 28/março/2012, a AELA/MS aceitou o convite do Instituto Batista de Educação Erilásio Nogueira (IBEEN) promoveu um “Sarau Cultural”, para isso trazendo artistas evangélicos de seus quadros (e convidados) para abrilhantarem o mesmo com suas apresentações musicais. A ideia da elaboração desse belo projeto cultural foi da acadêmica Maria Helena Sarti (Nena Sarti), que além de membro da AELA/MS é também professora do IBEEN. Foi uma noite exuberante, onde se apresentaram muitos alunos do IBEEN, revezando suas apresentações com artistas da AELA/MS e seus convidados. Durante o evento houve o julgamento e premiação das três melhores poesias de cada classe do Instituto. Desta forma, houve entrega de livros e de prêmios para os 1º, 2º e 3º lugares de cada turma.
08-No dia 31/março/2012 a AELA/MS participou de novo pleito eleitoral na reunião do FESC/MS, para eleição de mais três Conselheiros Estaduais de Cultura. Desta feita para a eleição de dois suplentes. Assim, foral eleitas: Eliana leite da Silva (1ª Secretária da Academia Evangélica de Letras e Artes de MS-AELA/MS) e Vanda Ferreira (escritora, artista plástica, artesã, consulesa do “Movimiento Poetas de Mundo” e AMIGA DA AELA).
09-Nos dias 21, 22 e 23 de abril/2012, atendendo convite da Academia de Letras do Brasil (ALB-Seção Goiás) a AELA/MS visitou o estado de Goiás nos dias 21, 22 e 23 de abril/2012, para participar do II Encontro Nacional Escritores e Poetas em Caçu/GO. Tal convite partiu do doutor Mário Carabajal, presidente da ALB/CONALB, cuja sede fica em Brasília/DF. Foi anfitrião da visita o Doutor José Faria Nunes, presidente da ALB-Seção Goiás. Além do Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS) também foram convidados: Maria Helena Sarti (presidente da ALB/MS), Aida Domingos (presidente da FALA/MS) e o editor Valter Jerônimo, da Editora Life Ltda.
10.1-No 1º dia do evento (21/04/2012, sábado, a partir da 19h), numa belíssima solenidade realizada na cidade de Caçu/GO, foi comemorado o décimo aniversário da Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás (ALESG). O local escolhido foi a Praça Joaquim Rodrigues, em frente ao Colégio Municipal. Após a recepção, houve uma grande confraternização entre os escritores e poetas participantes do Encontro, na Pizzaria Birosk.
10.2-No 2º dia (22/04/2012, domingo), no período da manhã, a partir das 8h, em Caçu/GO houve: 1-Leitura de poemas na “Árvore da Poesia do Lago”, no conjunto “Arco-Íris”. 2-Visitação ao Centro Cultural Rozenda Cândida Guimarães e à Galeria de Artes no Centro Cultural da cidade. À tarde, ainda em Caçu/GO, às 15h, no Centro Cultural houve a solenidade de instalação da “Governadoria da Associação Internacional de Poetas Del Mundo em Goiás”, quando foi empossada a sua primeira Diretoria. Na ocasião foram prestadas homenagens a personalidades da Cultura e da Literatura local.
10.3-À noite, a partir das 19h, na Câmara Municipal da cidade de Itarumã/GO, houve a cerimônia de diplomação e posse de novos acadêmicos das cidades goianas e dos estados de: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nessa ocasião foi empossado na cadeira nº 06 da ALB/GO o doutor Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS). Também foi empossada a escritora Aida Domingos (Presidente da FALA/MS). Em seguida, houve a instalação da Academia de Letras e Ofícios de Itarumã/GO (ALOITA). O evento foi presidido pelo doutor Mário Carabajal, presidente da “Confederação e do Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil” - (CONALB). Ao final do evento o Dr. Venâncio foi eleito presidente da ABL-Seção Campo Grande/MS. E, recebeu o encargo de formar e empossar a sua nova Diretoria Executiva. Foi eleita vice-presidente a escritora Aida Domingos, que terá o encargo de auxiliar o Presidente nessa missão político-cultural.
10.4-No último dia (23/04/2012, segunda-feira, a partir das 9h), na Câmara Municipal de Aparecida do Rio Doce/GO houve a solenidade de instalação da ALB-Seção ARD, com diplomação e posse dos novos acadêmicos locais. A seguir foi fundada e instalada a Academia de Letras e Ofício de Aparecida de Rio Doce (ALOARD). Ao meio-dia foi servido um lauto coquetel, quando foi encerrado o evento.
11-Nos dias 26 a 31/maio/2012, a AELA/MS participou (como Entidade membro do FESC/MS) do 9º Festival América do Sul, em Corumbá/MS, representando a Cultura Gospel (Evangélica) e contribuindo para a divulgação da Cultura em geral. Foram cinco dias de efetiva participação nos eventos culturais promovidos pelo Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS), que tem sido patrocinado pelo governo do Estado, através da Fundação Estadual de Cultura.
12-No dia 07/julho/2012, numa festa muito concorrida e aplaudida na Igreja Batista da Vila Planalto (IB-Planalto), em 07/07/212, ocorreu o Culto de Ação de Graças e Sessão Solene do lançamento do livro intitulado “O Cafezal e as Crônicas das Minhas Memórias”, de Paulo Pereira Duarte, membro essa Igreja e da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) e dessa Igreja. Fizeram a abertura musical do evento o “Grupo de Louvor da IB-Planalto” e “Coral Canto Grande”, da 1ª Igreja Batista/CG/MS. Após, o pastor Akram ministrou um belíssimo sermão sobre “O Serviço Cristão”. A Mesa Diretiva foi composta por: Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS); Pastor Akram (titular da IB-Planalto); Dr. Aluízio Frazão (Representante da OAB/MS); acadêmica Lieth Franciscato (Regente do Coral Canto Grande); pastor Edgard Francisco (Representante dos Pastores Batistas); acadêmica Vicentina Xavier (Representante das Escritoras/Educadoras); pastor Carlos Trapp (Presidente do GEAP); acadêmico Paulo Pereira Duarte (o Autor do livro) e o professor Reginaldo Alves de Araújo (Presidente da ASL e da ANE/MS). Na ocasião foi entregue à Vicentina Xavier a sua “Medalha de Acadêmica da AELA/MS”. A acadêmica Simone Trapp cantou um belo hino de louvor a Deus. A poetisa Emília Gomes declamou uma poesia de sua lavra. O cantor Sebastião Gomes cantou duas músicas do seu CD: “Garça Branca”. Após, a missionária Arlete Oliveira (2ª Secretária da CBSM) leu uma correspondência da Convenção Batista Sul-Mato-Grossense enaltecendo a obra de Paulo Duarte. O Coral Canto Grande encerrou a parte musical com mais hinos de louvor. O professor Reginaldo Araújo fez um belo discurso em homenagem ao Autor e à sua obra. O Dr. Aluízio Frazão enalteceu o trabalho do Autor e discorreu sobre a importância da Cultura Gospel na época atual. O Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) declamou um poema de sua lavra, intitulado “O Cafezal e as Crônicas de Minhas Memórias”, enaltecendo a obra do autor do livro. Também usando a palavra, o acadêmico Paulo Duarte fez um breve relato de sua vida como cidadão brasileiro, líder cristão e escrito. Após a Bênção Apostólica (ministrada pelo pastor Akram) foi encerrada a solenidade, e todos foram convidados para participar dum coquetel patrocinado pela AELA/MS e pelo acadêmico Paulo Duarte, no Salão de Festas da Igreja, aonde ocorreria a “Noite de Autógrafos”.
13-Nos dias 25 a 29/julho/2012, a AELA/MS participou do 13º Festival de Inverno de Bonito/MS, no período de 25 a 29 de julho de 2012, apresentando ao público bonitense os seus cantores, músicos, escritores, poetas, artesãos, artistas plásticos, declamadores e distribuindo livros e literaturas diversas. A AELA/MS é afiliada ao Fórum Estadual de Cultura do Estado (FESC/MS), que participa dos eventos culturais no interior deste Estado, sob o patrocínio da Fundação Estadual de Cultura. Uma inovação introduzida neste ano de 2012, pelo Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS) foi uma gincana realizada durante as manifestações culturais que ocorriam diariamente, das 18 à 21h, em frente ao “stand” do FESC/MS. Tal gincana consistia em perguntas lançadas ao público, pelo Dr. Venâncio, sobre um personagem ou assunto da Bíblia. A pessoa que respondia acertadamente a uma dessas perguntas era premiada com um livro escrito pelo próprio Dr. Venâncio (ou por outro acadêmico da AELA/MS ou de outra Academia) ou uma revista cultural. Essa gincana foi realizada durante os cinco dias do Festival. Em razão dela foram distribuídos 30 livros, 60 revistas e 240 literaturas da Cultura Gospel (GOSPEL LINE). Essas 240 literaturas compunham-se de quatro textos, magistralmente elaborados pelo acadêmico-pastor Adoniram Judson de Paula (vice-presidente da AELA/MS). A ideia foi aprovada por todos. E foi também posta em prática pela ativista cultural Romilda Pizzani (que distribuiu o “Estatuto da Igualdade Racial”) e pela presidenta Nena Sarti (que distribuiu CDs e literatura infantil) usando esse mesmo sistema de premiação. Doravante, essa técnica de envolver a participação do público externo através de sabatina será uma “nova marca” do FESC/MS.
14-No dia 25/agosto/2012, a partir das 19h, numa festa muito aplaudida, que ocorreu no Clube dos Diretores Lojistas (CDL) de Campo Grande/MS, na noite de 25/agosto/2012 (sábado), a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou da Solenidade de Posse na nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Academia de Letras do Brasil-Seccional Mato Grosso do Sul (ALB/MS), e da Academia de Letra do Brasil-Seccional Campo Grande/MS (ALB/CG/MS).
A cerimônia foi dirigida pelo Dr. Mário Carabajal Lopes, Presidente da Confederação e do Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil. A Mesa Diretiva do evento foi formada pelas seguintes autoridades culturais: Dr. Mário Lopes Carabajal, Prof. Américo Calheiros, Drª Delasnieve Daspet, Profª Maria de Fátima (Fafá), Profª Manoela Carabajal, Mr. Cid Antunes e Profª Nena Sarti. A abertura musical foi realizada pela cantora evangélica Rejane Jardim, que entoou o Hino Nacional Brasileiro (à capela).
Após, foi empossada a nova Diretoria Executiva da ALB/MS, ficou assim formada: Maria Helena Sarti, Vanda Ferreira, Lídia Zanetti, Nelson Vieira, Aida Domingos, e Ruberval Araújo. E o Conselho Fiscal: Dr. Venâncio Josiel dos Santos, Osvaldo Sandre e Reginaldo Sans.
A seguir, foi empossada a Diretoria Executiva e o do Conselho Fiscal do ALB/CB/MS, que teve a seguinte formação: Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente), Aida Machado Domingos (vice-presidente); Eliana Leita (1ª Secretária); Izair Romeiro Ribeiro (2ª Secretária); Paulo Pereira Duarte (1º tesoureiro); Vicentina dos Santos Vasques-Xavier (2ª Tesoureira); Ciro Soares da Gama (1º Conselheiro); Carlos Osmar Trapp (2º Conselheiro) e Simone Nogueira Moraes Trapp (3ª Conselheira).
Na sequência foram empossadas algumas Diretorias e vários acadêmicos de cidades do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Em seguida, vários acadêmicos foram homenageados com “Medalhas de Honra ao Mérito”, pelos relevantes serviços prestados em prol da Cultura, num contexto geral. Um dos homenageados foi o Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA).
Fez o encerramento musical o cantor Antônio César, com três belíssimos boleros. Ao final foi servido um lauto coquetel, ficando estabelecido que as Academias e as outras Entidades Culturais que participaram da solenidade participariam do Desfile Cívico em comemoração ao aniversário de Campo Grande/MS, no dia seguinte (26/agosto/2012), domingo, pela manhã.
15-No dia 21/setembro/2012, numa belíssima festa cultural, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) empossou mais três novos acadêmicos. O evento ocorreu na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA). Após uma oração inicial pelo Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS), teve início o Culto de Ação de Graças, quando se apresentaram os Corais: “Canto Grande” (da 1ª Igreja Batista de Campo Grande-PIB/CG/MS) e “Louvor & Mensagem”, da Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA). Em seguida, o vice-presidente da AELA/MS e pastor titular da IPBA, acadêmico Adoniram Judson de Paula ministrou um belíssimo sermão sobre a “Bíblia Sagrada, o livro mais lido no mundo”.
A Mesa Diretiva do evento foi composta por: Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS); Pr. Adoniram Judson de Paula (titular da IPBA e vice-presidente da AELA/MS); Dr. Valério Papandreu (o rabino Eliyahu Tsadek); advogado-escritor Samuel Xavier Medeiros (Presidente da UBE/MS); Pr. Sebastião Pereira Cruz (representante dos pastores jubilados), maestrina Denise Machado (regente do Coral Louvor & Mensagem); acadêmica Lieth Franciscato (regente do Coral Canto Grande); Maestro Calebe (também regente do Coral Canto Grande) e o Dr. Paulo Pereira Duarte (2º Tesoureiro da AELA/MS e presidente da ACIBAMS-UNICENTRO). Após, foi tocado (e cantado por todos) o Hino Nacional Brasileiro.
 A solenidade foi dirigida pelo Dr. Venâncio. Os candidatos Cleider de Souza Costa, Sebastião Gomes Ferreira e Emília Gomes de Oliveira Tominaga prestaram o juramento solene, e assinaram o Termo de Posse, passando a ocupar (respectivamente) as cadeiras de números: 12-(Davi, o rei poeta); 18-(Meselemias, o irmão de Salum) e 45-(Agar, a serva egípcia) quando foram declarados empossados. No ato, os empossados receberam as suas Medalhas e os seus Diplomas respectivos.
Na sequência, o acadêmico Leopoldo Cavalheiro de Souza Machado recebeu o “CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO FESC/MS”, por ter participado juntamente com: o “Grupo Musical Levando a Luz” no evento intitulado “Prêmio Destaque Cultural”, do ano de 2011 do FESC/MS. O advogado-escritor Samuel Xavier Medeiros recebeu o Diploma de “AMIGO DA AELA”, por ter assinado o projeto do Estatuto da AELA/MS, quando de sua fundação, a pedido do Dr. Venâncio, o Presidente-Fundador. E, os acadêmicos Isaías de Almeida Silva e Sebastião Pereira Cruz receberam as suas “Medalhas de Acadêmicos a AELA/MS”.
O acadêmico Cleider de Souza Costa representou os empossados. Proferiu um belíssimo discurso onde discorreu sobre a vida do rei Davi, e apresentou sua autobiografia. A acadêmica Emília Tominaga declamou duas poesias de sua lavra. E, o acadêmico Sebastião Gomes cantou dois hinos do seu CD: “Garça Branca”. Após, o Dr. Venâncio apresentou o livro intitulado “Os sinuosos caminhos de um judeu sobrevivente do nazismo”, do rabino Elihayu Tsadik (o Dr. Valério Papandreu), e declamou uma poesia de sua autoria, intitulada “Dia 21 de setembro/2012”. Pedindo a palavra, o rabino Elihayu Tsadik fez uma breve homenagem aos empossandos e teceu elogios ao trabalho desenvolvido pela AELA/MS em prol da Cultura Gospel (ou Evangélica) sul-mato-grossense. Ao final, o acadêmico-pastor Adoniram parabenizou os empossados, proferiu a “Bênção Apostólica”, e convidou a todos a se dirigirem ao Salão de Festas da IPBA, onde seria servido um delicioso coquetel, patrocinado pela AELA/MS.
16-No dia 16/outubro/2012, numa festa aplaudidíssima, ocorrida no Teatro Aracy Balabanian, nesta Capital, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul-AELA/MS promoveu o “1º FESTIVAL AELA-GOSPEL”, que teve o APOIO do Centro Cultural José Octávio Guizzo, da Fundação Estadual de Cultura e do Governo do Estado de MS. A entrada foi gratuita e cerca de 300 pessoas lotaram o local do evento.
O evento foi dirigido pelo Dr. Venâncio (Presidente da AELA/MS), que no seu discurso de abertura falou sobre as razões da fundação da AELA/MS e os objetivos a serem alcançados no mundo cultural. Enalteceu o apoio recebido do Centro Cultural José Octávio Guizzo, da Fundação Estadual de Cultura e do Governo do Estado de MS, e declamou uma poesia de sua lavra, intitulada: “1º FESTIVAL AELA-GOSPEL”.
Durante o evento se apresentaram os corais: Canto Grande (1ª Igreja Batista); Louvor& Glória (3ª Igreja Presbiteriana); “Crianças! Cantai!” e “Louvor & Mensagem” (ambos da Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí-IPBA). Os grupos musicais: “Levando a Luz” (IPBA); “Louvores Gospel” e “Ministério de Louvor Salvare” (ambos da 1ª Igreja Batista). O conjunto “Vozes da Liberdade” (também da 1ª Igreja Batista). A dupla “Eliane & Adoniram” (da IPBA).
Nas atuações solo apresentaram-se os cantores: Sebastião Gomes; Simone Trapp e José Bernardes. Além da poetisa Emília Tominaga (os quatro são acadêmicos da AELA/MS). No encerramento todos cantaram juntos, formando um ”Grande Coral Misto”, o qual foi regido pela maestrina Denise Machado (do Coral Louvor & Mensagem, da IPBA).
No auditório foram registradas as presenças das seguintes autoridades culturais e eclesiásticas: Delasnieve Miranda Daspet de Souza (Escritora, Embaixadora da Paz pela UNESCO). Neusa Narico Arashiro (Ativista Cultural, representando o professor Américo Calheiros, Presidente da Fundação Estadual de Cultura). Nelson Vieira de Souza (Escritor e Presidente da Academia Maçônica de Campo Grande). Reginaldo Alves de Araújo (Escritor e Presidente da ASL e da ANE/MS). Eliana Leandro Dias (Advogada, representante da Comissão “OAB VAI À ESCOLA”-COVESC/OAB/MS); Noêmia Araújo (Escritora, Cantora e Artista Plástica, representante das Igrejas Adventistas de Campo Grande). Carlos Osmar Trapp (Presidente do Grupo Evangélico de Ação Política (GEAP) e editor-chefe do jornal “O Cidadão Evangélico”); Paulo Pereira Duarte (Presidente da ACIBAMS-UNICENTRO); Sebastião Pereira Cruz (representante dos pastores jubilados do Estado); e Adoniram Judson de Paula (pastor titular da Igreja Presbiteriana do Barrio Amambaí (IPBA) e vice-presidente da AELA/MS). Este fez parte do show, apresentando-se na dupla: “Eliane & Adoniram”.
No final, o Dr. Venâncio fez a entrega do “DIPLOMA-PARCEIRO DA AELA” a cada um dos corais, grupos musicais, conjunto e dupla que participaram do evento. Também entregou a Medalha de “ACADÊMICO DA AELA” ao 1º Tesoureiro: Wanderley Leite de Souza. E, informou que em 2013 a AELA/MS voltará a apresentar esse Festival, juntamente com os seus acadêmicos e parceiros.

17-No dia 26/novembro/2012, numa belíssima festa, a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) comemorou dois anos de existência. Para isso realizou um “Culto de Ação de Graças” e a “Solenidade Comemorativa” daquele Sodalício, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA).
O evento também teve a finalidade relançar as obras dos acadêmicos da AELA/MS, tais como livros, CDs, DVDs, artesanatos e artes plásticas, além de festejar o lançamento da 15ª Edição do livro intitulado: “1.001 perguntas e respostas da Bíblia”, do acadêmico-escritor Venâncio Josiel dos Santos, que dirigiu a solenidade.
Na parte musical, apresentaram-se: o grupo musical “Louvores Gospel” (da 1ª Igreja Batista de Campo Grande), liderado pelo acadêmico Ciro Soares da Gama. A cantora/instrumentista Flávia Lopes (da Igreja Presbiteriana Central). E o acadêmico-cantor Sebastião Gomes Ferreira. Na parte poética, apresentaram-se: a acadêmica-poetisa Emília Gomes de Oliveira Tominaga. O acadêmico-pastor Adoniram Judson de Paula. E a declamadora Marta Helena (da IPBA).
No auditório, foram registradas as presenças das seguintes autoridades culturais e eclesiásticas: Edilson Aspet (Gerente do FIC/MS), representando Américo Ferreira Calheiros, Presidente da Fundação Estadual de Cultura. Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Embaixadora da PAZ pela UNESCO. Nelson Vieira de Souza, Presidente da Academia Maçônica de Letras do Estado de MS. Carlos Osmar Trapp, Presidente do Grupo Evangélico de Ação Política (GEAP) e editor-chefe do jornal “O Cidadão Evangélico”. Sebastião Pereira Cruz, representante dos pastores jubilados de MS. Adoniram Judson de Paula, presidente da AMEI, pastor titular da IPBA e vice-presidente da AELA/MS.
O sermão de “Ação de Graças” foi ministrado pelo acadêmico-pastor Adoniram Judson de Paula, que fez uma belíssima reflexão sobre a fundação da AELA/MS e sua atuação no mundo moderno, e discorreu sobre a 15ª edição do livro “1001 perguntas e respostas da Bíblia”. E, concluiu declamando uma poesia de sua lavra, intitulada “1001 perguntas e respostas da Bíblia”, homenageando assim o Presidente da AELA/MS pela sua iniciativa de fundação dessa Academia.
Entre as apresentações musicais e poéticas, o Dr. Venâncio lia pequenos trechos do Relatório referente aos dois anos de existência e de atuação da AELA/MS. E sorteava livros para as pessoas no Auditório (mediante perguntas e respostas da Bíblia Sagrada). Os livros sorteados foram: 1-“Os sinuosos caminhos de um judeu fugitivo do nazismo”, do escritor Valério Papandreu. 2-“1001 perguntas e respostas da Bíblia”; “O que virá no fim dos tempos?”; e “Você conhece sua Bíblia?”, de autoria de Venâncio Josiel dos Santos. Ao final, foram nove livros sorteados.
Após, foram chamados ao palco os acadêmicos da AELA/MS para apresentarem as suas obras, que estariam à disposição do público no Salão de Festas da IPBA. Apresentaram-se: Venâncio Josiel dos Santos; Adoniram Judson de Paula; Carlos Osmar Trapp; Sebastião Pereira Cruz; Sebastião Gomes Ferreira, Isaías de Almeida Silva; Ciro Soares da Gama; Paulo Pereira Duarte; e Vicentina dos Santos Vasques-Xavier. Após as apresentações, o acadêmico-pastor Adoniram Judson de Paula ministrou a Bênção Apostólica, quando todos foram convidados a participar do coquetel oferecido pela AELA/MS, enquanto ocorria a “Noite de Autógrafos”.
II-DOCUMENTOS ELABORADOS/2012:
Administrativamente, a AELA/MS expediu quarenta (40 Ofícios). Emitiu treze (13) Editais. Elaborou cinco (05) Convites. Lavrou dezesseis (16) Atas. Realizou onze (11) Assembleias Gerais Ordinárias, quatro (04) Sessões Solenes um (01) Festival (“1º FESTIVAL AELA-GOSPEL”). Recebeu três (03) Ofícios de Entidades Culturais. Promoveu e/ou participou de dezessete (17) eventos culturais. Lavrou dois (02) Termos de Posse.  Iniciou o ano com (quinze) 15 membros-acadêmicos e o encerrou com vinte e dois (22).
III-MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA/2012:
Financeiramente, a AELA/MS começou o exercício de 2012 com a importância de R$ 1.910,08 em Caixa. Realizou pagamentos totais no valor de R$ 4.370,68. Arrecadou com Anuidades, Taxas de Ingresso e pequenas doações a importância de R$ 6.000,00. Encerrou o exercício de 2012 com o saldo positivo de R$ 3.359,40 em Caixa.
É o Relatório.
Campo Grande/MS, 31 de dezembro de 2012.

 Dr. Venâncio Josiel dos Santos - (Presidente)    -   Eliana Leite de Souza - (1ª Secretária).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2010/2011:
I-ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2010:

1-A Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) foi fundada no dia 26/novembro/2010, em Assembleia Geral Ordinária para tal fim, tendo sua sede na Rua Terlita Garcia nº 15-C, no bairro de Santa Carmélia, nesta Capital, onde realiza suas reuniões e assembleias gerais.

2-Foi registrada em Cartório sob o nº 324.189.

3- Recebeu o CNPJ nº 13.124.989/000-97.

4- Obteve o Alvará de Abertura e Funcionamento nº 0.015.808.500-3.

5-Produziu seu escudo, seu logotipo e sua logomarca.

6- Confeccionou sua bandeira e seu banner.

7-Gravou seu hino oficial, intitulado: “A AELA NASCEU GRANDE”.

8-E elaborou o seu “slogan”: “Produzindo Literatura e Arte para a Glória de Deus!”.

9-Criou os títulos de: 1-“AMIGOS DA AELA” para aqueles que (não sendo acadêmicos) têm auxiliado na criação de símbolos ou artes de uso da Academia, como escudo, logomarca, logotipo, bandeira e congêneres. 2-“PARCEIROS DA AELA” para aqueles que (também não sendo acadêmicos) têm-se apresentado e atuado conjuntamente com esta Academia nos eventos da mesma. 3-“BENEMÉRITO DA AELA” para aqueles que venham a fazer uma doação significativa para mesma.


II – ATIVIDADES DA AELA/MS EM 2011:

I-No ano de 2011, a AELA/MS promoveu e participou das seguintes atividades:

1-Promoveu o Culto de Ação de Graças pela sua fundação e Posse Solene de sua primeira Diretoria e Conselho Fiscal, para o triênio 2011/2013, e de nove acadêmicos, em 12/fevereiro/2011, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí – (IPBA).

 2-Participou do 8º Festival América do Sul, em Corumbá/MS, no período de 27/04 a 01/05/2011. Com apresentação musical do acadêmico Ciro Gama e de vários outros cantores evangélicos, locais e visitantes.

3-Promoveu o Culto de Ação de Graças e Posse Solene de seis novos acadêmicos, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA), em 1º/julho/2011.

4-Participou do 12º Festival de Inverno de Bonito, de 27 a 30/junho/2011, em Bonito/MS. Com a apresentação ao público local do: grupo musical “Levando a Luz”, um dos parceiros da AELA/MS.

 5-Promoveu o lançamento do livro “CLIVAGENS”, da acadêmica Maria Helena Sarti, em 14/outubro/2011, no CTG Farroupilha, nesta Capital. Com a apresentação ao público dos grupos musicais (parceiros da AELA/MS): “Levando a Luz”, “Ministério de Louvor SALVARE” e do “Coral Louvor & Mensagem”. E dos acadêmicos-cantores: Ciro Gama, Isaías de Almeida e José Bernardes.

6-Participou do evento de entrega dos prêmios aos três Destaques Culturais/2011-FESC/MS, em 23/11/2011, no Teatro Aracy Balabanian, nesta Capital. Com apresentações musicais dos grupos: “Levando a Luz” e “Ministério de Louvor SALVARE”.

7-Promoveu o Culto de Ação de Graças por um ano de existência desta Academia, e lançamento do livro “Entre Prosas e Causos”, da acadêmica Vicentina Vasques, em 26/11/2011, com a participação musical do “Coral Louvor & Mensagem”, do acadêmico José Bernardes e de vários convidados, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA).

8-No evento supra a AELA/MS fez a entrega de Diplomas aos acadêmicos e “AMIGOS da AELA”. Foram 17 Diplomas, sendo 15 para seus acadêmicos e 02 para os AMIGOS DA AELA: Reginaldo Alves de Araújo (como Mestre de Cerimônias) e Izair Romeiro Ribeiro (por ter elaborado o Programa de Atividades da AELA/MS para 2012).

9-Promoveu o lançamento do livro “Urbieta & Sherwood”, do acadêmico Carlos Osmar Trapp, na Igreja Batista-Nova Jerusalém, nesta Capital, em 27/novembro/2011. Na ocasião, houve a participação do conjunto “Vozes de Liberdade” e de outros grupos musicais; além de entrega de Medalhas aos acadêmicos presentes: Pr. Adoniram Judson de Paula; Paulo Pereira Duarte; Carlos Osmar Trapp; Simone Nogueira de Moraes Trapp; Ciro Soares da Gama; José Bernardes dos Prazeres Júnior; José Eulálio da Rocha; Leopoldo Cavalheiro de Souza Machado; Eliana Leite de Souza e o Dr. Venâncio Josiel dos Santos.

10-Acompanhou o Coral Louvor & Mensagem (da IPBA) à cidade de Pedro Juan Caballero (Paraguai), para uma apresentação musical no “Shopping China”, em 17/dezembro/2011.

11-Fez alianças com excelentes parceiros, que são grupos musicais e teatrais evangélicos que têm atendido prontamente aos convites que lhes são dirigidos, para se apresentarem em eventos culturais dos quais a AELA/MS participa. Essa parceria tem-se ampliado de forma que atualmente a AELA/MS pode contar com: o “Coral Louvor & Mensagem”. O grupo musical “Levando a Luz”; “King’s Voice”; de “Louvor da IPBA”; “Ministério de Louvor Salvare”, e outros.

12-Quanto aos seus membros, a AELA/MS possui um quadro de acadêmicos que são extremamente criativos, produtivos e atuantes. Vejam o que seis deles produziram nos meses de outubro e novembro deste ano: 1-Em 14/outubro/2011, a acadêmica Nena Sarti lançou o seu livro: “CLIVAGENS”, no CTG Farroupilha. 2-Em 30/outubro/2011, os acadêmicos Adoniram Judson de Paula e Sebastião Pereira Cruz lançaram o livro: “Ontem & Hoje: Uma Linda História”, que narra os 50 anos de lutas da IPBA. 3-Em 18/novembo/2011, o acadêmico José Bernardes (em parceria com os outros membros do Conjunto “Vozes de Liberdade”), lançou o CD: “Família de Deus”, na 1ª Igreja Batista desta Capital. 4-Em 26/novembro/2011 a acadêmica Vicentina Vasques lançou o seu livro “Entre Prosas e Causos”, na IPBA. 5-Em 27/novembro/2011, o acadêmico Carlos Osmar Trapp lançou o seu livro “Urbieta & Sherwood”, na Igreja Batista-Nova Jerusalém, nesta Capital.

13-Em 13/dezembro/2011 a AELA/MS participou da eleição e posse da Diretoria Executiva da Associação-Centro das Igrejas Batistas de Mato Grosso do Sul (ACIBAMS-UNICENTRO), para o mandato 2012/2013. Na ocasião foi eleito para a presidência o acadêmico Paulo Pereira Duarte (da AELA/MS). O local da eleição e posse da nova Diretoria Executiva foi a Igreja Batista do Bairro Planalto, nesta Capital. O Presidente da Comissão eleitoral e de Posse foi o Presidente da AELA/MS. Na ocasião, também foi eleito e empossado como 1º Tesoureiro da ACIBAMS-UNICENTRO o acadêmico José Eulálio da Rocha.
II-Elaborou, lavrou e expediu os seguintes documentos em 2011:                           

1-Lavrados: 14 Atas e 03 Termos de Posse.  2-Expedidos: 17 Editais e 39 Ofícios. 3-Emitidos: 03 Atos Declaratórios. 4-Proferidos: 04 Discursos Presidenciais. 5-Realizadas: 10 Apresentações Acadêmicas. 6-Elaborados: 09 Balancetes e 01 Balanço Geral.

III-Recebeu os seguintes documentos oficiais: 

1-Ofício nº 0156/2011 do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal. 2-Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Campo Grande.3-Cópia da Lei Municipal nº 5.016/2011.
                          
IV-Realizou a seguinte Movimentação Financeira/2011:

Em 2011 a AELA/MS abriu sua conta corrente na Caixa Econômica Federal (CEF), nº 001.081-0, na Agência 0017, Operação 003. Arrecadou R$ 4.820,00 (com Taxas de Ingresso e Anuidades dos seus próprios acadêmicos). Pagou despesas gerais no montante de R$ 2.909,92. E, encerrou o ano com o saldo positivo de R$ 1.910,08.

É o Relatório.

Campo Grande/MS, 31 de dezembro de 2011.



Dr. Venâncio Josiel dos Santos - (Presidente)    -  Eliana Leite de Souza - (1ª Secretária).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MEMBROS DA 1ª DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA AELA/MS EM 2010:
 

  1ª Diretoria e Conselho Fiscal da AELA/MS - Mandato: 2010/2013:

Da esquerda para a direita, os acadêmicos:
Wanderley Leite de Souza (1º tesoureiro, cadeira 6=Gade).
Adoniram Judson de Paula (vice-presidente, cadeira 3=Josué).
Isaías de Almeida Silva (2º Sscretário, cadeira 5=Natã).
Eliana Leite de Souza (1ª secretária, cadeira 46=Ana, a mãe Abnegada).

Venâncio Josiel dos Santos (Presidente, cadeira 1=Moisés).

Paulo Pereira Duarte  (2º tesoureiro, cadeira 7=Jeremias).

Ciro Soares da Gama (3º conselheiro, cadeira 4=Samuel).

Simone Nogueira de Morais Trapp (2ª conselheira, cadeira 64=Lídia, a vendedora de púrpura).

Carlos Osmar Trapp (1º conselheiro, cadeira 2=Jó).
-Responsável pela postagem: Dr. Venâncio Josiel dos Santos - Presidente da AELA/MS-