Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

domingo, 10 de julho de 2011

Discurso do Dr. Venâncio Josiel



Discurso do acadêmico Dr. Venâncio Josiel dos Santos, na AELA/MS em 04/02/2011:


I – Senhores acadêmicos e ilutres visitantes:

II - MOISÉS, O GRANDE LEGISLADOR

O patrono da Cadeira nº 001 desta Academia Evangélica de Letras e Artes de MS é Moisés, o grande legislador, que era filho de hebreus (ou israelitas) e nasceu no Egito no ano de 1.539 AC. O nome de seu pai era Anrão e de sua mãe Joquebede. Ele pertencia à tribo dos levitas, tinha um avô de nome Levi e um tio chamado Coate. Tinha vários irmãos, entre eles Arão e Mirian, os quais foram muito importantes na libertação dos judeus do cativeiro do Egito (Êxodo 6.16-20; 20.1-7).
Moisés nasceu numa época em que o faraó mandou exterminar todos os recém-nascidos. Por artimanha de sua mãe, Moisés foi colocado num cesto de vime, lacrado com betume, e posto no rio Nilo, em direção ao palácio real, onde a filha do faraó tomava banho. A princesa encontrou o cesto e, pelo fato de ser estéril, criou Moisés como se fosse filho seu, ensinando-lhe todas as ciências do Egito.
A irmã de Moisés, Mirian, que havia seguido o cesto, foi contar à sua mãe que Moisés havia sido encontrado, tendo Joquebede ido oferecer-se para ser a ama-de-leite de Moisés, tendo ele sido amamentado pela própria mãe. Assim, Moisés conheceu a sabedoria egípcia e a história do povo judeu (Êxodo 2.1-15; Atos 7.20-29; Hebreus 11.24,25).
Ao crescer, Moisés chegou a ser cotado para ser o novo faraó do Egito, porém ele optou em libertar o seu povo do cativeiro egípcio. E assim passou a defender o seu povo, a ponto de matar um soldado egípcio que açoitava um escravo judeu. Para escapar da pena de morte, Moisés fugiu para o deserto, onde passou 40 dias atravessando-o, até que chegou a um lugar chamado Midiã, que era um oásis. Ali Moisés foi auxiliado por uma jovem chamada Zípora, filha de um rico comerciante de ovelhas, chamado Jetro Reuel. Moisés veio a casar-se com Zípora, que lhe deu à luz dois filhos, chamados Gérson e Eliezer (Êxodo 6.16-22; 18.2-4). Moisés tornou-se também um próspero pastor de ovelhas.
Passados 40 anos em Midiã, enquanto cuidava do seu rebanho, Moisés viu uma sarça ardendo em chamas, sem que a sarça fosse destruída, o que o deixou curioso. Moisés aproximou-se para ver o fenômeno, quando ouviu a voz de Deus convocando-o para voltar ao Egito e libertar o povo judeu (Êxodo 3.1-22). Em princípio Moisés recusou-se a cumprir a missão, alegando ser muito fraco para isso, além de ser vítima de gagueira. Mas Deus não aceitou a recusa e enviou-o de volta ao Egito, onde ele seria auxiliado pelos seus irmãos Arão e Mirian. E assim foi feito.
Conseguindo chegar até o novo faraó do Egito, Moisés, por várias vezes, teve que operar milagres para quebrar a dureza do coração daquele que fora seu contemporâneo, pois o novo faraó fora criança na mesma época de Moisés. Em razão das constantes recusas em libertar o povo judeu, o novo faraó do Egito viu acontecer dez pragas que praticamente destruíram o povo egípcio, sem que nenhum judeu fosse atingido. As dez pragas que assolaram o Egito foram: l)As águas se tornaram em sangue (Êxodo 7.19-25). 2)A praga das rãs (Êxodo 8.1-15). 3)A praga dos piolhos (Êxodo 8.16-19). 4)A praga das moscas (Êxodo 8.20-32). 5)A praga das pestes dos animais (Êxodo 9.1-7). 6)A praga das úlceras ou feridas (Êxodo 9.8-12). 7)A praga do fogo ou saraiva (Êxodo 9.22-35). 8)A praga dos gafanhotos (Êxodo 10.1-20). 9)A praga das trevas ou escuridão (Êxodo 10.21-29). 10)A morte dos primogênitos (Êxodo 11.1-l0; 12.29-36).
Com a morte de seu primeiro filho, o faraó deixou que os judeus saíssem do Egito, e levassem todos os seus bens. Dos escritores do Velho Testamento, Moisés foi o mais dedicado e produtivo. Ele escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia Sagrada, que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Esses cinco livros também são conhecidos como "O PENTATEUCO". Portanto, Moisés é o escritor do Pentateuco, que são os livros da História e da Criação e das Leis de Deus. Moisés foi também o maior de todos os profetas (Deuteronômio 34.10-12).E como se não bastasse, Moisés ainda escreveu o “LIVRO DE JÓ", que é um relato do que se deu com o patriarca Jó, quando Satanás desafiou a sua integridade perante Deus (Jó 1.1-42.17), e os SALMOS 90 a 100 (Salmos 90.1-100.5).
Ao todo, Moisés escreveu seis livros e 11 salmos. Ele viveu 110 anos e morreu sem ter entrado fisicamente na Terra Prometida. Porém, antes de morrer, Moisés subiu ao cume Pisga, sobre o monte Nebo. Dali, Deus lhe mostrou toda a Terra Prometida. Naquele mesmo lugar, Moisés morreu e foi enterrado. O seu luto foi de 30 dias entre os israelitas (Deuteronômio 34.7-12).

