Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

quinta-feira, 2 de março de 2017

ATIVIDADES DA AELA/MS - FEVEREIRO/2017

No mês de Fevereiro/2017 a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS) participou (através de seu Presidente) de seis atividades culturais, sociais e jurídicas, da seguinte forma:
01-Em 01/02 publicou no Jornal Tribuna do Pantanal (Edição de Fevereiro/2017, página 05) um artigo intitulado “Os Benefícios dos Ex-Presidentes”, aonde relata os direitos adquiridos pelos ex-presidentes do Brasil e dos Estados Unidos da América, fazendo uma analogia entre essas duas nações, com referência aos seus principais ex-mandatários.
02-Em 22/02 dirigiu uma reunião informal com líderes culturais e alguns juristas, aonde relatou resumidamente as atividades da AELA/MS no mês de Janeiro/2017, e da CDCA no período de 23/01 a 22/02. E indicou para Secretária Geral da Comissão o Drª Liliam Veronese, em face da vacância do cargo. A mesma foi empossada informalmente, já entrando no exercício da função, elaborando a ata da reunião, a qual foi devidamente assinada.
03-Em 23/02 atendeu a uma solicitação Presidente da  OAB/MS, no sentido de orientar juridicamente a uma senhora, genitora de um adolescente de 15 anos de idade, com o qual deseja viajar para o exterior.  Após informar que a mesma precisaria de passaporte (para ela e para o filho), orientou-a a dirigir-se ao Setor de Passaportes da Polícia Federal, localizada na Rua dos Gladíolos nº 322, na Vila Sobrinho, nesta Capital.
04-Em 24/02 elaborou o Relatório Final e Conclusivo do Processo nº 5.102/2017; autuado em 17/01/2017, e originário de Campo Grande/MS, onde o assunto era a solicitação de visita a um filho (menor de idade), pelo genitor (o interessado), sendo que o mesmo está proibido de visitar tal filho pela Justiça Estadual, em face à sua agressividade para com o mesmo (constatada em Juízo). Após os esclarecimentos de praxe, o interessado foi informado (pelo Dr. Venâncio) sobre a sua situação frente à Justiça, e o Procedimento Administrativo respectivo foi encerrado.
05-Em Em 25/02 elaborou um parecer jurídico, após ter sido acionado por outros advogados militantes, para solucionar o caso dum menor de idade, do gênero masculino, transexual, estudante numa escola pública desta Capital, vez que o mesmo está na iminência de ser excluído da referido educandário, em razão de insistir em usar intencionalmente o banheiro feminino da escola, embora tenha sido matriculado como aluno (do sexo masculino).
06-Em 27/02 elaborou o Relatório Final, com Parecer Conclusivo, do Processo nº 4.193, originária da Assembleia Legislativa do Estado (ALMS), o qual alterou a Lei nº 3.953/10 para nº 4.970/16, a qual trata do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e de adolescentes neste Estado. A nova Lei foi um avanço na denúncia e apuração de crimes dessa natureza.

Dr. Venâncio discursando na OAB/MS. Abaixo, o poema que ele fez para o mês:
FEVEREIRO DE 2017
Fevereiro de 2017 foi um mês de novidades
Com a AELA e a CDCA participando de várias atividades.
Com uma matéria no jornal Tribuna do Pantanal
Quatro pareceres jurídicos com Relatório Final.
Também teve uma consulta sobre uma viagem iminente
De uma genitora aflita com seu filho adolescente.
Ela quer sair do País eE não sabe como fazer
E pediu para o Dr. Venâncio este caso resolver.
Foi muito bem atendida e está muito contente
Pois resolveu o seu problema de uma forma decente.
Foram seis atividades neste mês de Fevereiro
Que foram bem atendidas e resolvidas por inteiro.

Responsável pela postagem: Dr. Venâncio Josiel dos Santos - Presidente da AELA/MS.