Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

domingo, 10 de julho de 2011

Fundação e Posse na AELA/MS

Fundação e Posse na AELA/MS

A 1ª posse solene da AELA/MS foi em 12 de fevereiro de 2011, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambai (IPBA):

Diretoria e Conselho Fiscal da AELA/MS, Gestão 2011/2013


Da esquerda para a direita, os acadêmicos:
Wanderley Leite de Souza (1º tesoureiro, cadeira 6=Gade).
Adoniram Judson de Paula (vice-presidente, cadeira 3=Josué).
Isaías de Almeida Silva (2º Sscretário, cadeira 5=Natã).
Eliana Leite de Souza (1ª secretária, cadeira 46=Ana, a mãe Abnegada).
Venâncio Josiel dos Santos (Presidente, cadeira 1=Moisés).
Paulo Pereira Duarte  (2º tesoureiro, cadeira 7=Jeremias).
Ciro Soares da Gama (3º conselheiro, cadeira 4=Samuel).
Simone Nogueira de Morais Trapp (2ª conselheira, cadeira 64=Lídia, a vendedora de púrpura).
Carlos Osmar Trapp (1º conselheiro, cadeira 2=Jó).




-Na foto, o Dr. Venâncio e a Mesa Diretiva do Evento-
Numa festa muito concorrida e com a presença de várias autoridades eclesiásticas e culturais do nosso Estado foi realizada a “Sessão Solene de Posse” da nova Diretoria e o “Culto de Ação de Graças” pela fundação da Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS). O evento ocorreu no dia 12 de fevereiro p.p., na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambai (IPBA), quando foi empossada a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal para o triênio 2011/2013. A nova Diretoria Executiva é composta pelos seguintes acadêmicos: Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente), pastor Adoniram Judson de Paula (Vice-Presidente), Eliana Leite de Souza (1ª Secretária), Isaías de Almeida Silva (2º Secretário), Wanderley Leite da Silva (1º Tesoureiro) e Paulo Pereira Duarte (2º Tesoureiro). O Conselho Fiscal é composto por: pastor Carlos Trapp, Simone Nogueira Trapp e Ciro Soares da Gama.
A Academia Evangélica de Letras e Artes foi uma idealização do Dr. Venâncio Josiel dos Santos, que desde 1997 atua no meio cultural do nosso Estado. Ele já publicou vários livros. Foi colunista dos jornais: Âncora; Escudo da Fé; Nova Imprensa; Princípius; Polícia & Comunidade e Primeira Hora. Atualmente, escreve nos jornais Arauto, O Cidadão Evangélico e no site msevangelico. Foi Presidente do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) e da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes do Centro Oeste do Brasil (AMLCACOB). Foi Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS (CDDH). Foi Membro da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado (CDPA), do Conselho Estadual de Cultura de MS e do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande, além de Tesoureiro e Diretor do Departamento Jurídico da UBE/MS e da FALA/MS.
Atualmente, é o Vice-Presidente do Grupo Evangélico de Ação Política (GEAP) e da Comissão “OAB VAI À ESOLA” (COVESC). É Membro da Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina (OTEAL), da Ordem dos Teólogos Evangélicos do Brasil (OTEB) e do Conselho de Pregadores Evangélicos do Brasil (COPEB). Da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDA), do Conselho de Moradores da Região do Imbirussu, da Academia Pan-Americana de Letras e Artes (APALA), da ANE/MS, da UBE/MS, e Cônsul pelo “Movimiento Poetas Del Mundo”, representando a Zona Norte de Campo Grande/MS. Possui três doutorados: em Teologia, Divindade e Filosofia da Religião.
A idéia da fundação da AELA/MS começou quando o Dr. Venâncio percebeu que não havia em nosso Estado nenhuma Entidade que congregasse e / ou representasse os artistas cristãos, cujo número era crescente e muitos deles adquiriam renome em razão do magnífico trabalho apresentado. Como líder cultural, o Dr. Venâncio passou a alimentar essa idéia, a qual acabou colocando em prática juntamente com alguns de seus pares, convidados por ele para esse fim.
A AELA/MS dispõe de 70 cadeiras, sendo 45 destinadas a escritores e poetas cristãos, e 25 a artistas de outras modalidades culturais. Tem um Estatuto com 48 artigos, que rege todo o seu “modus operandi”. Fixou sua sede provisória na Rua Terlita Garcia nº 15-C, no bairro de Santa Carmélia, nesta Capital. Tem finalidade literária, artística e cultural, na linha evangélica, e foi registrada em Cartório sob o nº 324.189, Livro A-17, em 26 de novembro de 2010. Em breve, estará recepcionando novos acadêmicos, tão logo seja divulgado o Edital de Inscrição para os interessados que preencham os requisitos exigidos pela mesma.
A Redação.


Discurso na Fundação e Posse da Academia Evangélica de Letras e Artes (AELA/MS), em 12/02/2011, na IPBA, proferido pelo Dr. Venâncio Josiel dos Santos:


I – Saudação:
Ilustríssimo senhor professor Reginaldo Alves de Araújo, mui digno presidente da ASL e ANE/MS, na pessoa que quem eu saúdo os demais componentes da Mesa Diretiva.
Acadêmicas: Simone Nogueira de Moaris Trapp e Eliana Leite de Souza, nas pessoas de quem eu cumprimento àquelas sem as quais nós, homems, não nascemos, não vivemos e nem sobrevivemos: as mulheres.
Caros colegas escritores, poetas, artistas em geral, ativistas culturais, admiradores da cultura, minhas senhoras, meus senhores:
II - Dados da AELA/MS
A Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, cuja sigla é AELA/MS, foi fundada em 26/novembro/2010. Dispõe de 70 cadeiras, sendo 45 destinadas a escritores e poetas cristãos, e 25 a artistas de outras modalidades culturais. Tem um Estatuto com 48 artigos, que rege todo o seu “modus operandi”. Tem sua sede provisória na Rua Terlita Garcia nº 15-C, no bairro de Santa Carmélia, nesta Capital. Tem finalidade literária, artística e cultural, na linha evangélica, e foi registrada em Cartório sob o nº 324.189, Livro A-17, em 07/dezembro/2010. Tem o CNPJ nº 13.124.989/0001-97. Em breve, estará recepcionando novos acadêmicos, tão logo seja divulgado o Edital de Inscrição para os interessados que preencham os requisitos exigidos pela mesma.
A AELA/MS tem como objetivos (Art. 2º): I– incentivar o interesse pelo idioma nacional, pela literatura e pela arte nacional e estadual, que tenham cunho evangélico; II – realizar estudos dos problemas de interesse cultural que preocupam a sociedade contemporânea a fim de manifestar-se sobre os mesmos; III – buscar o congraçamento e uma maior aproximação entre os representantes da cultura nacional e estadual, bem como das várias denominações evangélicas.
Para ingressar na AELA/MS é necessário que o candidato tenha (Art. 6º): I - publicado trabalho original de significativo valor literário e /ou cultural, na linha evangélica (o caso dos escritores e poetas); ou gravado, editado, exposto ou apresentado seu trabalho de forma a torná-lo público e notório (no caso das outras modalidades artísticas). II – reputação ilibada; III – membresia regular e ativa numa denominação evangélica, reconhecida como tal; IV – residência habitual no Estado de Mato Grosso do Sul.
No Brasil, existem inúmeros artistas cristãos, que atuam no meio cultural, apresentando seus trabalhos, tanto de cunho secular quanto de cunho gospel ou evangélico. São eles: Nelson Ned, Wanderley Cardoso, Baby Consuelo ou Baby do Brasil, Joelma e Gibinha da Banda Calypso, Mara Maravilha, César Menotti & Fabiano, Giliard, Dedé Santana, e muitos outros. Também existem escritores renomados, tais como: Abraão de Almeida, Armando Cohen, Daniel Berg, Gunnar Vingren, Joel Leitão, e muitos outros. Para estes, existe a Academia Evangélica de Letras do Brasil, com sede no Rio de Janeiro.
Em Mato Grosso do Sul, existem escritores evangélicos talentosos, tais quais: José Pereira Lins, Adão José, Mauro Clementino, Sebastião Pereira da Cruz, Matatias Pereira Alves, e muitos outros. Também, existem compositores renomados, tais quais: Lepoldo Machado, Nivaldo Simplício, Aurimar Mota e outros. Regentes de primeira linha, como: Mírian Balaniuc (PIB/CG/MS), Denise Machado (IPBA), Jefferson e Francisca. Isso sem esquecer os cantores famosos, como: Benevides de Carvalho, Eunice Silvestre, Nivaldo Simplício, Mara Mendes, Rejane Jardim, Ângela Dutra e outros. Incluindo os Corais e Grupos musicais, como: o Louvor & Mensagem (IPBA/Eliana). Coral Canto Grande (PIB/CG/MS/Venâncio). Vozes de Liberdade (PIB/CG/MS). Âncora (IASD). Gélio & Geth Rodrigues (PIB/CG/MS) e muitos outros. Para esses, agora temos a Academia Evangélica de Letras e Artes de MS, como sede em Campo Grande/MS,  qual eu represento neste ato.
A idéia da fundação da AELA/MS começou quando eu percebi que não havia em nosso Estado nenhuma Entidade que congregasse e / ou representasse os artistas evangélicos, cujo número era crescente e muitos deles adquiriam renome em razão do magnífico trabalho apresentado. Como líder cultural, passei a alimentar essa idéia, começando por redigir o Estatuto da Entidade. Após, coloquei em prática esse projeto, juntamente  com alguns dos meus pares, por mim convidados para esse fim.
A nova Diretoria Executiva (ora empossada) é composta pelos seguintes acadêmicos: EU, Dr. Venâncio Josiel dos Santos (Presidente), pastor Adoniram Judson de Paula (Vice-Presidente), Eliana Leite de Souza (1ª Secretária), Isaías de Almeida Silva (2º Secretário), Wanderley Leite da Silva (1º Tesoureiro) e Paulo Pereira Duarte (2º Tesoureiro). O Conselho Fiscal é composto por: Carlos Trapp, Simone Nogueira Trapp e Ciro Soares da Gama.
Por conseqüência, esses acadêmicos ocupam as seguintes cadeiras na AELA/MS: Presidente: Dr. Venâncio Josiel dos Santos - (Cadeira 01 - Moisés). Vice-Presidente: Pr. Adoniram Judson de Paula- (Cadeira 03 – Josué). 1º Secretário: Eliana Leite de Souza - (Cadeira 49 – Ana, a mãe abnegada). 2º Secretário: Isaías de Almeida Silva – (Cadeira 05 – Natã). 1º Tesoureiro: Wanderley Leite de Souza – (Cadeira 06 - Gade). 2º Tesoureiro: Paulo Pereira Duarte – (Cadeira 07 – Jeremias). 1º Conselheiro: Carlos Trapp (cadeira 002 – Jó). 2º Conselheiro: Simone Trapp (cadeira 64 - Lídia, a vendedora de púrpura). 3º Conselheiro: Ciro Soares da Gama – (cadeira 04- Samuel).
Na áera de atuação literária, artística e cultural, esses mesmos acadêmicos são reconhecidos e renomados nas seguintes atividades: o Dr. Venâncio Josiel dos Santos: Escritor e Poeta. O pastor Adoniram Judson de Paula: Escritor e Músico. Eliana Leite de Souza: Escritora e Cantora. Isaías de Almeida Silva: Escritor e Músico. Wanderley Leite de Souza: Escritor. Paulo Pereira Duarte: Escritor. Carlos Trapp: Escritor e Jornalista. Simone de Morais Trapp: Escritora e Fotógrafa. Ciro Soares da Gama: Escritor, Cantor e Compositor.
Como escritor, poeta e conselheiro atuo no meio cultural do nosso Estado desde 1997, quando publiquei o meu primeiro livro, intitulado: Você Conhece sua Bíblia? No ano seguinte (1998) publiquei o segundo livro, intitulado: O Que virá no fim dos tempos? No ano 2000, foi publicado meu terceiro livro: 1001 perguntas e respostas da Bíblia. Este (pela Graça de Deus) se tornou um “best-seller” de nível nacional. Hoje está em sua 12ª  edição, com mais de 120.000 exemplares vendidos pelo Brasil afora. Pode ser encontrado e adquirido pela INTERNET. Está hoje entre os dez títulos mais vendidos no Brasil, na linha Evangélica. Atualmente, a obra está sendo traduzida para as línguas inglesa e espanhola pela AD SANTOS EDITORA, uma distribuidora de nível nacional e internacional, com sede em Curitiba/PR, a qual adquiriu os seus direitos autorais. Em breve estará sendo distribuída para os países que falem essas línguas. O 4º livro de minha lavra intitula-se “ESCRITORES BÍBLICOS”, e já está sendo preparado pela AD SANTOS EDITORA para lançamento em nível nacional.
Como Escritor e poeta, fui colunista dos jornais: Âncora; Escudo da Fé; Nova Imprensa; Princípius; Polícia & Comunidade e Primeira Hora. Atualmente, escrevo para os jornais: Arauto, O Cidadão Evangélico e no site msevangelico. Fui Presidente (Secretário Executivo) do Fórum Estadual de Cultura (FESC/MS) e da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes do Centro Oeste do Brasil (AMLCACOB). Fui Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS (CDDH). Fui Membro da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado (CDPA), do Conselho Estadual de Cultura de MS e do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande, além de Tesoureiro e Diretor do Departamento Jurídico da UBE/MS e da FALA/MS. Fui também Diretor de Ensino do Instituto de Evangelismo Cantares de Canaã (IECAN/MS). No meio jurídico, sou Advogado Criminalista (OAB/MS nº 7.077) e Delegado de Polícia Aposentado.
Atualmente, exerço a função de Vice-Presidente do Grupo Evangélico de Ação Política (GEAP) e da Comissão “OAB VAI À ESCOLA” (COVESC). Sou o 1º Secretário da SMHB e ACIBAMS-UNICENTRO. Pertenço à Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina (OTEAL), da Ordem dos Teólogos Evangélicos do Brasil (OTEB) e do Conselho de Pregadores Evangélicos do Brasil (COPEB). Sou Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDA), do Conselho de Moradores da Região do Imbirussu, da Academia Pan-Americana de Letras e Artes (APALA), da ANE/MS, da UBE/MS, e Cônsul pelo “Movimiento Poetas Del Mundo”, representando a Zona Norte de Campo Grande/MS. Concluí três doutorados: em Teologia, Divindade e Filosofia da Religião.
Através da COVESC (OAB/MS), tenho ministrado palestras de cunho jurídico-informativo, nas escolas municipais, estaduais, federais e particulares,  sobre os temas: Os Adolescentes e as Drogas. O Álcool e a Sociedade. O Estelionato e Outras Fraudes. Relacionamento Familiar. Relacionamento Interpessoal. ECA: Direitos e Deveres. O Estatuto do Idoso. O “BULLYING” e suas Implicações. Além de outros.
Nas Igrejas, Faculdades Teológicas, Institutos e Seminários Evangélicos, a convite dos interessados, eu tenho realizado um trabalho interdenominacional, ministrando palestras e estudos bíblicos sobre os seguintes temas: Fatos sobre o Apocalipse. Fatos sobre a Apostasia. Israel e Sua História. Os Livros do Velho e do Novo Testamento. Os Escritores da Bíblia. Além de muitos outros.
Agora, à frente da AELA/MS preparo-me para um novo empreendimento cultural. Colocando a serviço da Cultura Gospel ou Evangélica todo o meu trabalho, os conhecimentos e as experiências adquiridas nesses anos de serviços prestados à Cultura em geral.
E para encerrar, apresento a letra duma poesia de minha lavra, que será o Hino Oficial da AELA/MS, o qual está sendo musicado pelo compositor Leopoldo Machado:
A AELA NASCEU GRANDE
-I-
A AELA nasceu grande
Sob o Poder do Senhor
Porque ela foi fundada
Para ao Deus prestar louvor
-II-
A AELA nasceu forte
Sob a Graça de Jesus
Porque nela os cristãos
Replandecerão  Sua Luz
-III-
A AELA foi fundada
Para o artista cristão
Porque nela o Santo Espírito
É quem dá a inspiração
-IV-
Agradecemos a Deus
Por nos dar capacidade
De pregar Sua Palavra
Para o bem desta cidade
-V-
Agradecemos a Cristo
Pelo amor que tem mostrado
Em trazer seu Evangelho
Para o bem do noss Estado.
-VI-
E ao Espírito Santo
Redemos nosso louvor
Porque a AELA existe
Para honrar ao Senhor!
Porque a AELA existe
Para honrar ao Senhor!
Muito Obrigado!
Dr. Venâncio Josiel dos Santos - Presidente da AELA/MS.


FOTOS DO EVENTO:


A partir da esq., a Mesa Diretiva composta por: Robson Simões, Nena Sarti, Venâncio Josiel, Reginaldo Araújo, Adoniram Judson, Delasnieve Daspet, José Rocha, Vanda Ferreira e Carlos Trapp.

Nas fotos seguintes, os acadêmicos Isaías de Almeida, Wanderley Leite, Carlos Trapp, Simone Trapp, Eliana Leite, Adoniram Judson, Ciro Gama, Paulo Duarte e o próprio Presidente (Dr. Venâncio) prestando o juramento Solene, em 12/02/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário