Seguindo a Academia Evangélicade Letras e Artes de MS

domingo, 10 de julho de 2011

Posse de Novos Acadêmicos

Matéria publicada na 1ª página do jornal “O Cidadão Evangélico” em julho de 2011:
“A AELA EMPOSSA NOVOS ACADÊMICOS”


Em pé, da esq: Leopoldo, Sebastião, Robson, Edilson, Dr. Venâncio, Adoniram, Carlos e José. Sentados: José Rocha, Nena Sarti, Vanda Ferreira, Vicentina, Reginaldo e Wanderley.
Numa noite festiva e muito concorrida a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AELA/MS), cujo Presidente é o Dr. Venâncio Josiel dos Santos, empossou mais seis acadêmicos. Desta feita, foram empossados os candidatos: Vicentina dos Santos Vasques Xavier na cadeira 11 (Mardoqueu). Maria Helena Sarti (NENA SARTI) na Cadeira 13 (Asafe). José Bernardes dos Prazeres Júnior na cadeira 17 (Salum). Sebastião Pereira da Cruz na Cadeira 41 (Apóstolo João). José Eulálio da Rocha na Cadeira 47 (Abraão, o pai de fé), e Leopoldo Cavalheiro de Souza Machado na cadeira 50 (Boaz, o grande provedor). O evento ocorreu no dia 01 de julho de 2011, na Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí (IPBA), e contou com a presença de 250 pessoas.
Durante o Culto de Ação de Graças se apresentaram: o grupo musical “Levando a Luz” e o coral “Louvor & Mensagem”. A apoteose musical ficou por conta do “Coral Louvor & Mensagem” (regido por Denise Machado), que encerrou a participação em grande estilo, apresentando o “Hino Oficial da AELA”, cuja letra é do Dr. Venâncio e a composição musical de Leopoldo Machado (um dos empossandos). No encerrameto do Culto, ministrou a palavra o pastor Adoniram Judson de Paula, com base no texto de Gênesis 1.1, mostrando que Deus é o Supremo Artista: Criador e Mantenedor de todas as artes úteis e agradáveis.
Após o culto de Ação de Graças, passou-se à Posse Solene, cujo cerimonial foi dirigido pelo acadêmico Reginaldo Alves de Araújo (Presidente da ASL e da ANE/MS), que fez parte da Mesa Diretiva juntamente com: Doutor Venâncio Josiel dos Santos (Presidente da AELA/MS). Pastor Adoniram Judson de Paula (titular da IPBA e vice-presidente da AELA/MS). Pastor Sebastião Pereira da Cruz (representante dos pastores e líderes presbiterianos). Pastor Carlos Osmar Trapp (presidente do GEAP). Edilson Aspet (representante do professor Américo Calheiros, presidente da Fundação Estadual de Cultura). Robson Simões (presidente do FESC/MS), Vanda Ferreira (representante do “Movimiento Poetas Del Mundo”), e Maria Helena Sarti (Presidente da ALB/MS.
Na sequência, o Dr. Venâncio presidiu o juramento solene dos empossandos e coletou suas assinaturas no Termo de Posse da AELA/MS. Após, discursaram: a acadêmica Vicentina dos Santos Vasques Xavier (representando os escritores e poetas), e o acadêmico José Eulálio da Rocha (representando os artistas de outras modalidades). Em seguida, o Dr. Venâncio proferiu um belíssimo discurso saudando os novos empossados, discorrendo sobre os objetivos da AELA/MS, e esclarecendo sobre as razões bíblicas, jurídicas e acadêmicas quanto à fixação do número de cadeiras da Academia que preside. Apresentou o “slogan” da AELA/MS, que é: “Produzindo Literatura e Arte para a Glóra de Deus!”. E fez a exposição visual do “banner” e da bandeira da mesma, com a sua logomarca, logotipo e escudo. E encerrou seu discurso declamando uma poesia de sua autoria, intitulada: “Dia 1º de Julho”.
No final, também declamaram as poetisas Maria Marques e Nena Sarti. O cantor José Bernardes entoou um belo cântico de louvor a Deus, após o qual o acadêmico Reginaldo Alves de Araújo fez um belo discurso de encerramento, homenageando os recém-empossados. Após a bênção apostólica ministrada pelo pastor Adoniram, foi servido um delicioso coquetel, encerrando assim uma belíssima noite festiva, que certamente ficará registrada no histórico da AELA/MS.
A Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário