Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Apresentação de José Bernardes dos Prazeres Júnior, empossado na cadeira 17 = SALUM

Apresentação de José Bernardes dos Prazeres Júnior, empossado na cadeira 17 = SALUM:
  José Bernardes dos Prazeres Júnior - Cadeira 17 = Salum

I – Saudações:
II – SALUM, UM DOS FILHOS DE CORÉ
SALUM era filho de Coré, neto de Abiasafe, bisneto de Corá e descendente de Levi. É citado no Velho Testamento, nos Livros de Crônicas como um dos “porteiros do Templo de Jerusalém”. Também era dirigente de adoração no Templo. Assim como os outros filhos de Coré, Salum era músico. Foi também um ótimo salmista (I Crônicas 9.19; Salmos 42 a 49; 84, 85, 87 e 88). O termo SALUM é uma variante da palavra SALMA, que significa “Mulher Calma” ou “Pacífica”. Tem origem árabe. Para saber o significado e a origem da palavra SALUM, toma-se a primeira letra de seu nome (S). Daí, a pessoa com esse nome tem as seguintes características: sabe o que quer da vida, e também como chegar lá.  Detêm grande habilidade para envolver as pessoas que podem ajudá-la a tocar e realizar seus projetos, usando muita percepção e uma sensibilidade aguçada. Sua personalidade tende a ser equilibrada. Às vezes é firme. Às vezes flexivel. Porém, devemos saber que a Bíblia Sagrada faz referência a sete pessoas com este nome. Senão, vejamos:
1 – O SALUM acima descrito é o patrono da cadeira nº 17, da AELA/MS, cujo ocupante é o acadêmico José Bernardes dos Prazeres Júnior.
2 – SALUM, filho de Balan (Bala), neto de Jadiael, bisneto de Benjamim, trineto de Jacó e trineto de Isaac (Isaque).
3 – SALUM, filho de Aloés. Era prefeito de meio distrito da cidade de Jerusalém, e foi um dos que ajudaram na reconstrução da cidade, sob a supervisão de Neemias.
4 – SALUM, filho de Coloze, neto de Hazaías, bisneto de Adaías, trineto de Joairib, tetraneto de Zacarias, e descendente de Judá. Foi “prefeito” do distrito de Masfa, após o exílio babilônico.
5 – SALUM, o segundo nome de Jeocaz, filho e sucessor do rei Josias.
6  – SALUM, pai de Hanamele e tio do profeta Jeremias.
7 – SALUM (OU SALU), filho de Sadoc, neto da Aquitob, bisneto de Amarias, trineto de Azarias, tetraneto de Joanan e descendente de Levi.
III – AUTOBIOGRAFIA DO ACADÊMICO:
Nascido em 22 de maio de 1959, na cidade de Recife/PE, o acadêmico José Bernardes dos Prazeres Júnior é filho de José Bernardes dos Prazeres e Dirce Lima dos Prazeres. Casado com  a empresária Cacilda Batista dos Prazeres. Pai dos jovens músicos e coreógrafos Bernardo Batista Prazeres (violonista e guitarrista) e Pedro Paulo Batista Prazeres (baterista e percussionista), ambos concluindo o 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Professora Danda Nunes, na cidade de Campo Grande/MS onde, além das matérias curriculares, se destacam no futebol de salão.
Possui os seguintes cursos superiores: Direito, pela antiga SOCIGRAN ( hoje  UNIGRAN, na cidade de Dourados/MS); Teologia  (com capelania); e Licenciatura Plena em Educação Religiosa (com especialização em Música (Canto Coral) pela Faculdade Batista Nacional do Nordeste, em Recife/PE); Bacharelado em Música Sacra (com especialização em canto) pelo Seminártio Teológico Batista do Centro-Oeste do Brasil, em Campo Grde/MS; além do Curso da Escola Fundação do Ministério Público em Mato Grosso do Sul.
Tem pós-graduação em: Direito Constitucional. Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Direito Tributário e Direito Processual Civil, pelas Faculdades do Instituto Brasileiro de Direito Público, da Universidade de Santa Catarina (UNISUL) e Fundação Curso LFG – Luiz Flávio Gomes, pela Escola Superior de Direito (UNIDERP/ANHANGUERA), também Núcleo em Campo Grande/MS. Escreveu diversos artigos juridicos nos jornais: “Diário da Manhã” (em Recife/PE), “A Crítica” e “A Folha de Campo Grande”, em Campo Grande/MS.
Foi Agente de Polícia Federal por mais de 25 anos, tendo servido ao DPF nas cidades de Ponta Porã/MS, Recife/PE, Naviraí/MS e Campo Grande/MS, onde finalizou sua carreira policial, vindo a aposentar-se por tempo de serviço. Porém, continua cumprindo o seu mandato de Presidente do Conselho Fiscal do SINPEF/MS (Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal em Mato Grosso do Sul).
Atualmente é empresário do ramo do vestuário (moda em geral), juntamente com sua esposa Cacilda Batista dos Prazeres. É domiciliado à Rua Fortuna nº 178, Bairro Carandá Bosque I, nesta  Capital de Mato Grosso do Sul, CEP 79.032-272. Telefone comercial (067) 3028.1142 e celular (067) 9953.1141.  No ano de 2002, gravou o seu primeiro trabalho musical: o CD evangélico intitulado “PAI NOSSO”, cujas faixas musicais tem tido a oportunidade de apresentar constantemente, em razão dos muitos convites que tem recebido para apresentar-se em festas e eventos de várias naturezas. A bela interpretação de suas músicas tem enlevado espiritulamente a todos os que as ouvem, com destaque especial às cidades de Itajaí/SC, Brasília/DF, São Paulo/SP, Recife/PE, Vitória/ES e Campo Grande/MS. No exterior, obteve muito sucesso nas cidades de Porto Quijarro e Santa Cruz de La Sierra, interpretando suas belas canções durante o “Congresso da Liderança de Células da Primeira Igreja Batista de Campo Grande/MS”, realizado naquelas localidades.
É músico inscrito na Associação de Músicos do Pantanal (AMP). É  membro do Ministério Gideões Internacionais do Campo Oeste, do qual é um dos mensageiros em Campo Grande/MS. Participa dos seguintes grupos musicais: “Conjunto Masculino Vozes de Liberdade”; “Coral Canto Grande”; “Quarteto Misto da Primeira Igreja Batista de Campo Grande”. Também realiza participações especiais em solos de músicas de louvor e adoração ao Senhor nosso Deus, sempre que convidado.
Agora, é ocupante da cadeira nº  17 da Academia Evangélica de Letras e Artes Mato Grosso do Sul (AELA/MS), cujo patrono é: SALUM, UM DOS FILHOS DE CORÉ. Foi empossado em 1º de julho de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário