Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

POSSES NA AELA/MS


Fundada em 26/11/2010 com a finalidade de “Produzir Literatura e Arte Para a Glória de Deus” (conforme preconiza o seu dístico), a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), até a presente data já promoveu sete (07) Solenidades de Posse, quando recepcionou 26 novos Acadêmicos em seus quadros.
A primeira Solenidade de Posse ocorreu em 12/02/2011, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA); quando foram empossados os nove (09) primeiros acadêmicos e a primeira Diretoria e Conselho Fiscal, compostos da seguinte forma: 1-Venâncio Josiel dos Santos (Presidente); 2-Adoniram Judson de Paula (Vice-Presidente); 2-Eliana Leite de Souza (1ª Secretária); 4-Isaías de Almeida Silva (2º Secretário); 5-Wanderley Leite de Souza (1º Tesoureiro); 6-Paulo Pereira Duarte (2º Tesoureiro). No Conselho Fiscal foram empossados: 1-Carlos Osmar Trapp; 2-Simone Nogueira de Morais Trapp; 3-Ciro Soares da Gama.
Esses nove acadêmicos foram também empossados nas seguintes Cadeiras da AELA/MS: 01-Venâncio Josiel dos Santos na Cadeira 01, cujo patrono é “Moisés, o Grande Legislador”. 02-Adoniram Judson de Paula na Cadeira 03, cujo patrono é “Josué, o Sucessor de Moises”. 03-Eliana Leite de Souza na Cadeira 49, cuja patronesse é “Ana, a Mãe Abnegada”. 04-Isaías de Almeida Silva na Cadeira 05, cujo patrono é “Natã, o Primeiro Sucessor de Samuel”. 05-Wanderley Leite de Souza na Cadeira 06, cujo patrono é “Gade, o Segundo Sucessor de Samuel”. 06-Paulo Pereira Duarte na Cadeira 07, cujo patrono é o “Profeta Jeremias”. 07-Carlos Osmar Trapp na Cadeira 02, cujo patrono é “Jó, Coautor com Moisés”. 08-Simone Nogueira de Morais Trapp na Cadeira 64, cuja patronesse é “Lídia, a Vendedora de Púrpura”.  09-Ciro Soares da Gama na Cadeira 04, cujo patrono é o “Profeta Samuel”.
A segunda Solenidade de Posse ocorreu em 01/07/2011, também na IPBA, quando foram empossados mais seis (06) acadêmicos: 1-Vicentina dos santos Vasques Xavier na Cadeira 11, cujo patrono é “Mardoqueu”. 2-Maria Helena Sarti na Cadeira 13, cujo patrono é “Asafe”. 3-José Bernardes dos Prazeres Júnior na Cadeira 17, cujo patrono é “Salum”. 4-Sebastião Pereira da Cruz na Cadeira 41, cujo patrono é o “Apóstolo João”. 5-José Eulálio da Rocha na Cadeira 47, cujo patrono é “Abraão, o Pai da Fé”. 6-Leopoldo Cavalheiro de Souza Machado na Cadeira 50, cujo patrono é “Boaz, o Grande Provedor”.
A terceira Solenidade de Posse ocorreu em 17/03/2012, novamente na IPBA, quando foram empossadas quatro (04) novas acadêmicas: 1-Rosilene Ferreira da Silva Gisoato na Cadeira 08, cujo patrono é o “Profeta Neemias”. 2-Joene de Mattos Carvalho na Cadeira 46, cujo patrono é “Abel, o Primeiro Mártir da Terra”. 3-Lieth Eugênica de Souza Franciscato na Cadeira 51, cujo patrono “Eliezer, o Mordomo Fiel”. 4-Izair Romeiro Ribeiro na Cadeira 65, cujo patrono é “Noé, o Primeiro Repovoador da Terra”.
A quarta Solenidade de Posse ocorreu em 21/09/2012, mais uma vez na IPBA, quando foram empossados mais três (03) novos acadêmicos: 1-Cleider de Souza Costa na Cadeira 12, cujo patrono é “Davi, o Rei Poeta”. 2-Sebastião Gomes Ferreira na Cadeira 18, cujo patrono é “Meselemias, o Irmão de Salum”. 3-Emília Gomes de Oliveira Tominaga na Cadeira 45, cuja patronesse é “Agar, a Serva Egípcia”.
A quinta Solenidade de Posse ocorreu em 17/08/2013, na Igreja Batista do Jardim Planalto, quando foi empossado Alexandre Luiz dos Santos Soares, na Cadeira 42, cujo patrono é o “Apóstolo Paulo”.
A sexta Solenidade de Posse ocorreu em 19/08/2017, na Igreja Batista Koinonia (IBK), quando foram empossados: 1-Jackson Perdigão Freire (na Cadeira nº 09, cujo patrono é o Profeta Esdras); 2-Neuza Ferreira Meireles na Cadeira 68, cuja patronesse é “Rute, a Nora Fiel”.
A sétima Solenidade de Posse ocorreu 16/02/2019, na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Campo Grande/MS (1ª IPI/CG), quando foi empossado o pastor Sérgio Francisco dos Santos, na Cadeira 10, cuja patronesse é a “Rainha Ester”.
Pelo fato de ser uma Academia de Letras e Artes (e não só de Letras), seus quadros são compostos por 70 Cadeiras destinadas a empossar escritores, poetas e artistas de outras modalidades, desde que sejam evangélicos. Suas atividades têm sido publicadas mensalmente nos jornais “Arauto” e “Cidadão Evangélico”, além do BLOG: http://academiaevangélica.blogspot.com
Vejam algumas fotos dos eventos:
Mesa Diretiva da Solenidade de Posse de 2017.


Empossados em 2017: acadêmicos Jackson Perdigão Freire e Neuza Ferreira Meireles.


Empossado em 2019, o pastor Sérgio Francisco dos Santos exibindo o seu Diploma, ladeado pelo Presidente e pelo Vice-Presidente da AELA/MS.


O acadêmico Sérgio Francisco dos Santos comemorando sua posse na AELA/MS, com os seus irmãos e amigos.
Abaixo, a letra da poesia que o Dr. Venâncio fez sobre:


AS POSSES NA AELA/MS
A Academia Evangélica de Letras e Artes do Estado
Com sete Posses Solenes tem um quadro bem postado.
Na primeira com nove membros formou sua Direção
Com seu Conselho Fiscal, numa grande integração.
Na segunda foram seis a ingressar na AELA
Na terceira foram quatro que a tornaram mais bela.
Na quarta foram mais quatro belas novas acadêmicas
Na quinta vieram três com graduações sistêmicas.
Na quinta um solitário acadêmico ingressou
Neste belo Sodalício,  pelo qual se interessou.
Na sexta mais dois artistas vieram participar
Desse quadro já brilhante, com o qual vieram somar.
E por fim mais um solitário acadêmico foi aceito
Para ingressar na AELA, o que realmente foi feito.
E assim 26 membros a AELA completou
Pois muita Literatura e Arte nela mesmo injetou!

Responsável pela postagem: Dr. Venâncio  Josiel dos Santos - Presidente da AELA/MS.






Nenhum comentário:

Postar um comentário