III – Perfil do Acadêmico-Presidente:

Já o acadêmico Venâncio Josiel dos Santos (este que vos fala) nasceu na cidade de Parnamirim, Estado do Rio Grande do Norte (RN), em 18 de maio de 1953. Em 1971 ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB), onde se especializou em Sistemas Hidráulicos (Mecânica de Aviação). Serviu por mais de sete anos em várias Unidades Militares da Aeronáutica, tais como: Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM), Centro de Aplicações Táticas e Recuperação de Equipamentos (CATRE), e Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno (CLFBI), estas no Rio Grande do Norte (RN). Após, esteve servindo ao Núcleo de Base Aérea de Belo Horizonte, ao Parque de Material de Lagoa Santa, em Minas Gerais (MG), além da Base Aérea de Pernambuco (PE).
No ano de 1978 ingressou nos quadros da Polícia Federal (DPF), mediante concurso público. Após a conclusão do Curso de Formação de Agente de Polícia Federal, na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília / DF, foi lotado na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado de Mato Grosso do Sul, onde serviu por mais de cinco anos. Nesse período, além do cargo de Agente de Polícia Federal, exerceu ainda as funções de Chefe da Seção de Execução Orçamentária e Financeira (SEOF), Coordenador Regional Administrativo Substituto e Chefe de Equipe da Operação Café.
Formado em Ciências Jurídicas (Direito) em 1983, prestou novo concurso, sendo novamente aprovado. Desta feita, ingressou no Cargo de Delegado de Polícia no Estado de Mato Grosso do Sul. Além de ter prestado relevantes serviços em diversas cidades do interior do Estado, na Capital exerceu as funções de Assessor de Operações e Informações da Polícia Civil, Assessor do Departamento de Polícia Especializada, Diretor do Departamento de Polícia Especializada em Exercício (Substituto) e Chefe do Núcleo de Apoio Administrativo / DPE.
No quadriênio de 1985 a 1988 estudou Ciências Pedagógicas (Pedagogia), tendo se Pós-Graduado, em nível de Especialização, em Metodologia do Ensino e Metodologia do Ensino Superior. Lecionou Doutrinas Bíblicas por mais de seis anos na Escola Bíblica Dominical (EBD) da Primeira Igreja Batista de Campo Grande / MS. Lecionou Língua Portuguesa, Educação Artística e História em várias instituições de ensino do Estado. Na área Teológica, bacharelou-se em Teologia e concluiu a Curso de Licenciatura Plena em Educação Religiosa. No Mestrado em Teologia, especializou-se em Missiologia.
Concluiu três doutorados: É Doutor em Teologia, com Especialização em Psicologia Pastoral, após haver defendido a tese intitulada "Aconselhando com Deus". Em Divindade, após comprovar mais de quinze (15) anos no Ministério da Palavra, e defender a tese intitulada "A Grande Comissão de Jesus Cristo". E em Ciências da Religião, com Especialização em Filosofia da Religião, após defender a tese intitulada "Resgatando e Reintegrando Ovelhas Desgarradas". Atualmente, profere palestras sobre os seguintes temas jurídicos: “Os Adolescentes e as Drogas"; “O Álcool e a Sociedade"; "O Estelionato e outras Fraudes"; “O Bullying e suas Implicações”; “ECA: Direitos e deveres”; “Relacionamento Interpessoal”; “Relacionamento Familiar”; “Estatuto do Idoso”. Também profere palestras de cunho bíblico, tais quais: “Fatos sobre a Apostasia"; "Fatos sobre o Apocalipse"; "A Oração e a Fé"; além de muitos outros.
É Delegado de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul, atualmente aposentado por tempo de serviço. Na ativa, foi acadêmico do Curso Superior de Polícia, com especialização em Táticas Anti Seqüestros. É Advogado Criminalista (OAB / MS 7.077). É Vice-Presidente da Comissão OAB VAI À ESCOLA e do Grupo Evangélico de Ação Política (GEAP). É Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). Do Conselho de Moradores da Região do Imbirussu. Da Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina (OTEAL). Da Ordem dos Teólogos Evangélicos do Brasil (OTEB). Da Academia Pan-Americana de Letras e Artes (APALA). Da União Brasileira de Escritores (UBE / MS) e da Associação de Novos Escritores (ANE / MS). É Cônsul do “Movimiento Poetas Del Mundo”, representando a Zona Norte de Campo Grande / MS.
Foi Presidente da AMLCACOB. Foi Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB / MS (CDH / OAB / MS). Foi Membro da Comissão de Relações Exteriores e Internacionais da OAB / MS. Da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado (CDPA). Do Conselho Estadual de Cultura de MS (CEC/MS). Do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande.
É EX-Diretor do Departamento Jurídico da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de Mato Grosso do Sul (FALA / MS), do Departamento Jurídico da União Brasileira de Escritores (UBE / MS) e do Departamento de Ensino do Instituto de Evangelismo Cantares de Canaã (IECAN / MS). É Ex-Tesoureiro Geral da União Brasileira de Escritores - Seção Mato Grosso do Sul (UBE / MS. Foi Secretário Executivo (Presidente) do Fórum Estadual de Cultura (FESC / MS) no mandato de 2007/2008.
Foi colunista dos jornais: Âncora; Escudo da Fé; Nova Imprensa; Princípius; Polícia & Comunidade; e Primeira Hora. Atualmente, é colunista dos jornais Arauto, O Cidadão Evangélico, e do site: “msevangelico. É autor das coleções de estudos teológicos intituladas: 1)Escatologia Esclarecida, em três volumes. 2)Israel e Sua História, em três volumes. 3)Os Livros da Bíblia, em três volumes. 4)Aconselhando com Deus, em três volumes. 5)Personagens Bíblicos, em sete volumes. Já publicou os seguintes livros: 1)Você conhece sua Bíblia?; 2)O que virá no fim dos tempos?; 3)1.001 perguntas e respostas da Bíblia; 4)101 Poesias Venancianas; 5)Escritores Bíblicos.
Agora, ocupa a Cadeira nº 001 (Moisés, o Grande Legislador) na Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), da qual é o Presidente-Fundador.



Dr. Venâncio Josiel do Santos
Presidente da AELA/MS, em 04/02/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário